monitoramento de redes sociais

Veja como fazer o monitoramento de redes sociais e investir em estratégias mais assertivas6 min read

Para saber se uma ação de marketing está efetivamente funcionando, é preciso saber como monitorar, mensurar e metrificar seus resultados, certo? Assim sendo, o monitoramento de redes sociais é essencial para utilizar esses canais de maneira assertiva e eficiente.

Se a sua empresa está presente nas redes – ação importante para qualquer instituição – confira dicas para fazer o monitoramento e ferramentas que podem auxiliar nessa empreitada. Agora, se você ainda não possui perfil nas redes sociais: não perca mais tempo e crie suas páginas. Para saber como fazer isso e acertar no tom e formatos de postagens, confira: Conheça os diferentes estilos de postagens e utilize-os da melhor forma para gerar engajamento

A partir do momento em que sua marca se faz presente nas redes é hora de começar o monitoramento. Mas você sabe como fazer isso? Então veja:

monitoramento de redes sociais

Como fazer o monitoramento de redes sociais?

Resumidamente, o monitoramento de redes sociais serve principalmente para saber o que as pessoas estão falando sobre a sua marca. Diversas redes podem ser monitoradas com o auxílio de ferramentas tecnológicas feitas especialmente com essa função. Facebook, Twitter, Instagram e YouTube, por exemplo, podem fazer parte desse monitoramento.

Também, o monitoramento é importante para agilizar o relacionamento com seus seguidores. É uma forma de interagir rapidamente caso haja um elogio ou queixa sobre seus serviços e produtos. Essa ação é imprescindível para identificar novas oportunidades e evitar crises. Ainda, o monitoramento de redes sociais também inclui o conhecimento sobre o mercado como um todo, marcas concorrentes e possíveis influenciadores digitais, que podem fazer com que a sua empresa se torne mais conhecida no mercado.

Dessa forma, para colocar em prática o monitoramento de redes sociais e fazer um planejamento de mídias mais assertivo, o ideal é utilizar as ferramentas corretas. Elas auxiliam a entender quais os principais assuntos do momento e o comportamento do seu público-alvo. Com essas informações, você estará preparado para fazer postagens mais efetivas e garantir maior engajamento do público. Aqui, separamos 3 ferramentas essenciais para o monitoramento. Confira e veja quais são mais importantes para a sua empresa. Lembramos que essas plataformas podem ser utilizadas em conjunto, garantindo um resultado mais efetivo na monitoração.

Quais ferramentas utilizar para fazer o monitoramento de redes sociais?

Mention

O Mention é uma ótima ferramenta de monitoramento de redes sociais. Ele une o monitoramento social, a análise do concorrente e informações analíticas. O Mention é uma ferramenta paga – seu plano mais básico custa $29 dólares mensais. Porém, ele oferece a oportunidade de um teste grátis. Aproveite essa possibilidade para conhecer a ferramenta.

Ela é disponibilizada em inglês, porém, dentre suas facilidades, permite que você especifique as fontes que deseja monitorar e também os idiomas a serem analisados.

Para isso, você pode selecionar a sua marca e/ou a de um concorrente, por exemplo, para serem monitoradas. Dessa forma, toda vez que alguém mencionar a marca selecionada, você saberá. Com o Mention configurado, todos os dias você saberá o que o público tem dito sobre você e/ou seus concorrentes. Ainda, saberá em quais plataformas e idiomas foram feitas as publicações. A ferramenta também apresenta um gráfico semanal mostrando quantas menções foram positivas, neutras ou negativas. Assim, você pode analisar as suas menções e as dos seus concorrentes

Com essas funções, você passará a conhecer aqueles que são pessoas importantes na divulgação da sua marca. Ou seja: o Mention também mostra a autoridade social e alcance daqueles que escrevem sobre a sua marca. Com essa função, você pode conhecer uma pessoa com muitos seguidores que citou a sua empresa/serviço/produto. Com isso, terá maior chances de desenvolver um relacionamento com ela. Assim sendo, o Mention, além de todas as facilidades já citadas, é uma ferramenta ideal para você encontrar influenciadores em potencial da sua área.

– Veja também: Como ser um influenciador digital e conquistar sua audiência

Keyhole

Outro ponto essencial para o monitoramento de redes sociais é o rastreamento de palavras-chave. Para isso, utilizar o Keyhole pode ser a melhor solução para a sua marca. A ferramenta é extremamente amigável e intuitiva. Também é importante ressaltar que a Keyhole é paga e possui vários planos, mas oferece uma opção de teste grátis.

A principal função da Keyhole é mostrar quais são as keywords relacionadas a sua marca que mais estão gerando buzz no momento. Assim, quando os influenciadores utilizarem aquela palavra-chave, você receberá uma notificação. Como na internet as mudanças são muito rápidas, é importante saber exatamente o que acontece naquele momento, sem atrasos. Por isso, utilizar o Keyhole é tão interessante. Assim você não fica atrasado nas tendências.

A ferramenta permite que você inclua até 4 variações da sua keyword – seja uma palavra-chave ou uma hashtag. Essas configurações auxiliarão na pesquisa de outros assuntos relacionado ao seu interesse.

Ainda, você pode usar a Keyhole para encontrar novos influenciadores e monitorar suas postagens. Ainda, se esse influenciador for seu concorrente, você passa a saber o que ele posta sem precisar seguí-lo.

Dica: você pode acionar um alerta para usuários que tenham no mínimo 10.000 seguidores. Assim, toda vez que eles pesquisarem pela sua keyword, você será notificado. Com esse conhecimento, você pode estruturar suas estratégias e entrar em contato com esse influenciador, oferecendo parcerias, brindes, entre outras negociações.

– Você pode se interessar por: Conheça 6 ferramentas para redes sociais e melhore sua gestão das mídias

Hootsuite

O Hootsuite também é uma ferramenta que merece destaque. Assim como as outras duas plataformas citadas, o Hootsuite é pago, porém, possui um período de teste gratuito. Ele permite que você monitore as menções nas redes sociais em tempo real. Com isso, você interage, responde comentários ou mensagens diretas e, ainda, pode encurtar urls em um mesmo painel. Ou seja: é extremamente útil.

Assim sendo, o Hootsuite coloca todos os feeds em um lugar só e permite que você programe suas postagens. Assim, é fácil de visualizar tudo o que acontece nas redes e agilizar o relacionamento com os interessados na sua marca.

Utilizando todas as ferramentas em conjunto

Como dito lá no início do artigo, as ferramentas de monitoramento de redes sociais não são excludentes. Muito pelo contrário: podem e devem ser utilizadas combinadas, potencializando seus resultados e oferecendo possibilidades de criar melhores estratégias para esses canais.

Assim sendo:

  • Utilize o Mention para ver as pessoas que mencionam sua keyword – ou seus concorrentes;
  • O Keyhole para observar o que as pessoas estão falando e encontrar influenciadores;
  • E o Hootsuite para receber atualizações das suas menções em redes sociais em um mesmo lugar e interagir rapidamente.

O importante é saber que, além do monitoramento de redes sociais, sua marca deve interagir com o público por esses canais. Assim, cria maior engajamento e proximidade com as pessoas. Também, nessa jornada, pode encontrar influenciadores ideais, que se tornem grandes propagadores da sua marca. Para isso, é importante desenvolver estratégias eficientes de mídias sociais, com planejamento, identidade visual e tom de voz adequados.

E você, utiliza alguma dessas ferramentas de monitoramento de redes sociais? Conhece outras plataformas com funcionalidades importantes? Comente e compartilhe sua opinião!

CTA Demonstração 2

demonstração eadbox


Categorias