ferramentas video

7 ferramentas para criar vídeos que vão facilitar sua vida6 min read

Os vídeos são um formato de conteúdo extremamente importante. Dinâmicos, didáticos e com um grande capacidade de prender a atenção daqueles que os assistem, quando bem feitos, os vídeos podem representar um divisor de águas na carreira de um profissional. Assim sendo, separamos algumas ferramentas para criar vídeos que podem ser de grande auxílio nesta empreitada.

Hoje a concorrência é grande e praticamente qualquer pessoa com um bom smartphone já é capaz de produzir um vídeo. Porém, mais do que isso, é importante deixar o material com aspecto profissional. Nesse cenário, utilizar das várias ferramentas – gratuitas ou pagas – disponibilizadas pela tecnologia é de grande valor.

Assim sendo, confira algumas das principais ferramentas para criar vídeos, teste e selecione aquelas que mais se adaptam às suas necessidades:

– Você também pode se interessar por: Como fazer uma vídeo aula atrativa para seus alunos

ferramentas para criar vídeos

7 Ferramentas para facilitar a criação de vídeos

1. Soapbox

O Soapbox é uma ferramenta gratuita que funciona como uma extensão do Google Chrome. Ele permite que sejam criados e editados vídeos com qualidade profissional. Sobretudo, o Soapbox é indicado especialmente para pessoas que têm pouco – ou nenhum – conhecimento sobre a gravação de vídeos.

Além de ser de fácil utilização, ele permite que seja possível gravar a tela do seu PC de maneira simultânea com a imagem da sua webcam – ou intercalando uma com a outra.

2. Sony Vegas

Se você é uma pessoa que possui maior conhecimento sobre a edição de vídeos, o Sony Vegas é um software robusto e extremamente efetivo. Atualmente, é uma das ferramentas mais avançadas e profissionais disponíveis no mercado. Contudo, para usá-la é necessário um conhecimento prévio, visto que existem algumas particularidades que somente o conhecimento em edição vai ajudar.

– Leia também: editor de vídeos Sony Vegas: vantagens do uso dessa ferramenta.

3. Collaaj (Windows e Mac)

O Collaaj é outra ferramenta muito utilizada para criar e editar vídeos. O programa funciona em Mac, PC e iPad. Ele permite que você grave sua tela e de sua webcam. Os vídeos podem ficar no servidor da Collaj, o que torna mais fácil o compartilhamento do conteúdo. Porém, é importante lembrar que a sua a versão gratuita só permite gravar e editar vídeos de 2 minutos. Ainda assim, se você optar por esse programa, se deparará com uma grande variedade de planos pagos, que possivelmente irão cumprir a sua necessidade.

4. Kap

O Kap é uma ferramenta para criação de vídeos gratuita para Mac. Ela permite que você crie imagens e vídeos voltados ao consumo nas redes sociais. Ademais, o Kap funciona como um gravador de tela, fazendo vídeos do que acontece em seu monitor. Ele pode fazer isso nos formatos GIF ou MP4. Seu produto final é ideal para publicar no Facebook ou Instagram.

5. Adobe Spark

O Adobe Spark é um aplicativo gratuito. A ferramenta possui integrações com outros softwares da Adobe, – como o Photoshop, por exemplo. Seu uso é simples e permite que você crie seu material – imagens e vídeos – em poucos passos. Ainda, o app também é indicado para um material que será divulgado em redes sociais.

6. Screencast-o-Matic

O Screencast-o-Matic é uma das ferramentas para criar vídeos que funciona tanto em Mac quanto Windows. Se destaca por oferecer vários recursos, ser de fácil manuseio e ter um preço acessível. Com um clique você pode começar a gravar a tela de qualquer navegador, não precisa instalar nenhum software. Ou seja: tudo é feito online.

Ademais, é importante lembrar que os vídeos da versão gratuita são limitados – podem ter até 15 minutos de duração. Além disso, eles ficam com uma marca d’água, que só pode ser removida após você adquirir a versão Pro. Ainda, outro ponto positivo é que os vídeos ali feitos podem ser enviados diretamente para o Youtube ou publicados no próprio servidor de compartilhamento do Screencast.

7. Screenr

O Screenr é um editor de vídeos todo baseado na web. Ou seja, ele não exige instalação nenhuma para ser utilizado, basta entrar no site. Porém, é importante ressaltar que: para um bom funcionamento da ferramenta, o seu computador deve contar com uma boa conexão de internet.

– Você também pode se interessar por: 22 ferramentas para gravar e editar vídeo aulas

Dicas extras: ferramentas para criar vídeos animados

Os vídeos de animação 2D e 3D também podem ser uma excelente alternativa para a empresa. Assim sendo, existem ferramentas que podem ser essenciais na hora de criar vídeos nesses formatos. Selecionamos algumas:

1. Prezi

O Prezi é conhecido e utilizado por muitas pessoas apenas como uma ferramenta online para a criação de apresentações. Porém, ele possui muito mais recursos do que isso. O Prezi oferece uma grande riqueza de detalhes, funcionalidades e recursos disponíveis. Assim sendo, é uma excelente ferramenta para criar vídeos de animação.

O Prezi oferece 3 planos. Dessa maneira, cabe a você decidir qual melhor se adequa às necessidades da sua empresa. Porém, também há a vantagem de fazer uma avaliação gratuita por 14 dias. Assim, poderá conhecer melhor a ferramenta.

2. PowToon

O PowToon é uma ferramenta muito utilizada para a criação de vídeos animados e apresentações. Devido às funcionalidades que apresenta, pode proporcionar vídeos para o uso de marketing, relações humanas, tecnologia da informação, treinamentos e inúmeras outras finalidades.

O PowToon tem 4 opções de planos disponíveis, entre elas 1 gratuita. Então, vale a pena conferir e decidir se essa é uma ferramenta que pode ser utilizada pela sua empresa.

3. iClone

O iClone é uma ferramenta que se destaca, pois oferece a possibilidade de criação de vídeos em 3D – o que é uma grande diferença frente às outras ferramentas, que em sua maioria oferecem vídeos em 2D.

Use ferramentas para criar vídeos!

Com as dicas aqui citadas, você já tem mais informações sobre como criar seus vídeos e animações. Assim, poderá se destacar no mercado e oferecer um material mais rico, seja para colaboradores de uma empresa, para vender seu vídeo online ou preparar cursos e treinamentos. Seja como for, a utilização de vídeos sempre deixará o seu conteúdo com aspecto mais profissional.

E então, você já utiliza alguma dessas ferramentas citadas? Qual a sua preferida? Compartilhe conosco a sua opinião!

CTA ebook cursos online

Planejamento de curso


Categorias