planejamento profissional

Ajude seus colaboradores a desenvolverem o planejamento profissional e entenderem a importância dessa ação

O planejamento é uma ação que deve ser feita em todas as áreas da vida. E com a carreira não pode ser diferente. Assim sendo, fazer um bom planejamento profissional é um grande diferencial para alavancar, entender e prever melhor a sua jornada. Nesse cenário, cabe ao gestor da empresa e a equipe de RH auxiliarem no planejamento profissional dos colaboradores que ali trabalham.

Essa tarefa serve como um grande incentivo e motivação para o colaborador. Isso porque, com o planejamento profissional, eles saberão que existe um plano especial para cada um deles. Dessa forma, entenderão melhor o seu papel para a empresa, assim como a jornada que deve ser traçada em busca dos melhores resultados.

Se você deseja contar com uma equipe mais engajada, motivada e ciente das suas qualificações e necessidades, confira nossas dicas colocar em prática o desenvolvimento do planejamento profissional.

– Veja também: Veja a importância de compartilhar conhecimento no trabalho e como isso pode alavancar o crescimento

planejamento profissional

A importância de fazer um bom planejamento profissional

O planejamento profissional é o documento a ser feito pelos colaboradores com o objetivo de definir suas metas – pessoais e profissionais. Bem como os passos para alcançar esses objetivos e o tempo estipulado para conquistá-los. Assim, é um planejamento de carreira detalhado, que pode ser feito para um período a longo prazo, auxiliando a colocar em ordem toda a vida de uma pessoa.

Ao ter definido os seus objetivos e o caminho a ser trilhado para alcançá-los, é comum sentir-se mais motivado. Isso porque o planejamento mostra que a conquista é palpável.

Ainda, é importante ressaltar que o planejamento profissional deve ser flexível e levar em consideração possíveis mudanças, que são constantes na carreira de qualquer pessoa.

Algumas questões que devem ser respondidas pelo planejamento profissional são:

  • Onde você pretende estar daqui a 5 ou 10 anos?
  • O que almeja alcançar, tanto em sua vida pessoal quanto na sua carreira?
  • Quais são seus sonhos?
  • Você tem feito algo para chegar mais perto da concretização desses sonhos?
  • O que tem feito?

Esses são apenas alguns pontos importantes na hora de colocar em prática o planejamento profissional. Porém, para saber como desenvolver essa importante ação com seus colaboradores, confira nossas dicas.

Como fazer um planejamento profissional?

A empresa e o RH possuem grande papel na hora de desenvolver o planejamento profissional de um colaborador. Assim sendo, assumindo esse papel, é hora de colocar em prática algumas ações. Dentre elas, podemos destacar os seguintes passos:

1. Defina de maneira clara os objetivos a serem alcançados

O RH deve auxiliar o colaborador a definir essa questão. Assim, é importante que o profissional consiga colocar no papel:

  • Quais são seus objetivos pessoais?
  • Quais emoções podem ser alteradas (ansiedade, pensamentos negativos, estresse, maneira de lidar com os problemas, entre outros)?
  • O que fazer para ter uma melhora na autoestima, motivação e realização?
  • Consegue se ver alcançando os objetivos permanecendo nessa empresa, emprego e cargo?
  • Pretende fazer uma nova especialização? Aumentar as qualificações profissionais e pessoais?
  • O objetivo é montar seu próprio negócio ou crescer dentro da empresa?
  • Quais os objetivos pretendidos para cada passo?

Esses são alguns exemplos de perguntas que podem fazer com que uma pessoa consiga observar e definir seus objetivos de vida. Essa é uma ação essencial na hora de desenvolver o seu planejamento profissional.

Independentemente do que o colaborador deseja alcançar, é essencial ter em mente todos os objetivos. Também, é importante traçar metas e estratégias para alcançá-los no menor tempo possível. A partir de então, pode-se efetivamente desenvolver o planejamento.

– Veja também: Veja como aplicar o ciclo motivacional em sua equipe

2. Mantenha o foco no seu objetivo

Para que o planejamento seja bem sucedido, além de ter as metas bem esclarecidas, é essencial manter o foco nos objetivos. Para isso, é essencial ser persistente, flexível e saber lidar com possíveis imprevistos.

O colaborador deve acreditar em si mesmo. Esse é o primeiro passo para alcançar os objetivos. Nesse cenário, a empresa deve oferecer o suporte necessário ao profissional. Dessa maneira, ele estará engajado e motivado a melhorar – e, quando alcançar os objetivos propostos, saberá que a empresa também teve papel crucial nessa longa empreitada.

3. Foque nos seus sonhos, mas mantenha os pés no chão

Ao gestor é importante avaliar se as metas do colaborador são condizentes com a realidade e, principalmente, com os objetivos da empresa. Caso esses indicadores estejam alinhados, é importante ficar com os pés no chão e, pouco a pouco, correr atrás dos objetivos.

É fundamental ressaltar que os bons resultados de um planejamento profissional são avaliados após muita paciência, esforços e ações eficientes. É importante subir um degrau de cada vez e entender que esses objetivos serão alcançados em um prazo nem sempre tão curto quanto o desejado.

4. Utilize a tecnologia a seu favor

Para organizar-se e manter-se motivado, utilize ferramentas tecnológicas a seu favor. Caso o colaborador não tenha conhecimento dessas ferramentas, a empresa pode apresentar e incentivar o uso desses auxílios. O Google Calendar, por exemplo, é uma excelente forma de anotar datas importantes e prazos finais. O Evernote pode ser um bom check-list para o profissional organizar suas tarefas diárias e, ao concluir cada uma das etapas, riscá-las dessa lista.

Além disso, a utilização de e-mails, lembretes e demais ferramentas para a organização pessoal também são importantes para manter o planejamento flexível, atualizado e alinhado com os objetivos finais.

Planejamento profissional em prática!

Ao conhecer esses 4 itens essenciais para praticar o planejamento profissional, você está apto para auxiliar seus colaboradores a organizarem a rotina e conquistarem seus sonhos.

Lembre-se sempre que os principais talentos de uma empresa precisam sentir-se motivados e engajados. Assim sendo, se você deseja manter seu time de colaboradores, é essencial investir na qualificação e entender o objetivo de cada profissional. Assim, saberá como auxiliá-los a conquistarem seus sonhos.

A sua empresa já oferece esse tipo de acompanhamento para as equipes? O que você acha desse tipo de ação? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião!

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias