marketing de conteúdo para cursos online

Utilize as estratégias de marketing de conteúdo para cursos online5 min read

Conhecer as estratégias sobre o marketing de conteúdo para cursos online é essencial para aumentar as vendas deste produto. Isso porque, por meio dessas ações, a empresa, além de conquistar novos leads, também estreita o relacionamento com seus futuros clientes e fortalece essa relação. O resultado? Fidelização. E junto com a satisfação do cliente vem a propaganda positiva que ele faz sobre a sua marca, tanto em redes sociais quanto em grupos de amigos.

Assim sendo, se você deseja vender cursos online, é mais do que necessário conhecer as estratégias de marketing de conteúdo. Ainda, é importante lembrar que essas estratégias envolvem o Inbound Marketing, ação que visa produzir materiais relevantes sobre assuntos relacionados com o seu negócio.

Por exemplo: se você deseja comercializar um curso que produziu sobre investimento na bolsa de valores, pode produzir webinários, artigos, podcasts, entrevistas com especialistas no assunto, curiosidades sobre a bolsa, entre outros. O universo do Inbound Marketing é muito grande e oferece inúmeras possibilidades. Para saber mais como utilizar as estratégias de marketing de conteúdo para cursos online, confira esse artigo.

– Você também pode se interessar por: Criar conteúdo para seu curso online: O Guia Mais Completo

marketing de conteúdo para cursos online

Criando autoridade online

A principal maneira para conquistar os seus leads e convertê-los em clientes é criar sua autoridade online. Por isso é essencial produzir materiais de formatos diversos – como citado anteriormente. Isso porque esses conteúdos criam e aumentam a sua autoridade e credibilidade frente ao público. Assim, as pessoas passam a confiar na sua marca, sentimento necessário para concluir uma compra.

Por esses motivos, o marketing de conteúdo para cursos online não é apenas um auxílio qualquer na hora de divulgar e concretizar uma venda. Ele é quem realmente cria a sensação de segurança e confiança do público com a sua marca. Isso faz com que, mesmo após a conclusão da compra, o cliente continue tendo um laço com a sua empresa, se tornando um propagador da sua marca.

Para conquistá-la você deve investir de maneira assertiva na construção da sua autoridade. Como? Por meio de várias ações. Podemos destacar, entre elas, a utilização de:

Site e blog

O blog pode estar dentro do site da sua marca. Esses endereços devem ser utilizados com maestria. Entenda que o seu site é a sua vitrine. É o local em que as pessoas irão conhecer o seu trabalho e a sua empresa. Assim, utilize-o de maneira correta. Escreva materiais e conteúdos relevantes, que eduquem o público. Também, aproveite para expor depoimentos e cases de sucesso do seu curso online.

Uma ação que passou a ser muito adotada para empresas que utilizam as estratégias de marketing de conteúdo para cursos online – e que tem funcionado é:

A disponibilização de aulas gratuitas

Assim você pode “pedir em troca” das aulas gratuitas o endereço de e-mail e demais informações básicas sobre o seu visitante, tornando-o um lead qualificado. Ou seja: para ele ter acesso às aulas gratuitas, deve aceitar fazer parte do seu mailing. Essas aulas podem ser disponibilizadas via videoaulas, materiais ricos, entre outros. O objetivo é que elas funcionem como iscas digitais.

– Sugerimos que você complemente a leitura com: Aprenda o que são iscas digitais e melhore sua geração de leads

Redes sociais

Cada rede social pede por um tipo de postagem diferente. Porém, esse é um canal extremamente útil para criar e reforçar o laço com o público. Isso porque é dinâmica e permite que o lead ou cliente tire suas dúvidas diretamente com a marca. Também, é por ali que ele passa a conhecer como a empresa se posiciona nas redes e pode sentir identificação.

Para ter sucesso nas redes, é importante que a empresa saiba em quais delas deve estar presente e conhecer sobre os formatos de postagem em cada uma. No Instagram, por exemplo, vale mais um pequeno vídeo ou imagem. Já o Facebook pode ser interessante para a divulgação de links e pequenos textos. O Linkedin é uma rede que exige maior seriedade e o Twitter é um ótimo canal para saber o que está acontecendo neste exato momento no mundo – ou seja, importante para responder possíveis queixas e elogios.

Seja como for, as redes são extremamente importantes na hora de efetivar o marketing de conteúdo para cursos online.

– Você também pode se interessar por: Conheça os diferentes estilos de postagens e utilize-os da melhor forma para gerar engajamento

E-mail marketing

Ao utilizar as iscas digitais e com os endereços de e-mail dos seus leads em mãos, você também pode – e deve – nutrir esse relacionamento por meio de e-mail. Para isso, pode enviar materiais relevantes, que façam com que o seu público sinta-se ainda mais engajado com a sua marca. O lado positivo do relacionamento via e-mail é que o cliente sente-se especial. Isso porque é uma mensagem enviada diretamente para ele.

Assim sendo, para acertar em cheio nas estratégias de marketing de conteúdo para cursos online, não exite em utilizar o e-mail marketing. Para ter sucesso nessa empreitada, conheça e utilize as ferramentas de automatização, que farão com que essa ação seja ainda mais assertiva e eficaz.

– Confira: 10 ferramentas de email marketing para você fazer sucesso

Colocando em prática as estratégias marketing de conteúdo para cursos online

Hoje, entende-se que é muito difícil vender um serviço e/ou produto de imediato. Ou seja, sem que haja um encanto inicial da pessoa com a marca. Por isso, o marketing de conteúdo para cursos online é tão essencial. Ele auxilia nesse processo de criação de autoridade, relacionamento e identificação do público com a marca.

Assim sendo, resumidamente, ele faz com que o público passe por toda as etapas do funil de marketing. São elas: a atração, o despertar do interesse, a conversão – de visitante em lead e de lead em cliente, – a finalização da compra e, por fim, a conquista e fidelização.

A sua empresa já utiliza essas estratégias de marketing de conteúdo na venda dos seus cursos online? Comente e compartilhe a sua experiência com essas ações.

CTA ebook cursos online

Planejamento de curso


Categorias