ferramentas para produção de conteúdo

Conheça as melhores ferramentas para produção de conteúdo7 min read

A produção de conteúdo é uma atividade que está em crescimento exponencial no mercado. E hoje já existem inúmeras ferramentas para produção de conteúdo que desempenham um grande papel para auxiliar o produtor. Da mesma maneira, também há um grande consumo de informações desses materiais por inúmeros canais. Ou seja: da mesma maneira que qualquer pessoa tem a capacidade de produzir, também existe um grande público interessado.

Assim sendo, seja autônomo ou profissional de uma empresa, aquele que trabalha com a criação deve, obrigatoriamente, conhecer sobre marketing digital. Também deve saber quais são as principais plataformas que podem fazer toda a diferença no material final.

É importante lembrar que esse é um mercado que muda e se atualiza constantemente. Portanto, para ter sucesso nessa área, é importante estar sempre qualificado e em busca de novidades. Para auxiliar nessa jornada, separamos algumas das principais ferramentas para produção de conteúdo. Assim, você terá um maior embasamento sobre as etapas de criação. Confira.

– Você também pode se interessar por: Como os criadores de conteúdos estão construindo essa nova profissão

ferramentas para produção de conteúdo

As etapas de criação e as principais ferramentas para produção de conteúdo

A criação de conteúdo é uma ação que passa por inúmeras etapas. Assim sendo, para obter sucesso nessa grande jornada, é importante conhecer cada uma delas – e quais ferramentas devem ser utilizadas para otimizar o trabalho.  

1. Conhecer e definir a persona

Antes de qualquer ação, é importante conhecer quem será a sua persona ideal. Assim você será capaz de produzir conteúdos que atingirão em cheio o seu objetivo. Para isso, você deve saber quais são as metas, objetivos e dúvidas da sua persona. Dessa maneira, para definir a sua persona, você pode utilizar algumas ferramentas. Aqui, citamos três delas:

Ferramentas para definir persona:

Google Forms – o bom e velho formulário do Google costuma ser muito utilizado para pesquisas de TCC e demais trabalhos acadêmicos. A ferramenta gratuita permite a criação de formulários. Eles deverão ser enviados para uma parcela do público pré-definida – como grupos específicos do Facebook, por exemplo. Assim, será mais fácil para você definir a sua persona ideal.

Make my Persona – o Make my Persona é uma das ferramentas para produção de conteúdo disponibilizadas pela HubSpot. Ele é um site que possui exatamente a função proposta por essa etapa: auxiliar na criação de personas.

Gerador de Personas – ferramenta que surgiu por meio da parceria da Rock Content com a Resultados Digitais, o gerador de personas também pode ser muito utilizado para as empresas definirem a sua persona ideal.

– Para saber mais sobre a importância de definir a sua persona ideal, confira: Aprenda o que são personas e como criar as suas

2. Definir as palavras-chave

Outra etapa essencial para a criação e produção de conteúdo é a definição das keywords – ou palavras-chave. Esses são os termos que, quando pesquisados no Google, direcionarão para o seu conteúdo. Ao associar boas keywords ao seus textos, é mais fácil que eles sejam encontrados pelo usuário via Google ou demais buscadores. Para isso elas devem ser bem posicionadas e definidas (tema que será abordado no próximo tópico). Assim sendo, para definir as principais palavras chave, você também pode utilizar ferramentas online. Destacamos algumas:

Ferramentas para auxiliar na definição de palavras chave:

Google Keyword Planner – essa ferramenta da Google permite que você selecione palavras relacionadas ao seu conteúdo – empresa, produto ou serviço. A partir de então, verifica-se quais são as keywords mais procuradas pelos usuários da internet – que estejam relacionadas a esses termos. Assim, você tem um conhecimento melhor sobre como produzir seu conteúdo a fim de que ele seja encontrado pelos usuários.

Keyword Spy – a Keyword Spy permite que você saiba quais são as palavras-chave que funcionam para a concorrência, seja nas campanhas de links patrocinados ou buscas orgânicas. Assim, tem um maior e melhor conhecimento do mercado e está mais preparado para a sua produção de conteúdo.

3. Pesquisar o mercado geral  

Definiu a sua persona e suas principais keywords? Então você já sabe melhor como se comporta o seu público – e a sua concorrência. Agora, é hora de aprofundar ainda mais conhecimento nessa área. Para isso, é importante conhecer bem o mercado o qual irá se inserir. Também, deve definir quais são os melhores formatos de conteúdo para a sua empresa. Será um material mais visual ou textual? Qual será a linguagem utilizada? Formal ou informal? As ferramentas que podem auxiliar nesse momento são:

Ferramentas para auxiliar na pesquisa de mercado:

Feedly – O Feedly é essencial nessa pesquisa de mercado. Isso porque ele agrupa inúmeras fontes de informação, como Youtube, Podcasts, blogs, Tumblr, entre outros. Com o Feedly, é possível fazer uma busca rápida e produzir materiais mais atrativos para a sua marca. Ainda, como bônus, acaba consumindo conteúdos interessantes para a própria qualificação.

Google Trends – O Google Trends mostra quais são as tendências de busca em tempo real. Assim, podem auxiliar na criação de conteúdos noticiosos – ou seja, que tenham a ver com a situação atual – ou até mesmo no formato Evergreen. Isso porque auxilia a ter boas ideias para a produção. Também, o Google Trends permite que você monitore o nome da sua marca e concorrentes. Assim, saberá quem está atraindo mais a atenção do público.

4. Produzir o conteúdo

Definiu a sua persona, suas keywords e está com o conhecimento adequado sobre o mercado? Então é hora de botar a mão na massa e começar a produzir efetivamente o conteúdo. Para isso, existem inúmeras ferramentas úteis.

Ferramentas para auxiliar na produção de conteúdo:

Google Docs – o Docs é a ferramenta que mais se destaca na produção de conteúdo. Isso tratando-se da parte de texto redação. O Docs é um aplicativo gratuito, rápido e com inúmeras funcionalidades. Permite integração com inúmeras plataformas e plugins e também destaca-se por causa da sua fácil usabilidade. Se você já usou o Microsoft Word alguma vez, saberá facilmente como utilizar o Docs.

– Se você deseja conhecer ferramentas para produção de conteúdo no formato de vídeos, confira: 7 ferramentas para criar vídeos que vão facilitar sua vida

4. Definir o calendário de postagens/publicações

Para garantir sua autoridade, é importante definir a frequência para as postagens.

Ferramentas para auxiliar na organização de postagens:

Evernote – O Evernote é uma ferramenta que pode ser utilizada para organização em todos os setores – inclusive como uma das ferramentas para produção de conteúdo. Gratuito e intuitivo, o Evernote funciona por meio do site ou de aplicativo, disponível para iOS ou Android. É uma ferramenta extremamente útil que merece a sua atenção.

– Para saber mais sobre o Evernote, confira: Conheça os recursos e saiba como usar o evernote para melhorar sua rotina

Contentools – dentre as inúmeras funções do Contentools, a plataforma também permite que você controle o andamento de seus conteúdos, agende as entregas e datas de publicação automática.

Google Calendar‎ – mais uma ferramenta da Google que merece atenção é o Calendar. Ele permite que você envie alertas, programe suas postagens e integre-o com outras ferramentas do Google. Intuitivo, de fácil utilização, online e gratuito.

Agora é hora de distribuir o material!

Com esse artigo, você passou a conhecer algumas das melhores ferramentas para produção de conteúdo. Agora que já possui essas informações, é hora de produzir o material e, por fim, distribuí-lo. É importante pensar como será feita essa distribuição e quais serão os canais utilizados: blog da empresa? Site? Redes sociais? Campanha de e-mail marketing? Defina quais são suas estratégias e conte com um bom resultado.

Terminou de ler o artigo e deseja acrescentar alguma informação sobre o assunto? Deixe um comentário!

Planejamento de cursos online

Planejamento de curso


Categorias