como fazer hangouts ao vivo

Saiba o que é e como fazer Hangouts ao vivo na internet

É possível e, mais do que isso, recomendado, fazer o uso da internet para otimizar a relação com clientes, fornecedores e o mercado como um todo. Tendo isso em mente, saber como fazer hangouts ao vivo pode ser um grande auxílio no seu dia a dia.

O Hangout é uma ferramenta que possui vários recursos. As principais são as de mensagens, chamadas de voz e videochamadas. Ela está disponível no Google+ e pode ser extremamente útil para melhorar a sua rotina de reuniões. Mas vai muito além disso. Se você não conhece ou ainda não faz uso dessa ferramenta, confira os benefícios que ela pode trazer para a sua vida profissional. Garanta uma boa produtividade, otimize seu tempo e explore as opções disponíveis na internet.

Nesse artigo, trataremos mais especificamente de uma ferramenta muito útil do Hangout, que são os “Hangouts on air”. Assim, você saberá como fazer hangouts ao vivo e aproveitará de todas as suas vantagens. Confira.

– Veja também: Saiba como fazer uma transmissão ao vivo no Youtube

como fazer hangouts ao vivo

Conhecendo e explorando o Hangouts on Air

O Hangouts on Air é uma ferramenta que pode ser feita para fazer videochamadas e transmissões. Porém, ela também possui outras funções como, por exemplo: arquivar os vídeos e mantê-los guardados. Assim, você poderá utilizá-los no futuro, seja como referência para reuniões, utilizar partes importantes para webinários, aulas virtuais ou treinamentos e cursos online.

Também vale destacar que essa ação pode ser feita de maneira pública (para todos) ou privada (apenas para quem você convidar). Também pode ser feita diretamente no YouTube. Para isso, basta que a sua conta utilizada pelo Google+ ou Gmail usada para fazer o Hangout seja a mesma usada do YouTube.

O Hangouts on Air permite sessões de até oito horas. Porém, as gravações só serão feitas em eventos mais curtos. A duração dessas gravações pode até ser de algumas horas de acordo com o número de usuários inscritos no seu canal.

Regras do Hangouts on Air

Para saber como fazer Hangouts ao vivo, é preciso, também, conhecer as suas regras e limitações.

Assim sendo, vale ressaltar que, apesar de o vídeo poder ser assistido por pessoas do mundo inteiro, existe um limite de participantes convidados. Ou seja: de pessoas que podem interagir com vídeo e áudio de maneira ativa. No total, podem participar ativamente 10 contas diferentes – você e mais 9 convidados.

Também, para a utilização do Hangouts é necessário possuir uma conta Google. Somente assim será possível acessar a ferramenta.

Dica extra: uma dica importante para quando você for realizar uma transmissão via Hangouts é entrar no site entre 15 e 30 minutos antes de iniciar o processo. Já aproveite para convidar os participantes com antecedência e, se for o caso, incorporar a URL do vídeo no seu site.

Também faça uma conferência de sinal de internet, luz, câmera e som. Analise se todos estão funcionando corretamente. Se for utilizar outros aplicativos ou plugins na transmissão, também confira com antecedência se eles estão ativos funcionando como devem.

Integração com o YouTube, site e redes sociais.

Para fazer Hangout ao vivo não é necessário possuir uma conta no YouTube. Ou melhor: esse não é um pré-requisito obrigatório. Porém, é de extrema importância. Assim, você poderá fazer transmissões integradas. Além disso, ter contas integradas fortalecem a identidade visual da sua marca.

Outro ponto positivo de integrar a conta do Hangout com o YouTube é que as pessoas já

possuem grande familiaridade grande com o YouTube. Sabem que os links ali compartilhados são confiáveis e, com isso, sua credibilidade aumenta.

Se você ainda não possui um canal no YouTube, confira: Como fazer um canal no YouTube? Leia essas dicas e crie o seu

Vale lembrar que o Hangouts também permite a integração com o seu site – ou seja, é possível transmitir por lá a sua videoconferência, – com o Google Drive e com as suas redes sociais. Aproveite as redes para divulgar a transmissão. As pessoas normalmente se interessam pelo “ao vivo”. Porém, para mantê-las assistindo ao seu canal, é preciso oferecer um material interessante. Invista nisso!

Quais são as principais vantagens em fazer Hangouts ao vivo?

1. Custo benefício

Os Hangouts ao vivo são uma alternativa às soluções caras de webinar. A ferramenta é gratuita, logo, você não terá gastos financeiros para hospedar a transmissão ao vivo.

Além da diminuição de gastos com a hospedagem, o Hangouts também diminui os custos com telefonia. Afinal, por meio dessa ferramenta, você pode conversar com quem desejar (e em qualquer lugar do mundo) sem pagar nada por isso.

2. Economia com deslocamento e estrutura física

As reuniões e transmissões são feitas 100% via online. Ou seja: gastos extras com deslocamento, alimentação e estrutura física são praticamente zerados.

3. Explorar as ferramentas e possibilidades de transmissão

Além de reuniões, ao saber como fazer Hangouts ao vivo é possível explorar várias outras funcionalidades e públicos. Por exemplo, você pode promover um bate-papo com um especialista, que poderá tirar as dúvidas dos clientes e fornecedores ao vivo. Também pode transmitir uma entrevista com uma personalidade importante, o que fará o acesso à sua página subir exponencialmente.

Além disso, também é possível usar a ferramenta de transmissão para que o dono da empresa possa fazer um pronunciamento importante – seja apenas para o público interno da corporação ou aberto à todos. Ou seja: as possibilidades são infinitas.

Pesquise e encontre vários formatos de tornar os Hangouts ao vivo para potencializar os resultados da sua empresa. Aproveite esse momento para estreitar as relações com quem está assistindo/participando da transmissão.

– Complemente a leitura com: Transmissão ao vivo: Como se aproveitar desta ferramenta?

Agora você já sabe como fazer Hangouts ao vivo

Com todas essas informações, conclui-se que a ferramenta do Hangouts ao vivo é barata e eficiente. E você, já está pronto para colocar em prática as funções do Hangouts e otimizar suas reuniões e fazer transmissões ao vivo?

Já utiliza essa ferramenta? O que acha das funcionalidades dela? Compartilhe conosco!

CTA ebook cursos online

Planejamento de curso


Categorias