e-learning analytics

Conheça o E-learning Analytics, uma ferramenta de análise para melhorar a educação6 min read

O método de ensino via educação a distância (EAD) tem conquistado grande parte do público com o passar do tempo. Porém, assim como no ensino tradicional, a aprendizagem via EAD também exige que o aluno tenha seu desempenho avaliado a fim de garantir que todo o conteúdo seja absorvido com qualidade. Nesse cenário, ganha destaque o E-learning Analytics, uma ferramenta de análise que visa melhorar e aperfeiçoar a educação.

Utilizando de maneira efetiva essa tecnologia, é mais fácil analisar a performance e o processo de aprendizagem como um todo. Ainda, o E-learning Analytics auxilia a fazer previsões, bem como na análise de dados e na tomada de decisões.

Assim sendo, se você ainda não conhece ou não utiliza o E-learning Analytics, saiba mais sobre ele e quais mudanças positivas essa ferramenta pode trazer para o ensino via EAD.

e-learning analytics

O que é o E-learning Analytics?

Resumidamente, o E-learning Analytics é uma tecnologia educacional. Ele coleta, mede, analisa e divulga os dados do comportamento dos alunos nos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). Essas ações são feitas por meio de informações adquiridas por meio de sistemas de Big Data. Ou seja: através de bancos de dados compila e relaciona grandes quantidades de informações. Após, oferece informações relevantes e com previsões futuras com base nos comportamentos anteriormente estimados.

Em posse de todas essas informações, é possível criar novas rotas e trilhas de aprendizagem. Dessa maneira, todos os envolvidos na experiência online – tanto professores e tutores, quanto gestores e alunos – sabem melhor quais caminhos seguir.

Ainda, é importante destacar que com o E-learning Analytics essas informações são todas individualizadas. Ou seja: leva-se em consideração o desempenho de cada aluno e assim, é possível identificar as habilidades e dificuldades e cada um.

Os principais resultados ao investir no E-learning Analytics

Os resultados de contar com o E-learning Analytics a seu favor? São inúmeros. Dentre eles, podemos destacar:

  • Para uma empresa, a possibilidade de oferecer treinamentos e ações mais assertivas aos colaboradores;
  • Seja treinamento corporativo ou um curso de aprendizagem autônomo, com o E-learning Analytics otimiza-se a experiência de aprendizagem;
  • A garantia de melhora no desempenho daqueles que concluem o curso;
  • A otimização de custos, pois não há a necessidade de realizar o treinamento duas vezes e, com isso, economiza-se tempo;
  • Com a boa absorção dos ensinamentos, é mais fácil reverter o que foi aprendido em diferenciais táticos – seja para uma corporação ou um aprendizado autônomo;
  • Diminuição no índice de evasão do curso – pois o material oferecido é personalizado de acordo com o aprendizado de cada um.

Veja também: Treinamento EAD: uma ferramenta de desenvolvimento

Como a análise dados é fundamental para melhorar a educação?

Uma das ações analisadas pelo E-learning Analytics é a quantidade de tempo que um aluno gasta em cada módulo de seu curso, por exemplo. Também, mostra a quantidade de cliques feito em cada conteúdo e a interação do estudante em atividades colaborativas. Ou seja: com esses dados é possível compreender quais são as maiores dificuldades sentidas por cada aluno. A partir de então, melhora-se o aprendizado.

Se a empresa percebe que há um grande número de alunos que sente dificuldade no mesmo módulo, ela pode pensar em uma outra forma de ensinar aquele conteúdo. Ao mesmo tempo, se há um conteúdo muito raso, é possível aprofundá-lo e deixá-lo mais relevante.

Porém, para tomar essas decisões de maneira assertiva e melhorar a educação é preciso ter o conhecimento de todas essas informações. Assim, a análise de dados se torna essencial para a melhora no aprendizado. Para isso serve o E-learning Analytics.

– Confira: Learning analytics: o que é e como utilizar em cursos

As facilidades oferecidas pelo E-learning Analytics

Após a obtenção dos dados do aprendizado, a ferramenta oferece conteúdos personalizados a partir dessas informações, tornando o LMS mais atrativo. Assim, links complementares e que estejam de acordo com o conteúdo que o aluno sente dificuldade são exibidos. Dessa forma, amplia-se a visão daquele módulo, fazendo com que o estudante possa compreender o assunto de outra maneira.

É possível explicar o mesmo assunto com outro método ou didática, por exemplo. A tecnologia já oferece inúmeros formatos de materiais. O que o aluno não aprendeu lendo, pode absorver por meio de vídeo, animação, áudio ou infográfico, por exemplo. O objetivo final é que o estudante absorva o conteúdo de maneira qualificada. E essa ação varia de pessoa para pessoa. Cabe ao tutor e/ou instituição oferecer esses materiais diferenciados, que garantam o aprendizado.

– Você também pode se interessar por: Como Criar o Melhor LMS Para Sua Empresa

Personalização e motivação

Dois grandes fatores importantes do E-learning Analytics é a sua possibilidade de personalização e, com isso, garantir uma maior motivação dos alunos. Isso porque o estudante que está fazendo o curso compreende que o material ali apresentado é feito especialmente para ele. Com isso, sente-se mais motivado e engajado a completar o curso de maneira efetiva.

Afinal, cada aluno aprende de acordo com o seu tempo e ritmo. O formato de ensino via EAD utiliza essa característica como uma das suas grandes vantagens frente ao ensino tradicional. E o E-learning Analytics, quando utilizado de maneira assertiva, garante que esse ritmo seja personalizado e bem aproveitado.

Os efeitos positivos do E-learning Analytics

Com os conhecimentos obtidos através do E-learning Analytics, cabe à empresa mensurar os resultados. Assim, poderá investir suas energias e fazer as estratégias de acordo com os resultados presentes na ferramenta.

Ou seja: com a utilização do E-learning Analytics é possível personalizar a experiência do aluno através do seu próprio aprendizado. No fim, saem no lucro:

  • A empresa – que oferece um conteúdo que será melhor aproveitado e, com isso, convertido em resultados;
  • O tutor/professor – pois será contemplado como um bom profissional, que compartilha seu conhecimento de maneira efetiva;
  • O aluno – que aprende e absorve aquilo que lhe é passado de maneira qualificada.

Assim sendo, é importante ressaltar que contar com o E-learning Analytics pode ser um grande diferencial para a sua empresa. Não perca mais tempo e conheça ainda hoje os benefícios que essa ferramenta pode representar para a melhora da educação.

Você já conhece e utiliza a tecnologia do E-learning Analytics? Comente e compartilhe sua opinião!

Trial

trial eadbox 7 dias


Categorias