educação mercado

Veja como e porque a educação de mercado é importante para o sucesso do seu negócio

O conhecimento e a educação são essenciais para garantir o sucesso em qualquer área de atuação. Tratando-se do mercado corporativo, não seria diferente. Isso acontece porque é preciso contar com um público que conheça a sua marca e produtos/serviços. Assim sendo, confira de maneira didática como a educação de mercado é essencial para o sucesso do seu negócio.

É comum que as empresas invistam incansavelmente em suas melhorias e inovações. Porém, por vezes se deparam com números de vendas insatisfatórios ou falta de feedback de clientes. Um dos fatores que pode causar essa falha é a empresa não educar seus clientes de maneira adequada.

Por isso, se você passa por essa situação ou conhece empresas que possuem bons serviços/produtos, mas não alcançam o nível desejado de sucesso, confira esse artigo e compreenda melhor como funciona a educação de mercado e a sua importância para o sucesso de um negócio.

educação de mercado

O que é educação de mercado?

Mesmo que uma empresa ofereça um serviço/produto diferenciado, é difícil sustentar essa situação favorável se não houver uma boa comunicação com o cliente. Assim, para construir um relacionamento saudável para ambas as partes, é preciso que haja um investimento da empresa na educação de mercado.

Dessa forma, para construir essa boa relação, é importante que a empresa invista no Inbound Marketing e em ações de marketing de conteúdo, que devem ser desenvolvidas para educar o cliente.

Para entender melhor: resumidamente, o Inbound Marketing pode ser traduzido como “Marketing de Atração”. Sua ideia é que, ao invés de a empresa ir atrás do cliente, faz com que ele chegue voluntariamente até ela por meio de mecanismos de busca, sites de referência, redes sociais, etc. Já o marketing de conteúdo é como se fosse o combustível do Inbound. Ou seja: engloba todo o conteúdo feito para informar, entreter e, é claro, educar um futuro cliente. Assim, o marketing de conteúdo atua como uma estratégia de relacionamento com o consumidor e o Inbound Marketing como uma metodologia de conversão e vendas. Ambos, caminhando juntos, garantem maior autoridade e sucesso para a empresa.

Sabendo dessas informações, cabe à instituição investir em ações de marketing a fim de:

  • Chamar a atenção, educar, despertar o interesse, conquistar a confiança, vender o serviço/produto e, por fim, fidelizar o cliente. Porém, como fazer isso?

Você também pode se interessar por: Estratégias de fidelização de clientes: conheça 9 táticas infalíveis

Como fazer a educação de mercado através do marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo, como dito anteriormente, é todo o material feito para o consumo do cliente. Assim, cria laços com o público que vão muito além de uma simples compra. Ainda, com a concorrência atual de mercado, converter um visitante em cliente vai muito além de falar apenas sobre o seu produto e preços. Uma empresa, para conquistar o mercado, precisa ter um amplo conhecimento sobre ele.

Assim sendo, é necessário que a instituição conheça seu público-alvo, saiba os canais em que ele está presente, o que ele deseja consumir de informações, entre outros. É necessário grande esforço para se destacar, educar e conquistar o público. E o marketing de conteúdo pode ser esse grande diferencial.

A instituição deve entender que educar o seu cliente significa deixá-lo preparado para adquirir seu serviço ou produto. E é preciso que, nesse processo, o cliente enxergue todo o valor acoplado àquilo que ele está prestes a adquirir. Dessa maneira, a educação de mercado acontece muito antes da venda.

Por isso, é importante que essa etapa esteja alinhada com todas as estratégias de marketing e atração de uma empresa. Assim, ao converter um visitante em lead, ele já está sendo educado pela sua instituição.

Para acertar na produção do conteúdo, confira: Conheça as melhores ferramentas para produção de conteúdo

As 3 etapas para colocar em prática a educação de mercado

Para colocar em prática essas ações e conquistar o seu cliente, existem 3 grandes passos que devem ser seguidos. São eles:

1. Apostar em um bom marketing de atração

Ou seja: investir em ações de Inbound Marketing – já citado anteriormente.

O objetivo aqui é priorizar a comunicação com clientes em potencial (leads). Como fazer isso? Mantendo o relacionamento nas etapas de compras por meio de redes sociais, e-mail marketing, postagem em blogs, entre outros. O marketing de atração consiste em informar e educar o cliente por meio de conteúdos relevantes. Essa ação cria um relacionamento saudável entre a empresa e o consumidor.

2. Fortalecer o relacionamento entre o cliente e a empresa/vendedor

Hoje, o papel do vendedor não é apenas “empurrar” o produto. Ele deve saber qual o contexto do cliente – e, com isso, oferecer as melhores soluções para cada caso.

3. Investir em ações de pós vendas

Agora é a hora da empresa garantir a satisfação e fidelizar esse cliente. Para isso, pode pedir sugestões, avaliações de compra, feedback, entre outros.

Complemente a leitura com: Como fazer um pós-venda eficiente e fidelizar seus clientes

Quais os benefícios de educar o mercado?

Educar o mercado resulta no aumento do potencial de vendas de uma empresa. Ainda, essas ações implicam na diminuição de gastos no setor de pós-vendas. Isso porque os clientes bem educados durante todo o processo de compras da sua empresa já estão familiarizados com aquilo que adquiriram e com o funcionamento da sua marca. Dessa forma, possuem menos dúvidas superficiais sobre aquilo que compraram.

Ainda, educar o mercado significa lidar com clientes mais qualificados. São pessoas com mais informações sobre a atualidade e entendem que o produto/serviço oferecido pela sua empresa é o melhor disponível.

Assim sendo, trabalhar a educação de mercado ajuda nas vendas, na autoridade e no engajamento da marca frente ao mercado. Por isso, estratégias que envolvem a presente em redes sociais e blogs conquistam cada vez mais adeptos.

Os problemas em não investir na educação de mercado

Ao deixar de lado a preocupação com a educação de mercado, é possível que as empresas se deparem com:

  • Baixa retenção de clientes;
  • Clientes insatisfeitos;
  • Pós venda sobrecarregado;
  • Devolução de produtos ou cancelamento de serviço;
  • Menor possibilidade em os clientes comprarem novamente da sua marca.

A consequência desses fatores? Menor credibilidade e, com isso, diminuição na renda.

Então, agora que você já entendeu os motivos de investir na educação de mercado, que tal colocar em prática essas ações? Já utiliza alguma delas? Deixe seu comentário!

CTA Consultoria

consultoria ead


Categorias