planejamento estratégico de marketing

Monte um planejamento estratégico de marketing e obtenha melhores resultados

Você sabe o que é e, principalmente, a importância de desenvolver um bom planejamento estratégico de marketing? A ação, que auxilia a compreender melhor o seu público-alvo e traz bons resultados a longo prazo é essencial para empresas que desejam manter-se competitivas no mercado atual.

Independentemente do tamanho e área de atuação da empresa, o planejamento estratégico – ou plano estratégico – deve ser encarado como uma etapa essencial do processo gerencial. Assim sendo, auxiliará a estipular os próximos passos da instituição, resultados que devem ser alcançados e ações a serem feitas.

Deixar de fazer planejamento estratégico pode resultar em uma diminuição do ROI e do faturamento geral da empresa. Isso porque o plano auxilia a diminuir o desperdício de recursos para a empresa, acertando em cheio nas estratégias e personas ideais. Para compreender um pouco mais sobre a importância de desenvolver um planejamento estratégico de marketing – e o passo a passo para montá-lo, confira esse artigo.

planejamento estratégico de marketing

O que é planejamento estratégico de marketing?

Primeiramente, é preciso entender o que é o planejamento estratégico de marketing.

Assim sendo: o planejamento estratégico de marketing é um documento criado para nortear as ações de uma empresa. Auxilia no posicionamento de mercado, no entendimento da empresa ou de um produto específico. Tudo isso em busca de um objetivo pré estabelecido.

Para isso, o planejamento ideal precisa englobar todos os níveis da empresa. Levantar informações e mostrar quais ações devem ser feitas em busca desse objetivo ideal. Normalmente, os responsáveis por desenvolver o planejamento estratégico de marketing são os gestores de alto nível da empresa. Isso porque todas as estratégias devem ser criadas com base nas decisões importantes e cruciais para o sucesso da empresa.

– Veja também: Como planejamento de marketing ajuda na divulgação de cursos online

Diferença entre o planejamento tradicional e o planejamento de Lean marketing

O planejamento tradicional é aquele que envolve maior tempo de produção, execução e busca por resultados. Já o Lean marketing, muito utilizado pelos planos de marketing digital e de conteúdo, possui suas particularidades.

Seu objetivo é ser mais livre, fugindo de ciclos estratégicos muito longos. Dessa forma, a empresa consegue adaptar a estratégia de acordo com a sua realidade. Como? Identificando o que realmente funciona no seu dia a dia e minimizando os prejuízos.

Outra característica muito explorada pelo Lean marketing são as ferramentas tecnológicas. Ou seja: enquanto o marketing tradicional prefere mídias físicas – como a assessoria de imprensa e revistas – o Lean marketing explora os recursos digitais. Como exemplo, podemos citar as campanhas Ads nas redes sociais e no Google. Também, a utilização de calls to action e landing pages é essencial para esse formato de estratégia.

– Veja também: CTA, saiba como melhorar seus resultados com Calls to Action

É importante ressaltar que não existe um formato de marketing melhor. Porém, cada um oferece suas particularidades. Ainda assim, é preciso ressaltar que criar um planejamento estratégico de marketing lean oferece maior flexibilidade. Isso porque ele permite que haja uma maior fase de experimentação com o objetivo de encontrar a melhor opção para sua empresa.

Montando o planejamento estratégico de marketing

O primeiro passo para montar o seu planejamento estratégico é entender quais os pontos que ele deve, obrigatoriamente, englobar. Assim sendo, tenha claro as seguintes questões:

  • Qual é a visão da empresa?
  • Qual a missão/propósito da empresa?
  • Quais são os valores da empresa? Ou seja: quais são as premissas que serão seguidas para se alcançar a visão da empresa?
  • Qual estratégia? Ou seja: como será alcançada a visão da empresa por meio de ações?

Tendo esses 4 pontos bem definidos, é hora de começar fazer o planejamento estratégico de marketing. O passo a passo é o seguinte:

1. Análise da situação da empresa e mercado

É importante que você conheça profundamente a sua empresa e o mercado em que está inserida. Para isso, é essencial desenvolver a análise SWOT – ou análise FOFA. Essa ação permite que você consiga visualizar suas forças/strengths, fraquezas/weaknesses, oportunidades/opportunities e ameaças/threats.

– Para desenvolver uma boa análise, confira: GUIA: aprenda definitivamente como fazer a análise SWOT de uma empresa

2. Definição dos objetivos e das estratégias

Agora você já conhecer os pontos fortes e fracos da sua empresa – além de ter um conhecimento sobre concorrência e mercado. Agora é hora de formular e definir os principais objetivos e metas das suas estratégias.

Essa etapa da elaboração do planejamento estratégico de marketing exige que seja definido quanto será cobrado pelo seu produto/serviço. Também, é importante estipular como será feita essa venda e, principalmente, quem é a sua persona. Ou seja: para saber como chegar até o seu público, você precisa saber efetivamente quem é ele.

Para isso, você pode usar o conceito dos 4Ps: definir seu produto, preço, praça e promoção. Resumidamente:

Produto: aquilo que você deseja comercializar;

Preço: valor cobrado pelo produto ou serviço;

Praça: forma e locais em que o produto ou serviço será ofertado;

Promoção: estratégia que será feita para atrair o público e tornar o seu produto conhecido.

4. Implementação da estratégia

Utilizando todas as informações anteriores, você já tem seus objetivos muito bem estipulados. Ainda, conhece o mercado e concorrência, seu público, o preço do seu serviço/produto, entre outros. Agora é hora de efetivamente implementar o seu planejamento estratégico de marketing. Para obter sucesso nessa ação, invista e conte com o apoio de ferramentas tecnológicas para manter a sua empresa sempre no topo.

Também, para efetivar a estratégia, é possível que a empresa opte pela contratação de novos talentos, campanhas de publicidade e/ou participação em eventos. Todas essas ações variam de acordo com a sua área de atuação e objetivos.

5. Monitoramento e o controle das ações aplicadas

O Lean Marketing é uma estratégia extremamente eficiente. Porém, é algo que existe constância e frequência. Assim sendo, saiba que para colher os frutos do bom planejamento estratégico de marketing, é preciso que você mantenha-se sempre atualizado e investindo no conhecimento na área.

Para manter um bom controle e monitoramento das ações, faça projeções e defina objetivos a serem alcançados em X semanas ou meses. Assim, poderá acompanhar o progresso de perto e com resultados concretos.

Agora você já sabe como montar um planejamento estratégico de marketing e obter melhores resultados para sua empresa! Gostou? Então comente e compartilhe conosco a sua opinião!

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias