ferramentas redes sociais

Conheça 6 ferramentas para redes sociais e melhore sua gestão das mídias

Estar presente nas redes sociais não é mais um diferencial para as marcas. Porém, o que se faz estando presente nesses canais pode, sim, vir a ser um grande marco na hora de conquistar a atenção de visitantes, leads e clientes. Confira algumas das principais ferramentas para redes sociais e otimize a sua presença e gestão online.

Vale lembrar que, antes de conhecer as ferramentas para redes sociais, é preciso ter conhecimento sobre as próprias redes. Ou seja: dedique seu tempo e atenção para estudá-las e analisá-las.

Também vale lembrar que hoje já existe uma profissão voltada inteiramente para a gestão adequada das redes sociais. Esse é só mais um ponto que ressaltamos para mostrar o quão abrangentes, importantes e exigentes são esses canais de comunicação, que atualizam-se a cada dia.

– Veja também: Conheça os diferentes estilos de postagens e utilize-os da melhor forma para gerar engajamento

ferramentas para redes sociais

Conhecendo ferramentas para melhora na gestão de redes sociais

Existem ferramentas específicas para cada rede social e também aquelas que podem ser utilizadas pela marca para melhorar e definir o seu posicionamento em cada canal. Aqui, citamos aquelas mais abrangentes. Confira:

1. Quintly

Essa é uma ferramenta essencial para auxiliar no planejamento de novas estratégias para as suas redes sociais. O Quintly funciona como um benchmarking para redes sociais. Ou seja: auxilia na análise de dados e mensuramento de resultados.

Essas são ações necessárias para uma empresa definir quais serão as próximas a partir de estratégias passadas – que funcionaram ou não. Também é essencial que você faça um benchmarking dos seus competidores. É exatamente isso que o Quintly te possibilitará. Por isso, é tão bom para o planejamento de novas campanhas em redes sociais. Também vale lembrar que ele oferece uma versão paga e uma versão gratuita.

– Confira também: Conheça os 4 tipos de benchmarking e aprenda com as melhores práticas do mercado

2. Google Alerts

Gratuita, essa ferramenta auxilia a monitorar os resultados de busca referentes aos assuntos que você considerar pertinentes. Você cadastra uma palavra ou frase recebe por e-mail sempre que houver um material novo que trate sobre esse assunto.

Você pode cadastrar como keyword o nome da sua marca, as suas palavras-chaves mais utilizadas e até mesmo o nome das empresas concorrentes.

3. Bitly

As duas funções dessa ferramenta gratuita é encurtar os endereços url e também monitorá-los. Quando você for postar um link nas suas redes sociais, pode utilizar o Bitly para encurtá-los.

Essa ferramenta é útil pois resolve a questão em segundos. Além disso, deixa a url mais curta e atrativa. Além disso, também monitora quantos cliques ela teve e de onde eles vieram – quais cidades, por exemplo.

4. Hootsuite

Essa é uma ferramenta paga. Possui um período de teste gratuito, mas após se torna paga. Porém, deve ser encarada como um investimento feito pela marca. Isso porque essa ferramenta para redes sociais é extremamente útil.

O Hootsuite reúne em um só lugar todas suas redes sociais. Assim é possível monitorar, acompanhar e programar postagens para todas as suas redes sociais no mesmo local. Também permite que você responda comentários ou mensagens diretas e encurte urls em um mesmo painel. Ou seja: é extremamente útil.

5. Rival IQ

Como o próprio nome sugere, o Rival IQ é a ferramenta para redes sociais que permite que você rastreie as ações dos seus concorrentes nas redes sociais. A partir de então, compara o seu desempenho com o deles.

Essa é uma ação muito importante a ser feita, pois funciona como uma pesquisa de mercado. Assim, com essa ferramenta, você aprende com os sucessos e falhas dos concorrentes. Também pode se inspirar e encontrar o melhor conteúdo de cada concorrente. O Rival IQ também oferece um alerta sobre as alterações feitas no título/meta tags no site de cada um dos seus concorrentes.

6. Swayy

Precisa produzir um conteúdo relevante mas não sabe sobre o que fazer? Então o Swayy é uma das ferramentas para redes sociais que pode te ajudar nessa questão. Ele funciona como uma plataforma que auxilia na recomendação de pautas para a produção do seu conteúdo.

Para fazer isso, o Swayy recolhe e une os dados do seu site com o comportamento da sua audiência. Assim, passa a ter um banco de dados e, a partir dessas informações, sugere temas de conteúdo para você produzir para as suas redes. É bom para quando o social media está com dúvidas sobre qual material produzir, por exemplo. Também pode ser muito útil na hora de fazer o planejamento de postagens, pois pode dar mais ideias para o profissional.

Conheça o social media: o profissional das redes sociais

O social media é o profissional responsável por cuidar de todas as redes sociais de uma empresa. Para isso, precisa estar sempre atualizado, por dentro das tendências e com conhecimento das melhores ferramentas naquele momento.

Ele deve garantir que o público-alvo dessa marca esteja sempre recebendo conteúdos atualizados por meio desses perfis em questão. Dentre suas atribuições, ele também faz o planejamento de campanhas para as redes, cuida dos anúncios patrocinados e monitora o comportamento do público ali presente.

Além disso, o social media é quem responde os clientes da marca, faz testes para descobrir quais os melhores materiais para publicações – por meio de testes, entre outros.

Para trabalhar nessa área, é preciso ter conhecimento técnico de redes sociais, mas também uma boa comunicação escrita e verbal, análise e interpretação de dados numéricos e estatísticas. Além disso tudo, é preciso gostar e estar presente nas redes sociais, sempre disposto a aprender sobre as novidades ali presentes.

Colocando em prática as ferramentas para redes sociais

Agora você conhece algumas das principais ferramentas para redes sociais disponíveis no mercado. Lembre-se que essa área da comunicação muda com frequência, por isso, é importante sempre estar atualizado.

Ao se tratar da sua marca: você mesmo irá pesquisar as melhores ferramentas e fazer a gestão por conta própria? Ou prefere contar com o auxílio de um social media profissional para gerir a sua empresa nas redes sociais? Compartilhe conosco a sua opinião sobre o assunto.

CTA Consultoria

consultoria ead


Categorias