recomendação livros

EADBOX recomenda: livros para desenvolvimento pessoal e profissional

A necessidade de busca de referências para desenvolvimento pessoal e expansão de repertório é algo que deve ser realizado constantemente. Desta forma, é possível alcançar a melhor versão de nós mesmos.

Por isso estamos sempre procurando blogs, lendo artigos, assistindo palestras, ouvindo podcasts e mais. Não podemos deixar de dar destaque aos livros, que costumam ser referências clássicas de conteúdo e abrangem os mais diversos tipos de assuntos.

Por esse motivo, convidamos algumas pessoas que fazem parte da equipe da EADBOX para recomendar suas leituras favoritas e falarem um pouco de como cada livro os ajudaram a transformar o seu mindset, auxiliando sua transformação pessoal e profissional.

A lista conta com 9 títulos que podem te inspirar de diversas formas. Confira!

recomendação de leitura

Customer Success, Nick Mehta, Dan Steinman, Lincoln Murphy & Maria Martine

Indicação feita por Fabian Czajkowski, Líder CS Enterprise

Essa é a leitura que eu mais recomendo para alguém que queira entender sobre Customer Success como ferramenta de potencialização para um negócio. Independente do segmento ou modelo, a estruturação de processos que otimizam o resultado dos clientes segundo o que eles desejam é o caminho para não perder tração – mesmo com estratégias agressivas de expansão.

A visão de vários autores (dentre eles, Lincoln Murphy, conhecido como o “Papa do CS”) forma um equilíbrio excelente de ideias, não se limitando a filosofias individuais de cada um.

Mais Rápido e Melhor, Charles Duhigg

Indicação feita por Rafael Silvério, CPO

O livro descreve, baseado em estudos e fatos reais, como empresas, pessoas e organizações altamente produtivas enxergam o mundo.

Pontos que o autor explora no livro:

  • A importância do autocontrole e como ele influencia a nossa motivação;
  • A construção de mapas mentais e as histórias que contamos a nós mesmos;
  • A definição de metas forçadas e o modelo SMART;
  • A cultura que estabelecemos em nossas equipes;
  • O modo como como administramos as nossas informações;
  • Como utilizar a probabilidade corretamente para “prever o futuro” de forma realista e tomar decisões.

Give & Take, Adam Grant

Indicação feita por Carol Brischi, Líder de GT

Esse livro me inspirou muito a aprender como um perfil colaborativo pode trazer sucesso e crescimento profissional. Além disso, pude descobrir maneiras efetivas de trabalhar em equipe e desenvolver a minha liderança. 

Tem até um TEDx dele!

Blueprints for a SaaS Sales Organization, Jacco Van Der Kooij

Indicação feita por Matheus PH, Líder de Growth

Posso dizer sem medo de estar exagerando que esse livro é uma verdadeira bíblia para a área comercial de qualquer empresa SaaS – e não se engane, o marketing também faz parte dela.

O livro é todo baseado nas estratégias de customer centric selling, em que você trabalha o potencial do seu cliente ao longo de toda interação que ele tem com a sua empresa. Ou como é apresentado pelo Jacco, do “O’shit” ao “OMG”.

Bilionários por acaso, Ben Mezrich

Indicação feita por Vinicius Camilo, CS Educator

Escolhi esse livro porque considero bibliografia básica para quem quer ser o protagonista da própria história nessa nova era que é a revolução 4.0. Aprendi que não devemos cometer auto-sabotagem com a criatividade e inovação que está dentro de todos nós. Ele desperta em mim o desejo por revolução. Este é o único sentimento que realmente muda o mundo.

O poder do hábito, Charles Duhigg

Indicação feita por Elivelton Pontes, Analista de Marketing

O livro fala sobre hábitos do nosso cotidiano, onde muitas ações que realizamos são automáticas, influenciando diretamente os resultados. Ele retrata os hábitos desde os conceitos básicos e como eles funcionam, passando pelos hábitos de organizações bem-sucedidas e hábitos das sociedades.

Ao término do livro, você consegue ter uma compreensão bastante completa de como estes costumes afetam o nosso dia a dia, tanto na vida pessoal como profissional.

Rápido e Devagar: Duas formas de pensar, Daniel Kahneman

Indicação feita por Jeferson Rodrigo, Diretor comercial e co-fundador

É apresentado a visão de Kahneman, onde ele coloca em xeque a ideia de que decisões sejam tomadas puramente por questões racionais, apresentando assim, duas formas de se pensar. Este livro desperta uma visão mais humanizada, que reflete nas ações que precisamos tomar em nosso dia a dia, conseguindo fugir assim, do aspecto “automático” que podemos acabar entrando.

BrandJam, Marc Gobé

Indicação feita por Gabriella Müller, Líder de marketing

Um dos maiores desafios dos gestores de marcas SaaS é humanizar a sua comunicação. O livro aborda como reavivar marcas através do design e carregá-las com emoção, tocando o coração do seu público.

Na EADBOX não poderia ser diferente: somos uma empresa de tecnologia, mas um de nossos maiores ativos são as pessoas por trás dela, e o livro dá insights de como mostrar isso. Estou curtindo muito a leitura e tem mostrado muitos caminhos pelos quais podemos conduzir nossa marca.

A Startup Enxuta, Eric Ries

Indicação feita por André Camargo, Gestor de pós-vendas

Este livro mostra o quão importante é conhecermos nosso cliente/público alvo e quais são suas principais dores/necessidades. Pra nós da EADBOX, isso nos ajudou a mapear serviços que realmente fariam sentido para nosso cliente, que ele enxergaria valor e, consequentemente, optaria pela aquisição do serviço.

Ele traz um comparativo entre organizações burocráticas, startups em fase embrionária e startups em fase de ascensão. Nesse comparativo, ele quebra um paradigma de que startup não deve ter processos “burocráticos”, mas afirma que isso depende da fase em que ela está passando.

Nossas indicações

E aí, gostou das recomendações? Temos certeza que todos estes livros serão uma ótima fonte de inspiração se o que você busca é desenvolvimento e crescimento.

Já leu ou ouviu falar de algum dos títulos citados? Se você pudesse indicar o livro que mais mudou o seu jeito de agir e pensar, qual seria? Conta pra gente!


Categorias