marketing de atração

Conheça o marketing de atração para aumentar as vendas dos seus cursos online

Você já ouviu falar sobre o marketing de atração? Também conhecido como Inbound Marketing, esse método de marketing digital é essencial para garantir a melhora nas vendas dos seus cursos online. Se você não conhece o marketing de atração ou ainda não o utiliza na sua rotina de negócios, você está perdendo tempo.

Assim, entenda a importância dessa metodologia para os negócios atuais e comece a aplicá-la em sua empresa.

marketing de atração

O que é o marketing de atração?

Como o próprio nome sugere, o objetivo do marketing de atração é atrair os clientes. Assim sendo, funciona como a reversão da maneira clássica de se fazer marketing. Isso porque o marketing tradicional era baseado na propaganda e anúncios. Ou seja: o público era interrompido para receber a informação sobre a sua marca. Ainda, era a empresa que o e entenda como essa estratégia é essencial para você atrair mais clientes e aumentar suas vendas.

Como surgiu o marketing de atração?

O Inbound Marketing surgiu nos Estados Unidos em 2006, após o estudo do comportamento dos usuários de internet. Assim sendo, ainda é um método de marketing relativamente novo. Porém, desde o seu surgimento, os resultados alcançados pelo marketing de atração são incrivelmente grandes.

Não a toa o Inbound Marketing passou a ser uma das estratégias adotadas por praticamente todas as grandes empresas ao redor do mundo. E, com o auxílio da tecnologia, toda a metodologia que envolve o marketing de atração passou a ser enormemente difundida. Assim sendo, esse método pode – e deve – ser utilizado por empresas de todas as áreas e tamanhos. buscava ir atrás dos clientes. Assim, investia em panfletagem, ligações – telemarketing, entre outros. Porém, com o marketing de atração isso muda.

Ao invés de interromper a vida ou a navegação de internet do indivíduo, a empresa passa a oferecer materiais relevantes, que façam com que ele se interesse fique interessado na sua empresa, serviço e/ou produto. Com certeza você já viu o marketing de atração no seu dia a dia e talvez não tenha nem percebido. Ele é feito por meio de postagens em redes sociais, blogs, anúncios nos mecanismos de buscas, ações via e-mail, entre outros.

Resumidamente, o Inbound Marketing engloba várias ações que atraem e educam os usuários da internet. Isso acontece desde o primeiro momento em que eles interagem com o site da sua empresa até o fechamento das vendas.

– Você também pode se interessar por: Entenda o que é o marketing de permissão e como aplicá-lo

Como aplicar o marketing de atração?

Resumidamente, o marketing de atração utiliza 4 etapas importantes para serem colocadas em prática. São elas:

  1. A ação de atrair o público;
  2. A ação de converter os visitantes em clientes;
  3. A ação de concluir as vendas. Ou seja: fechar o negócio;
  4. A ação de encantar os clientes e, com isso, fidelizá-los.

Explicando as 4 etapas de maneira resumida:

Fase 1: atração

Inicialmente, o objetivo é atrair público, ou seja, levar visitantes para o site da sua empresa. Como? Por meio de postagens atraentes com conteúdos relevantes, que irão chamar a atenção do público. Normalmente, nessa fase da jornada de compra do cliente, a empresa investe em materiais mais leves, claros e objetivos.

São postagens menos densas, porém, muito atrativas. Esse momento é quando o seu público começa a entender que tem um problema a ser resolvido, ou uma oportunidade a ser alcançada.

Fase 2: conversão

Agora, o objetivo é transformar aquele visitante anônimo em cliente em potencial (lead). Como? Oferecendo materiais que instiguem a curiosidade e eduquem a pessoa. Assim, em troca desse material, a pessoa deixará o e-mail à disposição da sua empresa. Dessa forma, você passa a aumentar a sua rede de contatos e começa a nutrir a relação com esse lead.

– Para acertar em cheio nessa etapa, confira: Aprenda o que são iscas digitais e melhore sua geração de leads

Fase 3: fechamento

Aqui, o seu lead já sabe mais sobre a oportunidade/problema a ser resolvido. Também, já está mais informado com o seu material e relação criada com ele. Nesse momento, a empresa deve oferecer materiais que façam com que o lead realmente deseje se tornar cliente. Assim, cabe à instituição oferecer materiais comparativos, testes e consultas gratuitas. Essas ações farão com que ele fique instigado a consumir seu serviço/produto e sabe o que você pode fazer por ele. É hora de fechar o negócio! Porém, não acaba por aqui.

Fase 4: encantamento

Após o cliente concluir a compra, é hora de encantá-lo e surpreendê-lo. O objetivo é torná-lo um cliente fiel, e, mais do que isso, convertê-lo em um promotor espontâneo da sua marca.

Assim, as ações que podem ser feitas pela empresa para nutrir esse relacionamento são: e-mails com informações relevantes sobre como usar o produto adquirido e pesquisas de satisfação, por exemplo. Ainda, também é o momento de iniciar novamente a jornada de atração. Assim, a empresa pode sugerir que o cliente conheça produtos/serviços complementares, que irão tornar a experiência ainda mais completa.

O marketing de atração consiste em educar o cliente

Essa é a principal diferença do marketing de atração para o marketing tradicional. Isso porque, com esse método, o objetivo é efetivamente educar o cliente. É oferecer informações relevantes para que ele acredite naquilo que a sua empresa está falando. Conquistar autoridade, confiança e preferência frente à concorrência.

Ainda, outras vantagens para a empresa que investe em marketing de atração são:

  • A melhora do relacionamento com o público;
  • Produção de conteúdo relevante e que promova sua autoridade online, garantindo uma melhor imagem frente ao mercado;
  • Custos reduzidos e otimizados: nem todos os esforços de marketing ficam atrelados ao investimento em propaganda e ações promocionais;
  • A realização de parcerias com empresas que ofereçam serviços/produtos complementares ao seu. Por exemplo: uma academia pode firmar parceria com um restaurante de comidas saudáveis. Assim, oferecerá materiais ainda mais relevantes ao público.

– Para conquistar o público, é importante oferecer materiais qualificados. Assim, sugerimos que você complemente a leitura com: Utilize as estratégias de marketing de conteúdo para cursos online

Colocando o marketing de atração em prática!

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o marketing de atração, está pronto para começar a produzir materiais de qualidade, que eduquem e convertam mais clientes para sua marca. Assim, sua autoridade online será aumentada. Ainda, poderá observar aumento nas vendas.

Ou seja: o marketing de atração é benéfico para a empresa, que aumenta suas vendas, e para o cliente, que passa a receber materiais mais relevantes e qualificados, que realmente farão mudanças na sua vida.

E você, já conhecia o marketing de atração? Compartilhe este conteúdo com alguém que também vai gostar de conhecer melhor essa metodologia!

CTA ebook cursos online

Planejamento de curso


Categorias