proposta comercial

Veja como fazer uma proposta comercial completa para seus clientes6 min read

Você produz um bom conteúdo, mas sabe comercializá-lo de acordo com o seu devido valor? Ou seja: sabe como fazer uma proposta comercial completa para vender seu material? Esse passo, por vezes negligenciado por aqueles que produzem conteúdo, pode fazer toda a diferença no final, na hora da real conversão e comercialização.

Sabendo que muitos profissionais que trabalham nessa área passam por essa dificuldade, preparamos um passo a passo que pode ser de grande valia na hora de montar uma proposta comercial efetiva. Lembre-se que essa jornada engloba várias etapas necessárias para garantir que você acerte em cheio com o seu lead.

Porém, antes mesmo de começar o nosso guia, ressaltamos que a prática leva à perfeição. Então, desenvolver a melhor proposta comercial possível é algo que virá com prática, tempo e experiência. Assim mesmo, seguindo as instruções corretas, é possível chegar antes no objetivo proposto. Confira:

– Veja também: Veja como definir uma proposta de valor e criá-la em seu negócio

proposta comercial

O passo a passo de uma boa proposta comercial

Lembramos que um bom modelo de proposta comercial serve tanto para produtos quanto para  serviços. Isso porque: independente daquilo que será o objeto de estudo da proposta, ela deve ser, primeiramente: clara e objetiva. Porém, esses são apenas dois dos itens básicos que a proposta comercial deverá abordar.

Assim sendo, para você saber por onde começar a colocar em prática a proposta, os melhores passos a serem seguidos são:

Passo a passo: as informações que precisam estar na sua proposta comercial

Apesar de servir para todo tipo de negócio, você deve focar em uma estrutura básica para sua proposta. Assim, com essa boa base, saberá como fazer todas as suas propostas comerciais daqui para frente.

1. Capa personalizada

A capa da sua proposta é a primeira impressão que você passará ao seu (futuro) cliente. Assim sendo, faça um material esteticamente atraente. Dessa maneira, invista em uma boa apresentação visual, – e não esqueça de colocar a logomarca da sua empresa de maneira sutil, porém visível.

Ps.: Se a proposta for impressa, utilize um papel mais duro e sofisticado do que o sulfite.

2. Índice de conteúdo: organize as informações que estarão na proposta

Logo no início da proposta comercial, faça um índice claro e objetivo. Assim, o seu cliente saberá qual o tamanho do documento e quais os pontos que serão abordados. Isso auxilia no primeiro contato do cliente com o material.

3. Introdução: clara e objetiva

Essa é a etapa em que você vai familiarizar o cliente com o seu serviço/produto. Assim sendo, cabe à você apresentar o seu serviço de maneira clara. Contudo, também é o momento de abordar, de maneira rápida e sutil, o potencial daquilo que você estará comercializando.

4. Boa argumentação

Por que o cliente precisa daquilo que você está oferecendo? Quais soluções você oferece? Por que você é a melhor opção do mercado? Quais são os seus diferenciais? Como o cliente irá se beneficiar adquirindo o que você está oferecendo?

Ou seja: na parte da argumentação você deve explicar – novamente, de maneira clara e objetiva – os motivos para o cliente escolher a sua empresa. Além disso, é importante criar um senso de urgência, que faça com que o cliente entenda que deve fechar o contrato com você o mais rapidamente possível.

Para criar esse senso de urgência, use dados do mercado que comprovem que se ele não adquirir seu produto/serviço, sairá perdendo para os concorrentes.

5. Descreva as características do seu serviço/produto

Nessa etapa você deve descrever de forma detalhada quais são as características do seu serviço/produto. Também devem ser citadas as questões técnicas, se houverem.

6. Monte um cronograma

Agora você descreveu o que é o seu serviço/produto, explicou como ele funciona, destacou seus diferenciais, entre outros. Então, é hora de, com o auxílio de um cronograma, colocar tudo isso no papel em formato de cronograma. Assim, seu cliente poderá visualizar quanto tempo cada parte descrita levará para ficar pronta e ser entregue.

7. Estipule os valores financeiros e formas de pagamento

Uma proposta comercial também engloba o investimento financeiro que será necessário. Assim, nessa etapa você deve definir a forma de pagamento, prazos, parcelas, entre outros. Nossa sugestão é: ofereça mais de uma opção de pagamento. Assim, o cliente se sentirá mais seguro e escolherá o que melhor se adapta para a realidade dele.

8. Não esqueça do Termo de Confidencialidade

Também é preciso se preocupar com questões mais técnicas – como o termo de confidencialidade. Esse documento é importante para assegurar que o cliente não irá divulgar suas informações para os concorrentes. Tanto os valores do serviço/produto quanto as demais informações devem ser mantidas em confidencialidade apenas entre as partes envolvidas.

9. Encerramento da proposta

Para finalizar a proposta comercial, escreva um pouco sobre a empresa. Em poucos parágrafos, você pode colocar informações sobre o histórico da sua empresa, seus clientes, sócios e parceiros. O objetivo dessa etapa é dar mais seriedade, credibilidade, autoridade e confiança para a proposta comercial.

Dica extra: faça um checklist!

Faça um checklist para organizar os itens citados anteriormente – e também aqueles extras que poderão aparecer durante o processo. O checklist é grande ponto na parte da organização, pois não deixará você esquecer nada. Além disso, toda vez que completar uma das tarefas, poderá “ticar” ela da lista. Também, sinta-se à vontade para atualizar o checklist sempre que surgirem novas ações a serem feitas.

Dica: hoje já existem várias ferramentas que podem fazer com que o checklist seja ainda mais prático. Você conhece o Evernote? Confira como ele pode te ajudar: Conheça os recursos e saiba como usar o evernote para melhorar sua rotina

Apresentando a proposta comercial

Agora você já sabe como montar a sua proposta comercial ideal, é hora de apresentá-la. Então, também lembre-se de sempre seguir um padrão nas suas propostas futuras. Isso porque um modelo de proposta padroniza os documentos, melhorando a imagem de sua empresa perante o mercado. Essa é uma ação que aumenta a sua credibilidade e autoridade.

Você já fez uma proposta comercial? Se sente pronto para montar sua próxima proposta? Compartilhe conosco suas informações sobre o assunto!

CTA ebook cursos online

Planejamento de curso


Categorias