como fazer um pitch

Veja nossas dicas sobre como fazer um pitch e vender sua ideia

Quer vender uma ideia mas não sabe por onde começar? Saber como fazer um pitch pode ser de extrema importância nesse processo. Dizem que a primeira impressão é a que fica, por isso é tão importante investir nessa apresentação. E o pitch é essa apresentação.

Um bom pitch dura entre 3 e 5 minutos e tem como principal objetivo despertar a curiosidade e/ou interesse do seu cliente. Por ser extremamente sucinto, deve contar apenas com as informações estritamente necessárias. Algumas delas são: os diferenciais da empresa e os motivos que fariam você ver a melhor escolha para o cliente. Mas mais para frente explicaremos como fazer uma boa apresentação.

No fim, um pitch bem feito pode te ajudar a garantir a conquista de um novo cliente, a conclusão de uma compra importante ou a fidelização de um consumidor.

como fazer um pitch

Como fazer um pitch?

Para fazer o pitch, o profissional pode optar por usar um material com poucos slides – cerca de 3 a 5 são mais do que o suficientes, – ou apenas fazer uma apresentação verbal. Vai de acordo com a sua necessidade, preferência e material disponível.

Independentemente do formato escolhido, existem conteúdos que devem estar presentes na hora da apresentação de um pitch. São elas:

  • 1. Qual o seu mercado de atuação?
  • 2. Qual o problema a ser resolvido ou qual a oportunidade que a sua empresa está oferecendo para otimizar os resultados do cliente?
  • 3. Qual é a solução que você oferece?
  • 4. Quais os seus diferenciais frente à concorrência?
  • 5. O que você busca na hora de oferecer seus serviços/produtos ao cliente interessado?

Esses são os pontos chave que devem ser explorados na hora de fazer um pitch. Porém, não existe uma receita exata para esse tipo de apresentação. Isso porque cada apresentação pode ter uma função diferente. Você pode fazer um pitch para clientes; para futuros clientes; para investidores; para fornecedores, etc.

Ou seja: é importante ter mais de uma carta na manga. Na hora em que pensar “como fazer um pitch”, leve em consideração as possíveis apresentações que serão feitas.

Às vezes é preciso fazer mais de um modelo para cada público – de acordo com a linguagem e necessidade de cada cliente.

A importância de uma boa apresentação do pitch

A produção do material (slide) é recomendada, porém opcional. Já a apresentação oratória é essencial. Por isso é preciso se preparar para a apresentação.

O profissional que for apresentar o pitch deve ter firmeza no que está falando e não perder tempo com possíveis “besteiras”. Por ser apenas uma apresentação e ser de curta duração, todos os segundos devem ser bem aproveitados.

Uma dica efetiva para acertar nas falas da apresentação é conhecer bem para quem o pitch será feito. Se os participantes da reunião não tiverem muito conhecimento sobre o seu negócio, fale com uma linguagem mais básica. Porém, se for se reunir com clientes que já possuem bastante informação na área, você pode usar um pitch mais avançado. Essa escolha depende do estudo realizado antes da apresentação e do que o profissional achar mais adequado para o momento.

Agora que você já sabe como fazer um pitch, é hora de colocar esse conhecimento em prática. Se ainda tiver alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco!

CTA Consultoria

consultoria ead


Categorias