31 de janeiro de 2018
Não é de hoje que as transmissões ao vivo vem ganhando força e trazendo cada vez mais adeptos a essa possibilidade. O Youtube, por ser uma plataforma totalmente voltada para os vídeos, disponibiliza a ferramenta para que os donos de canais façam suas transmissões. Esse recurso, além de trazer uma interação maior com o público, é ótimo para divulgação de produtos, serviços ou qualquer tipo de conteúdo para entreter e informar. Então, se você quer saber como fazer uma transmissão ao vivo no Youtube, esse texto é para você.
Veja também: transmissão ao vivo: Como se aproveitar desta ferramenta?
O que você vai ler nesse artigo?
Como fazer uma transmissão ao vivo no Youtube de forma simples e rápida
Aprender como criar uma transmissão ao vivo no Youtube é mais simples do que se imagina. Ela demanda menos tempo de pós-produção do que vídeos gravados. Mas, claro, necessita de um planejamento tão bem formulado quanto os que devem ser feitos para vídeos editados.
Veja alguns passos para começar sua transmissão ao vivo:
Tenha um canal no Youtube
Para quem assiste uma transmissão ao vivo não é necessário ter um conta na plataforma, mas para quem deseja fazer sua própria transmissão é necessário ter um canal. Isso porque, para começar a utilizar a ferramenta, são necessárias algumas funções que só quem tem acesso ao gerenciamento de conta consegue.
Criar sua conta no Youtube é bastante simples. Basta ter e-mail na plataforma Gmail e fazer login no Youtube. Se você ainda tem dúvidas, veja um tutorial da própria plataforma.
Instale o codificador de áudio e vídeo
Esses codificadores são responsáveis por captar as imagens e sons e compactá-los para transmitir dentro da plataforma. Para ter acesso aos codificadores é necessário estar logado na plataforma e entrar em “transmissão ao vivo” (que fica ao lado esquerdo da interface). Então, selecionar o codificador na área de taxa máxima de bits constantes. Os aceitos pelo Youtube são: XSplit Broadcaster e XSplit Gamecaster, Game Capture HD e Wirecast .
Esses programas são capazes de captar tanto a imagem da câmera quanto transmitir a tela do desktop, sendo uma ótima estratégia para palestras online.
Tipos de transmissões
Dentro do Youtube é possível escolher entre dois tipos de transmissão ao vivo: o “comece agora” e o “evento”.
Ao clicar em “começar agora”, você transmitirá ao vivo sua palestra ou vídeo, sem muitas possibilidades de edição. Nesse caso, você consegue fazer algumas alterações de configuração, como exposição da luz, contraste e equilíbrio de branco.
Já na opção “evento” você tem a possibilidade de transmitir um vídeo (já gravado) em streaming.
Todas as transmissões feitas na plataforma (com até 12 horas de duração) são salvas no próprio canal, deixando disponível para todos os usuários que não tiveram oportunidade de assistir ao vivo.
Talvez seja do seu interesse: transmissão streaming: saiba o que é e como fazer.
É importante ressaltar que durante sua transmissão ao vivo é possível interagir através do chat que o próprio Youtube disponibiliza. Com essa ferramenta você pode tirar dúvidas, interagir e se aproximar mais do seu público, fazendo com que eles se sintam pertencentes ao que está sendo transmitido.
Gostou desse post sobre como fazer uma transmissão ao vivo no Youtube? Nos conte nos comentários que outros temas gostaria de ver aqui no blog.
[wen_cta id=”3925″]
Categorias