LTN

LTN: Saiba como fazer o levantamento de necessidades de treinamento em sua empresa

Você sabe o que é o que é LTN? A sigla, que significa “Levantamento de Necessidades de Treinamento”, é uma práticao essencial para definir quais as ações de qualificações devem ser feitas para garantir a melhor qualificação das suas equipes. Isso porque não há como encontrar uma solução adequada para um problema organizacional sem apurar, detalhadamente, a demanda.

O que se sabe é que é essencial investir em treinamentos contínuos para qualificação das equipes. Porém, para acertar em cheio nessas ações, é importante realizar um bom LTN. Se você deseja saber como fazer isso e identificar as necessidades de treinamento em sua empresa, confira esse artigo.

– Você também pode se interessar por: Ajude seus colaboradores a desenvolverem o planejamento profissional e entenderem a importância dessa ação

LTN

Qual o objetivo do LTN?

Antes de colocar em prática o LTN, é essencial entender para que ele serve. Somente assim você transmitirá autoridade e credibilidade para os seus colaboradores. Assim sendo: o levantamento de necessidades de treinamento deve ser utilizado para a empresa descobrir e identificar as dificuldades, lacunas e oportunidades de crescimento em seu time de colaboradores.

Assim, ele pode ser entendido como um conjunto de ferramentas e análises oferecerão as  informações necessárias quanto às capacidades, habilidades e conhecimentos da equipe. É essencial que a empresa compreenda a necessidade de investir em programas de treinamento contínuos e efetivos.

No que diz respeito ao quadro de funcionários, o LTN é importante para desenvolver as equipes e certificar-se de que a empresa conta com o melhor time possível. Assim, ao aplicá-lo, o gestor saberá tudo o que precisa ser corrigido, alterado, eliminado ou incentivado com mais veemência.

Resumidamente, o LTN auxilia a empresa a contar com os melhores profissionais do mercado, a reter e valorizar seus talentos e, mais do que isso, saber quais são as áreas que mais precisam de investimento para melhorar a competitividade da instituição. Mas como aplicar o LTN? Confira nosso passo a passo:

Passo a passo: como fazer um bom LTN?

Para acertar na hora do levantamento de necessidades de treinamento e desenvolvimento existem algumas ações específicas a serem feitas. Assim sendo, preparamos esse passo a passo que pode ser seu guia nesse processo.

Primeiro passo: entenda se a empresa está alinhada com as definições de missão, visão e valores

Antes de levantar as necessidades de treinamento e desenvolvimento, é importante olhar para a própria empresa. Ela está atuando de acordo com aquilo que propõe? Suas ações condizem com o que está definido na missão, visão e valores?

Esses três pontos existem de acordo com um propósito que deve reger a empresa. Ainda, essas ações devem refletir diretamente no clima, cultura e rotina da organização. Ao definir essa questão, é possível seguir para o próximo passo.

– Complemente a leitura com: Levantamento de necessidades de treinamento: faça com 4 passos

Segundo passo: associe suas ações de T&D com os objetivos estratégicos da empresa

Agora é hora de pensar em como colocar em prática as ações citadas anteriormente – ou seja, a missão, visão e valores. Os objetivos estratégicos são a definição prática da visão da empresa. Sua empresa é mais despojada e informal ou exige um relacionamento mais formal? Essas atitudes podem – e devem – ser analisadas e observadas no dia a dia da corporação.

Assim, os treinamentos devem ser realizados de acordo com os objetivos estratégicos da instituição. A preocupação com essa questão evita o erro de apresentar uma proposta de T&D que fuja dos objetivos estratégicos uma organização.

Conhecendo sua missão, visão e valores e associando-as com suas ações, é importante garantir que as capacitações a serem oferecidas estarão de acordo com as necessidades e exigências da sua empresa.

Terceiro passo: entenda o problema e ofereça as soluções

LTN nada mais é do que entender aquilo que precisa ser melhorado na empresa de acordo com seus objetivos pré estipulados. Assim sendo, após as duas análises citada nos tópicos anteriores, é hora de entender os pontos a serem aperfeiçoados e, mais do que isso, encontrar as melhores soluções para cada situação.

Essa etapa pode exigir algumas ações essenciais:

  • Conversas com os líderes e gestores para entender o que precisa ser feito para alinhar as ações com os objetivos da empresa;
  • Entrevistas com os colaboradores, para entender qual a posição deles dentro da corporação;
  • Ainda, pode até ser possível que o RH entre em contato com terceiros – clientes, fornecedores, parceiros, entre outros – para saber a visão deles sobre a empresa.

Assim, se torna viável entender o ponto de vista de todos os envolvidos na corporação e, com isso, garantir um bom LTN. O resultado? Ações de T&D com melhor efetividade e objetividade.

Quarto passo: analise e observe

Você já entendeu que é preciso alinhar as ações cotidianas da empresa com sua missão, visão e valores. Ainda, já compreendeu o que falta para oferecer um produto/serviço de melhor qualidade. Agora é hora do RH analisar e observar de maneira rotineira a forma a qual cada equipe desenvolve suas demandas e tarefas diárias. Elas estão condizentes com o que foi dito? O que pode ser melhorado? Há desperdício de tempo ou de materiais? Quais equipes precisam de treinamento efetivo?

– Veja também: Utilize os melhores argumentos para sua empresa investir em T&D

Colocando em prática o LTN

Seguindo esses 4 passos, você estará melhor preparado para oferecer treinamentos adequados e efetivos para a sua equipe. Após todo esse processo de análise e observação, conhecerá melhor seus pontos fortes e fracos e poderá fazer um bom levantamento de necessidades de treinamento em sua empresa.

Todavia, lembre que a ação do LTN é um ciclo. Após ter compreendido como utilizá-lo a seu favor e a colocá-lo em prática, é importante estar sempre atento às novidades e ações corporativas. Assim, contará com uma equipe qualificada, motivada e engajada – sempre alinhada com os objetivos estratégicos da sua corporação.

E você, já conhecia o passo a passo para colocar em prática o LTN? Qual sua opinião sobre esse levantamento de informações? Deixe seu comentário!

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias