ferramentas gestão

7 ferramentas para empreendedores que vão simplificar a gestão do seu negócio6 min read

Empreender e começar o seu próprio negócio se tornou a saída para muitas pessoas que desejam mudar de carreira. Porém, a rotina de empreendedor também possui suas particularidades. Para obter sucesso nessa área crescente, porém concorrida, existem algumas ferramentas para empreendedores que são de grande valor. Isso porque podem ajudar na organização, planejamento e planos de ação para o negócio. Sem receio e com vontade de explorar, cabe ao profissional buscar pelas melhores soluções de gestão no mercado.

Todavia, é importante ressaltar que o mercado atual tem espaço para todos. Porém, para isso, é preciso oferecer uma boa experiência ao consumidor. Além disso, é preciso se destacar frente à concorrência e, por fim, conquistar e fidelizar os seus clientes. Mas nada disso sairá do papel sem uma boa organização e planejamento.

Pensando nisso, separamos 7 ferramentas para empreendedores que poderão ajudar – e muito – em todo esse processo de gestão do seu negócio. Confira:

– Veja também: Encontre oportunidades de negócios para empreender com nossas dicas

ferramentas para empreendedores

As 7 melhores ferramentas para empreendedores

1. Design Thinking

O Design Thinking é uma ferramenta que pode ser utilizada por empresas de todos os tamanhos e modelos. Pode ser considerado uma técnica colaborativa que auxilia a coletar e classificar as informações para, a partir de então, desenvolver melhores soluções.

O maior objetivo dessa ferramenta é oferecer experiências de consumo encantadoras para seus clientes. Assim sendo, se torna útil porque permite aumentar o conhecimento que a empresa possui sobre o consumidor. Passa a ter novas ideias menos tradicionais para transformar as informações obtidas em negócios mais rentáveis e diferenciados.

2. Criação do Mapa de Empatia

O Mapa de Empatia, como o próprio nome sugere, é quando o empreendedor se coloca no lugar do cliente. Dessa maneira, passa a entender o que o consumidor pensa, sente, diz, vê e ouve a respeito de um serviço e/ou produto. Assim, passa a identificar seus pontos fortes e fracos. Ou seja: aquilo que pode ser melhorado para otimizar ainda mais a experiência do consumidor.

Resumidamente, o Mapa da Empatia funciona como um material visual que orienta a discussão sobre a criação de novos produtos e soluções a partir da perspectiva do cliente.

3. As 5 forças de Porter

Outra das ferramentas para empreendedores que merece destaque é a conhecida como “As 5 forças de Porter”. Esse método é ideal para o empresário conhecer o seu mercado. De maneira resumida, o modelo de Porter sugere as 5 forças sob as quais o empreendedor deve analisar a sua própria empresa. São elas:

  • Rivalidade entre concorrentes;
  • Poder de barganha com fornecedores;
  • Poder de barganha com os clientes;
  • Ameaça de produtos e serviços;
  • Ameaça de novos concorrentes.

Assim, com essa ferramenta, você passa a estar estar mais pronto para adentrar ao mercado. Afinal, já sabe por onde começar, quais os pontos explorar e como está a visão geral sobre o seu público consumidor.

4. Análise SWOT

A famosa Análise SWOT não conquistou o mercado à toa. Isso porque esse método – também conhecido no Brasil como matriz FOFA – é essencial para uma empresa calcular seus próximos passos. Ademais, a Análise SWOT consiste em analisar quais são as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de uma empresa. Assim, o empreendedor passa a saber, de maneira clara, quais pontos da sua empresa precisam ser explorados.

Ainda, entende o que precisa ser melhorado, qual seu diferencial frente a concorrência e as oportunidades a serem aproveitadas.

5. A ferramenta 5H2W

Para uma boa gestão de projetos, a técnica 5H2W é uma grande aliada para o empreendedor. Seu nome deriva do idioma inglês e significa questões que devem ser respondidas antes de tirar um projeto do papel. Os questionamentos são:

5W:

  • What? (Como o projeto vai ser realizado?);
  • Why? (Por que será feito? / Qual a justificativa? Quais os objetivos?);
  • Where? (Onde?);
  • When? (Quando? / Qual a data limite?);
  • Who? (Por quem? / Quem será o responsável?).

2H:

  • How? (Como será feito?);
  • How much? (Quanto vai custar?).

Essas questões respondem as perguntas básicas que devem ser levadas em consideração no início de qualquer projeto. Por isso, a ferramenta 5H2W é essencial para os empreendedores que desejam simplificar e otimizar a sua gestão.

6. Treinamento 5s

Derivado da cultura japonesa, o Treinamento 5s auxilia a otimizar e aperfeiçoar 5 grandes questões que compõem uma empresa. São elas:

  1. A utilização dos recursos – tanto pessoais quanto os materiais;
  2. A ordem/organização da empresa;
  3. A limpeza da organização;
  4. A padronização e saúde observadas na instituição;
  5. A autodisciplina dos profissionais.

De maneira resumida, o 5s funciona como uma filosofia para manter o local de trabalho, a empresa e a vida pessoal mais organizada, saudável e eficiente. É indicada para a gestão de empreendimentos que contam com uma equipe de colaboradores. O objetivo final é minimizar o desperdício, tanto de tempo quanto de investimento financeiro. Como? Trabalhando de maneira otimizada e aperfeiçoada.

7. Pitch: a construção da primeira impressão

Essa é uma dica de gestão importante para os empreendedores saberem como vender a sua ideia. Isso porque o Pitch é, resumidamente, a primeira impressão que passam da sua empresa. Um bom pitch é uma apresentação que dura entre 3 e 5 minutos. Ainda, seu principal objetivo é despertar a curiosidade e interesse do seu cliente, investidor ou fornecedor.

Essa é uma ferramenta extremamente útil porque auxilia o empreendedor a organizar as suas informações de maneira organizada e eficiente. Assim, este saberá o que deseja transmitir para aqueles que estão lhe ouvindo de maneira sintetizada e persuasiva.

É importante lembrar que: para fazer um bom pitch, o profissional precisa ter uma boa capacidade de gestão de tempo. Isso exige treinamento, planejamento e preparação.

Agora você já conhece algumas das melhores ferramentas para empreendedores

Certamente, existem inúmeras ferramentas que podem ser utilizadas pelos empreendedores a fim de melhor gerirem o seu negócio. Todavia, aqui destacamos alguns dos principais métodos que podem ser utilizados por empresas e empreendedores de diferentes portes e áreas de atuação.

Sobretudo, ressaltamos que essas são ferramentas que podem ser introduzidas na sua rotina e que, aos poucos, trarão resultados positivos para o seu empreendimento.

E você, faz uso de alguma ferramenta de gestão que não foi citada aqui?Então comente e compartilhe conosco o seu conhecimento!

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias