como atrair aluno online

4 maneiras para saber como atrair aluno online para sua instituição ou curso5 min read

Quer ter mais alunos no seu curso, mas precisa de ajuda para começar? Então confira nossas dicas para saber como atrair aluno online e tenha sucesso nessa empreitada.

São muitas as empresas e até mesmo profissionais autônomos que estão investindo em ações online para adaptar-se às necessidades do mercado. Nesse cenário, utilizar boas ferramentas e tecnologias a favor da sua marca pode ser um grande diferencial na hora de pensar em como atrair aluno online.

Lembre-se que o acesso à internet cresce a cada dia. Assim, o mercado também passa a ser mais competitivo. Dessa forma, destaca-se na área educacional aquela empresa que  consegue atrair e fidelizar o maior número de alunos. Se esse é o seu objetivo, confira esse artigo até o final.

– Você também pode se interessar por: Conheça as estratégias de marketing educacional e saiba como atrair e reter mais alunos

como atrair aluno online

Afinal, como atrair aluno online?

Primeiramente, para saber como atrair aluno online é preciso pensar: o que faz você se atrair por um serviço ou produto? São inúmeras as razões que fazem uma pessoa se interessar por um curso online. Pode ser o preço, custo benefício, horas-aula, material diferenciado, um professor renomado, entre outros.

Porém, para que tudo isso funcione, é preciso fazer com que a informação chegue até o seu público. Afinal, de nada adianta você produzir e oferecer um material excelente se não souber como atingir aqueles prospects, que podem efetivamente virar seus alunos e clientes fiéis.

Assim sendo, para chegar até eles e saber como atrair aluno online, separamos um passo a passo com 4 dicas que podem ser essenciais nesse momento. Assim, com certeza a sua estratégia de marketing digital o levará para patamares maiores de sucesso.

Passo a passo: 4 maneiras de atrair alunos online

1. Apareça e esteja presente no ambiente online

Ninguém lembra daquilo que não é visto, certo? Assim sendo, apareça e esteja sempre presente no ambiente online. Crie uma boa autoridade online. Invista em um bom site, blog e perfis em redes sociais. Preencha esses seus endereços virtuais com materiais de qualidade, investindo no marketing de conteúdo, que eduque e realmente atraia o seu leitor.

As redes sociais possibilitam uma comunicação direta e dinâmica com seu nicho de mercado. Por isso, esteja sempre atualizado sobre as tendências e crie postagens interessantes, que engajem e despertem a curiosidade do seu aluno – ou futuro aluno. Também é importante ressaltar que o investimento em redes sociais não é tão alto e pode ser muito eficaz para aumentar as visualizações e para gerar engajamento no seu conteúdo. Assim, essa é uma técnica interessante para saber como atrair aluno online.

– Complemente a leitura com: Conheça os diferentes estilos de postagens e utilize-os da melhor forma para gerar engajamento

Já o seu site e blog devem traduzir a sua autoridade e responder possíveis dúvidas dos alunos em potencial. Assim, invista em depoimentos daqueles que já realizaram seus cursos, disponibilize um bom FAQ, aposte em cases de sucesso. Tudo para atrair e fazer com que o seu futuro aluno sinta-se seguro em contrar com os serviços prestados pela sua empresa.

Resumidamente: uma página no Facebook e no Instagram, além de um site atualizado, são canais básicas que qualquer instituição deve ter e investir. Além disso, informações como telefone, e-mail, horário de funcionamento e níveis de ensino devem ser facilmente encontradas em todos esses canais.

2. Mostre o seu diferencial

Para saber como atrair aluno online, você deve saber exatamente qual o seu diferencial de mercado. Assim, aproveite e use essa característica como seu ponto forte. Você possui bons dados de aprovação? Teve alguma conquista no mercado? Reconhecimento de grandes instituições? Material diferenciado e de qualidade? Não tenha medo de mostrar essas conquistas. Muito pelo contrário: apoie-se nelas para oferecer sempre diferenciais de qualidade e atraentes para o público.

– Veja também: Conheça o marketing de atração para aumentar as vendas dos seus cursos online

3. Busque por parcerias relevantes

As parcerias podem ser essenciais na hora de saber como atrair aluno online. Assim sendo, não hesite em buscar parceiros que possam otimizar ainda mais o seu produto ou serviço. Você pode optar por influenciadores digitais e/ou por empresas da sua área de atuação que também sairão no lucro ao formar uma parceria com você. Por exemplo: se o seu curso é sobre culinário saudável, que tal formar uma parceria com uma academia? Ou ainda, se você oferece um curso online sobre investir na bolsa de valores, porque não procurar uma empresa destaque na área, que possa oferecer profissionais para falar sobre o assunto e completar o seu material?

Essas parcerias, quando bem feitas, atraem mais alunos e aumentam a credibilidade do seu material. Apesar de não ser necessário investir em uma parceria, essa pode ser uma ação que diferencia você dos concorrentes e, com isso, traz mais interessados para a sua empresa.

4. Interaja com o seu público

Estar presente no ambiente online, fazer parcerias e expor o seu diferencial são ações importantes para saber como atrair aluno online. Porém, outro ponto que merece destaque é a interação. Assim sendo: interaja com o seu público. Crie um relacionamento de confiança e dinamismo. Coloque essa interação na sua estratégia de marketing.

Lembramos que a interação pode ser feita via redes sociais – por comentários, curtidas, compartilhamentos e respostas. Também, é possível estreitar essa relação por meio de materiais relevantes enviados por e-mail, WhatsApp, entre outros. Explore todas as possibilidades que a tecnologia oferece na hora de criar um laço entre a marca e o público.

Colocando em prática as dicas de atração

Com essas 4 dicas para saber como atrair aluno online, você está mais preparado para conquistar o seu público e destacar-se no mercado. Não tenha medo de inovar e esteja sempre de olho nas tendências. Assim, poderá investir em materiais relevantes e visionários, conquistando e fidelizando novos alunos.

E você, já conhecia essas estratégias para saber como atrair aluno online? Utiliza algum – ou alguns – desse(s) métodos em sua empresa? Então deixe seu comentário e compartilhe sua experiência!

CTA ebook cursos online

Planejamento de curso


Categorias