anunciar na internet

Como anunciar na internet com um orçamento pequeno?

Uma vez que você tenha seu próprio negócio, pode não haver muito dinheiro sobrando para publicidade. A publicidade impressa tradicional, a mala direta e até mesmo a publicidade na TV podem ser muito caras e difíceis de personalizar.

A internet oferece um vasto e novo mundo de oportunidades de publicidade de baixo custo que permitem que você faça uma pesquisa detalhada e foque no seu público-alvo.

As pequenas e médias empresas (PMEs) pode se beneficiar muito da publicidade online. Por exemplo, o Google permite que você crie um perfil local para sua empresa gratuitamente com o Google Meu Negócio. Essa é a primeira coisa que uma empresa pode e deve fazer.

Depois de registrar sua empresa gratuitamente nos mecanismos de busca, há muitas outras coisas relativamente baratas que você pode fazer para atrair clientes para sua empresa.

A seguir, mostramos como anunciar na internet de 4 formas diferentes e fáceis para gerar resultados para sua empresa.

CTA Planejamento de cursos online

Planejamento de curso

4 maneiras de como anunciar na internet

1. Campanhas de Custo Por Clique (CPC)

Se você ainda não sabe o que é CPC, pode ler neste post tudo sobre este tipo de formato de cobrança para anúncios.

A publicidade de Custo Por Clique é característica dos motores de busca. Funciona da seguinte forma: você cria uma conta, monta seus anúncios e paga por cada vez que um cliente que procura por certas palavras-chave encontra e clica no seu anúncio para visitar o seu site. Cada clique pode custar-lhe tão pouco quanto centavos.

Esse custo depende do lance para a palavra-chave escolhida. Dentro da plataforma de publicidade do Google Adwords existe a ferramenta de palavras-chave que permite que o anunciante confira e teste os valores para as palavras-chave relevantes para o seu negócio.

É importante ser muito específico com as palavras-chave de pesquisa que você utiliza e está disposto a pagar. O uso de termos muito gerais, como “presente de casamento”, pode resultar em muitas pessoas que clicam em seu anúncio apenas para descobrir que você não vende o que elas estão procurando.

Termos mais específicos com várias palavras como “presentes de casamento ecologicamente corretos”, resultarão em menos cliques, mas aqueles que você receber serão de clientes com maior probabilidade de comprar o que você está vendendo.

2. Pesquisa orgânica

Além do pagamento por clique, outra forma de como anunciar na internet sem gastar muito, é usar estratégias para aumentar a posição de sua empresa nos resultados dos mecanismos de busca de forma não paga, também chamados de “orgânicos”.

Frequentemente referido como SEO (em português, Otimização de mecanismo de busca), há toda uma indústria de consultores construída em torno deste conceito. Porém, há algumas coisas que você pode fazer por conta própria para melhorar sua posição orgânica nos mecanismos de pesquisa e, portanto, direcionar os clientes para seu site.

Para melhorar seu posicionamento nos mecanismos de busca, você deve atualizar continuamente seu site com novas informações e postagens de blogs. Continuar atualizando seu site com informações relevantes fará com que você seja notado repetidamente pelos mecanismos de pesquisa.

Outra medida importante para melhorar seu SEO é fazer melhorias na estrutura do site. Muitas vezes é preciso rever detalhes na configuração e programação e ajustar para tornar cada página ou as páginas estratégicas mais “encontráveis” nas pesquisas.

3. Campanhas de E-mail marketing (com base em permissão)

E-mail marketing baseado em permissão significa que o cliente concordou em permitir que você envie ofertas por e-mail. Essa estratégia oferece uma oportunidade de retorno muito alto sobre o investimento.

Você pode coletar e-mails através do seu site ou da maneira antiga, coletando-os manualmente enquanto você interage com os clientes. De qualquer forma, este tipo de campanha permite que você mantenha contato com seus clientes, faça ofertas especiais e mantenha seus negócios em mente.

Outra estratégia interessante para aumentar sua base de contatos de e-mails é criar anúncios pagos no Google Adwords, por exemplo, para landing pages específicas que ofereçam algum benefício para seu público. Por exemplo: um e-book, uma assinatura de teste gratuita do seu produto ou serviço, uma página só com produtos em promoção da sua loja virtual, etc.

As estratégias de e-commerce para pequenas empresas podem ter resultados ótimos e ajudar na geração de leads B2B para ser trabalhada ao longo do funil de vendas.

4. Mídias sociais

O marketing nas mídias sociais, incluindo o Facebook, o Instagram, o Twitter e o YouTube, também são locais que permitem segmentar grupos muito específicos de clientes com pouco investimento nos anúncios.

Essas mídias por si só são gratuitas e não há custo para criar uma página profissional no Facebook ou para montar um canal no Youtube,  por exemplo. Você pode criar anúncios no Facebook Ads de maneira muito específica, definindo um pequeno investimento e aumentar conforme os resultados ou o alcance que deseja atingir.

Fique atento, no entanto: se você não estiver familiarizado com as mídias sociais, aprender a usar esses sites leva tempo. O sucesso depende de muitos fatores, incluindo se seus clientes em potencial usam ou não essas redes e como você é eficiente (pense em talento e tempo) ao usá-las.

Se você busca por formas fáceis de como anunciar na internet sem investir quantias muito grandes, estas são ótimas opções para começar.

Esse post foi escrito pela Links Experts, uma agência de mídia paga certificada pelas principais redes como Facebook, Google e Linkedin.

CTA Trial

trial eadbox 7 dias


Categorias