herocreator inteligencia artificial chatgpt

Quantas vezes você já se viu “forçado” a assistir propagandas em momentos inoportunos? Seja na televisão ou na internet – no YouTube ou por meio de pop-ups que saltam na sua tela de maneira descoordenada, por exemplo – os anúncios muitas vezes surgem sem o interesse das pessoas. É nesse cenário que vamos te explicar o que é marketing de permissão e como ganhar espaço de mercado com ele.

Com um nome autoexplicativo, o conceito marketing de permissão é similar à ideia de marketing direcionado. Ou seja, a estratégia é construída para um público que deseja receber o material, havendo um  processo de consentimento por parte do receptor.

No conceito do marketing de permissão a empresa só se comunica diretamente com o consumidor se ele autorizar esse contato.

Veja também: 10 ferramentas de email marketing para você fazer sucesso

O que é marketing de permissão

O que é marketing de permissão e seu início em 1999

Ao abordarmos o que é marketing de permissão não podemos deixar de lado sua história.

O conceito de marketing de permissão foi citado pela primeira vez ainda nos anos 90. Mais especificamente em 1999, no livro “Permission marketing: turning strangers into friends, and friends into customer”, que em português seria algo como: “Marketing de Permissão: transformando estranhos em amigos, e amigos em clientes”. O livro aborda a visão do marketing de permissão de Seth Godin, seu autor.

Isso significa que o conceito de marketing de permissão surgiu antes da popularização da internet – e muito antes do Google. Isso porque nos anos 90 as pessoas já eram bombardeadas por inúmeros anúncios, principalmente na televisão. Hoje, entretanto é ainda mais fácil entender qual a importância do marketing de permissão.

O marketing direcionado é um conceito muito presente no marketing digital e ganha cada vez mais relevância.

Qual a importância do marketing de permissão

Uma empresa que investe no marketing de permissão garante muitas vantagens frente ao mercado, por isso separamos 3 razões que vão te ajudar a entender qual a importância do marketing de permissão para sua empresa.

Respeito à privacidade e boa reputação

Respeitar os limites do cliente é necessário para um bom relacionamento. Sendo assim, empresas que entendem o que é marketing de permissão e aplicam seu conceito em suas estratégias, por meio do marketing direcionado, saem na frente, pois sabem quem é o seu público e quais ações são mais produtivas para atingi-los – sem perturbá-los.

Público qualificado

Dentro do conceito de marketing de permissão, somente pessoas verdadeiramente interessadas no produto ou serviço oferecido pela empresa serão alvo das campanhas. Com isso, são reduzidos os custos, otimizado o tempo e aumentadas as taxas de conversão.

banner_blog_AI

Personalização

Campanhas de marketing direcionado que pedem autorização dos clientes são individuais e intransferíveis. Ou seja: destinadas exclusivamente para aquele cliente específico.

3 dicas para aplicar o conceito de marketing de permissão

Para você colocar em prática o que é o marketing de permissão separamos algumas dicas:

Invista em marketing de conteúdo e SEO

Ou seja: produza e divulgue conteúdo relevante para atrair e engajar um público específico e crie estratégias de fidelização de clientes. 

Como fazer isso? Utilizando as técnicas de SEO, que fazem com que as pesquisas no Google e demais mecanismos de busca deixem a sua página bem rankeada.

Complemente a leitura sobre SEO: Como utilizar o SEO para bombar sua loja virtual

Facilidade para assinar e também para retirar o cadastro de recebimento dos materiais

Ofereça a opção para as pessoas se cadastrarem para receber seu conteúdo exclusivo, por meio de uma ferramenta de e-mail marketing por exemplo. Em sites e blogs é possível criar uma caixa de inscrição para isso, por exemplo.

Entenda a etapa do funil de vendas em que seu cliente está e envie materiais que interessem ao lead e que o faça andar pelas etapas.

Porém, tão importante quanto permitir o cadastro, é importante também deixar fácil o caminho para que as pessoas possam sair da lista.

Uma sugestão é colocar no final de cada e-mail a opção para elas retirarem o e-mail da lista.

Personalização no contato

Deixe o seu público escolher o formato e a quantidade de envios. Assim que for feito o cadastro ou na primeira mensagem que for enviada, o cliente pode escolher a periodicidade dos e-mails, temas preferidos e melhores horários para o recebimento.

Reciprocidade é a chave

Para atender ao conceito de marketing de permissão e fazer com que ele funciona com maestria, o segredo está na reciprocidade. Quando o cliente permite e interage com a empresa – e essa responde com respeito e conteúdos relevantes – é alcançado o equilíbrio na relação.

Sua empresa já entende o que é marketing de permissão e aplica-o em suas estratégias? Compartilhe conosco o que você acha dessa prática de relacionamento entre instituições e clientes.

[wen_cta id=”6649″]

Banner_v2_blog_Plataforma

Categorias