cta

CTA, saiba como melhorar seus resultados com Calls to Action

Se você está familiarizado com estratégias de marketing ou começou agora a pesquisar mais sobre divulgação digital, já deve ter esbarrado algumas vezes com a expressão CTA, certo? Já ouviu falar algumas vezes, mas ainda não ter certeza do que significa ou como aplicá-lo nos seus materiais e conteúdos? Então continue lendo o post do blog!

 

cta

 

O que é um CTA?

CTA é a sigla para “call-to-action”, que podemos explicar como uma chamada para atrair a atenção. Essa chamada pode ser visual ou em texto.

Apesar de ser amplamente utilizado nas estratégias e materiais de marketing digital, o CTA não surgiu recentemente. Sua utilização já é uma prática da publicidade em geral. Sabe aquela frase de efeito que direciona para a compra? Como “ligue agora” ou “compre agora mesmo”? Pois então, essas frases são CTAs.

O marketing digital importou essa ferramenta publicitária e utilizá-la para alcançar seus resultados é essencial. Ela funciona muito bem para direcionar o visitante a realizar alguma ação.

Como escolher o CTA ideal?

Escolher qual CTA e como utilizar depende muito do material em que ele será aplicado. O tipo correto do CTA e o texto inserido no mesmo também faz muita diferença nos resultados.

Se estamos falando de um post em um blog, por exemplo, o CTA pode ser um link para outro texto ou um banner com texto e imagem, direcionando para algum material mais robusto e completo.

Para escolher corretamente o CTA, você precisa estar atento a alguns pontos:

  • Objetivo do CTA: os objetivos podem variar, como aumentar o fluxo do blog, direcionar para uma página de conversão, estimular interação com o conteúdo, oferecer um material rico… A primeira coisa é pensar em porque aquele CTA será inserido, para escolher qual faz mais sentido;
    Persona: sempre devemos pensar em quem está consumindo aquele conteúdo e o que atrairia a atenção daquela persona. Para entender melhor esse conceito e direcionar os seus CTAs corretamente, você pode ler esse post do blog;
  • Etapa do funil de vendas: em que etapa do funil a pessoa que vai entrar em contato com o CTA está? Não adianta direcionar um visitante que está tendo o primeiro contato com a sua empresa direto para uma landing page oferecendo o seu produto, que é voltada para alguém no fundo do funil de vendas;
  • Formato e posicionamento: você também deve avaliar se para a página em questão faz mais sentido textos, links ou imagens como CTAs. Além disso, pense onde o elemento será colocado, para que ele chame a atenção mas não seja interruptivo.

Que diferença faz incluir um CTA em uma página?

O CTA é uma ferramenta fundamental para promover as ofertas, atrair leads e gerar conversões.
Por exemplo, pense que a sua empresa decidiu criar uma Landing Page, focada em conversão. O objetivo é que as pessoas preencham um formulário, que estará na página, de interesse no seu produto ou serviço, para que a sua equipe de vendas possa entrar em contato. O CTA é o que ajuda a atrair a atenção e direcionar para que esse passo seja concretizado.

Existem hoje várias ferramentas disponíveis para ajudar a criar landing pages em modelos já testados e que funcionam, como é o caso do Klick Pages. Se você se interessa pelo assunto, pode ler esse post completo, em que abordamos o tema.

Tenha paciência e use os CTAs para ir direcionando aos poucos o consumidor por todos os materiais publicados pelo seu setor de marketing. Dessa forma, você aumenta as chances de um visitante se tornar um lead qualificado.

Preparado para usá-lo na sua estratégia de marketing digital? Comece a aumentar as taxas de conversão da sua empresa com essa ferramenta!

 

CTA Consultoria

consultoria ead


Categorias