reciclagem de equipes

Veja como e quando fazer a reciclagem de equipes

Você sabe o que é e já fez ações para a reciclagem de equipes? Ela é essencial, principalmente para a área de vendas. De maneira resumida, a reciclagem de vendas é um conjunto de ações que resultam no investimento dos colaboradores. Como? Por meio de capacitação e educação de maneira contínua. Assim, poderão contar com equipes sempre alinhadas e engajadas ao seu negócio.

Para saber como fazer essa reciclagem e conhecer as vantagens para a empresa, confira esse artigo. Com certeza você entenderá a força da reciclagem de vendas e aproveitará para aplicá-la o mais rápido possível na sua corporação.

– Veja também: Saiba o que é e como criar cursos in company e capacite sua equipe

reciclagem de equipes

Investindo nas forças de vendas

Bons gestores estão sempre preocupados em montar uma equipe cada vez melhor, certo? É comum que existam pessoas com muito potencial, porém, que não fazem uso de toda essa capacidade por estarem com incômodos em algumas questões. Pode ser desmotivação, falta de conhecimento na função, não estar alinhado com a cultura da empresa, entre outros. A reciclagem de equipes auxilia a resolver de maneira prática e efetiva essas questões.

Essa ação pode ser feita de várias maneiras. Porém, é importante para fortalecer a área de vendas. Isso porque atualiza os colaboradores sobre as mudanças do segmento. A reciclagem também foca no desenvolvimento humano de cada um, assim, consegue contar com trabalhadores mais motivados. Por fim, a empresa passa a ter melhores resultados e mais vendas.

As ações de reciclagem de equipes devem ser contínuas e frequentes. Porém, os dois principais momentos em que deve-se prestar ainda mais atenção nessa ação são:

Quando a equipe de vendas estiver desmotivada

Como saber se isso está acontecendo na sua empresa? Verifique os níveis de produtividade, as conversas paralelas que ocorrem nos corredores, o clima organizacional como um todo, os resultados de vendas e o absenteísmo, por exemplo.

– Veja mais: Absenteísmo: Saiba o que é e como reduzir este índice em sua empresa

Quando uma nova metodologia de trabalho é implantada na empresa

A outra questão que motiva a reciclagem de equipes é quando muda-se alguma metodologia de trabalho. Pode ser a inclusão de cursos feitos via EAD, novos formatos e canais de vendas, novas dicas de abordagem para clientes, explicar a utilização de novos materiais, entre outros.

Porém, como dito anteriormente: investir na reciclagem de equipes não deve ser algo apenas pontual. Esses dois aspectos citados acima são apenas dois exemplos que podem – e devem – desencadear ações de reciclagem. Porém, elas devem ser feitas constantemente. As ações de reciclagem de equipes dão um novo fôlego para a empresa.

Algumas dicas para colocar em prática a reciclagem

Agora que você sabe um pouco mais sobre a importância de investir na reciclagem de equipes, confira algumas dicas para colocá-la em prática.

Vale lembrar que, para que elas funcionem de maneira efetiva, a empresa deve oferecer todo o suporte e promover o conhecimento. Dando essa atenção aos colaboradores, cabe à eles fazer proveito do conhecimento que será passado. Confira:

1. Ofereça e incentive o conhecimento na sua empresa

Se a corporação possui uma boa estrutura física, invista em uma biblioteca, por exemplo. São vários os colaboradores que passam mais tempo na empresa do que nas suas próprias casas. Por isso é importante que eles possam aproveitar ao máximo o tempo na corporação. Oferecer uma biblioteca significa estimular a autonomia de cada profissional. Ele será livre para aprender o que mais lhe interessa e, é claro, se sentirá estimulado pela empresa.

Além disso, é possível realizar ações após a leitura de um livro, por exemplo. A empresa pode pedir para que o colaborador compartilhe a sua opinião sobre o livro com os demais colegas, por exemplo. Vale lembrar que a biblioteca não precisa ser imensa ou ter milhares de livros, mas apenas o necessário. A equipe toda pode colaborar para deixar os livros disponíveis – inclusive os gestores, que devem levar os livros para estimular a equipe.

Com essa ação, a empresa estimula o conhecimento da sua equipe. Também apresenta um diferencial em frente ao mercado e esse acaba sendo mais um ponto na retenção de seus talentos.

2. Promova e implemente ações de educação e conhecimento de maneira contínua

Sempre há algo a ser aprendido ou aperfeiçoado. Novas tecnologias, um idioma diferente, técnicas de trabalho modernas, entre outros. Por isso, é importante que a empresa invista nessas ações – e que elas sejam contínuas e frequentes.

Mostre para seus colaboradores que o aprendizado é valorizado. Hoje, já existem inúmeras maneiras de implementar essas ações. Pode ser por meio de palestras presenciais ou online, seminários, ações lúdicas, simulações, aulas e seminários, entre outros. As possibilidades são infinitas, cabe à empresa definir quais as melhores formas de treinamento para a reciclagem de equipes em cada momento. Aproveite de maneira inteligente todas as facilidades que hoje a internet lhe oferece.

– Você também pode se interessar por – Treinamentos corporativos: saiba porque colocá-los em prática

3. Faça do conhecimento uma parte da cultura da sua empresa

Investir no conhecimento e na reciclagem de equipes deve ser algo natural para a sua empresa. Para isso, é preciso que todo o ambiente corporativo valorize o aprendizado.

Assim, você poderá conhecer melhor seus talentos – e saber como cada um deles pode colaborar para essa aprendizagem. Cada pessoa possui conhecimentos diferentes, e elas devem se sentirem estimuladas para compartilhar o que sabem e, mais do que isso, sempre aprender mais. Para isso: transforme o conhecimento e aprendizagem em parte da cultura da empresa. Foque em ter colaboradores que queiram crescer e aprender mais.

– Veja também: Como melhorar a cultura organizacional com o ensino a distância

Pronto para aplicar a reciclagem de equipes?

Agora que você já tem essas dicas, está pronto para aplicá-las? Se ainda estiver com alguma dúvida ou dificuldade para implementar programas de aprendizagem e reciclagem de equipes, entre em contato conosco.

Também aproveite para compartilhar nos comentários os seus pensamentos sobre esse formato de negócios, que incentiva o conhecimento e engajamento de cada colaborador.

Planejamento de cursos online

Planejamento de curso


Categorias