tipos de vídeos corporativos

Conheça os tipos de vídeos corporativos que sua empresa pode utilizar para se promover6 min read

Os conteúdos em formatos de vídeos conquistam cada vez mais adeptos. Mas você sabe quais são os tipos de vídeos corporativos que mais fazem sucesso no mercado? Conheça um pouco mais sobre novos formatos de vídeos para explorá-los e aproveite para engajar o seu público, seja ele qual for.

E, se você ainda não investe em conteúdos em formato de vídeos, talvez essa seja a hora de começar. Se você ainda não está convencido, dá uma olhada nesses dados divulgados pela Cisco:

Segundo a empresa, a previsão é de que, em 2020, cerca de 80% do tráfego da internet seja gerado por vídeos. Ou seja: estar presente nesse mercado e ser lembrado é extremamente importante. Ainda, há um tempo até 2020 – ou seja, aproveite para criar e aumentar a sua credibilidade até lá.

Para acertar em cheio no seu mercado e atingir seu público específico, existem alguns formatos de vídeos que podem ter um impacto maior. Assim, seja para para promover o seu negócio de maneira interna/institucional ou externa, é importante saber sobre o assunto. Então, confira 5 tipos de vídeos corporativos para investir.

– Veja também: 11 câmeras para gravar vídeos que separamos para você: das mais em conta às mais profissionais

tipos de vídeos corporativos

Quais são os principais tipos de vídeos corporativos?

1. Vídeos Tutoriais

Sua empresa pode ficar mais conhecida e se promover por meio dos vídeos corporativos em formatos de tutoriais. Esse tipo de material se tornou extremamente relevante no YouTube, afinal, basta você digitar “tutorial” no campo de busca e possivelmente encontrará um passo a passo sobre praticamente qualquer questão. Porém, é possível explorar ainda mais os vídeos tutoriais.

Ao se tratar de tipos de vídeos corporativos, os tutoriais são um ótimo conteúdo para esclarecer dúvidas – seja de maneira interna ou externa. Ou seja: para o público (clientes, fornecedores, parceiros) ou para os colaboradores.

A ideia do tutorial é simples: ao invés de contar de maneira escrita o que deve ser feito, essa ação deve ser mostrada em formato de vídeo. Ainda, os tutoriais são uma ótima forma da sua empresa se tornar mais conhecida na internet. Isso porque esse formato de vídeo auxilia a captar a atenção de quem entrou na internet querendo saber “como fazer” algo. Assim, são aumentadas as chances da marca ter um bom resultado nos serviços de busca.

2. Webinários

Os webinários (ou webinars) também são um dos tipos de vídeos corporativos que ganham cada vez mais adeptos. Esse formato é essencial para aumentar a autoridade e credibilidade de uma empresa. Isso porque, em um webinário, um especialista sobre o assunto irá falar sobre um tema que possui domínio – seja ele qual for.

Assim como os vídeos tutoriais, os webinários podem ser utilizados para o público interno ou externo da empresa.

Para o público interno: podem ser uma boa forma de auxiliar na comunicação empresarial. Escolhendo um bom líder para aparecer no vídeo, pode motivar, engajar e inspirar a equipe. Esse também é um formato interessante para treinamentos corporativos, para novas funções e ferramentas, por exemplo.

Para o público externo: o webinário serve para a empresa “mostrar a sua cara”. Assim, há uma aproximação com o público. Além disso, é possível colocar o vídeo no seu canal no YouTube e trabalhá-lo nas redes sociais. Aumentando assim o engajamento do público e o conhecimento sobre a sua merca.

Outro lado positivo do webinário é que ele é de fácil produção. Basta um computador com webcam, microfone e acesso à internet para fazer um material relevante. Além de, é claro, um profissional experiente e que se sinta confortável em falar sobre o tema escolhido. Também é possível investir em uma plataforma de webinário com chat. Assim, há interação simultânea entre tutor e público.

– Veja também: 10 Dicas para Planejar e Divulgar Webinar

3. Vídeos institucionais

Sua empresa também pode investir em vídeos institucionais para se promover – seja para público interno ou externo. Nesse formato de vídeo, é possível utilizar o depoimento de pessoas relevantes, sempre de acordo com o objetivo do vídeo.

Assim, pode coletar informações de colaboradores, do dono da instituição, de clientes, parceiros, entre outros.

Para o público interno, o vídeo institucional é importante para que os colaboradores conheçam melhor a empresa e sintam-se mais próximo a ela. Já tratando-se do público externo, o vídeo institucional pode ser um diferencial para fazer com que o público se torne cliente. Esse vídeo pode estar disponível no site da empresa, na aba “quem somos”, por exemplo.

4. Vídeos em formato de listas

Este é outro formato que fez sucesso entre os youtubers e que também pode ser aproveitado pelas empresas. As pessoas se interessam por listas, pois elas criam senso de curiosidade e imediatismo. Assim, também é um material que pode ser utilizado para o público interno ou externo.

Que tal colocar curiosidades da empresa em formato de lista? Esse tipo de vídeo pode ser feito por meio de animações ou contar com um apresentador, por exemplo. Aproximam o público da instituição e costumam ser divertidos, dinâmicos e didáticos.

5. Vídeo FAQ

O vídeo em formato de FAQ pode ser uma ótima opção para responder dúvidas frequentes – de clientes ou das equipes da empresa.

As pessoas absorvem melhor o conteúdo quando ele é feito de maneira audiovisual do que apenas escrita. Assim sendo, pode ser uma solução para facilitar a comunicação da empresa com seu público. Também, ajuda na resolução de dúvidas de maneira prática e ágil, uma vez que não será preciso ficar repetindo a resposta para as dúvidas. Para isso, basta produzir um bom material.

Assim, tenha em mente quais são as perguntas frequentes e desenvolva um bom vídeo, que responda de maneira clara as possíveis dúvidas daqueles que irão assistir o vídeo.

– Veja também: Estabeleça uma estratégia de conteúdo de vídeo para dar destaque a esse formato

Quais são os seus tipos de vídeos corporativos preferidos?

Aqui, citamos 5 tipos de vídeos corporativos que fazem sucesso no mercado atualmente. Se você deseja investir no conteúdo audiovisual pode escolher um ou vários formatos de vídeos para promover a sua empresa.

Por fim: quais sãos os seus tipos de vídeos corporativos preferidos? Deixe seu comentário!

CTA ebook cursos online

Planejamento de curso


Categorias