o que é o hotjar

Veja o que é o Hotjar e como se beneficiar desta ferramenta5 min read

Você sabe como é o comportamento dos visitantes no seu site? Quanto tempo eles permanecem na página, qual o mapa de calor, cliques e rolagem da página? Para saber essas informações e utilizá-las a seu favor, você pode usar o Hotjar. Mas você sabe o que é o Hotjar?

Dentre as inúmeras ferramentas tecnológicas que auxiliam das estratégias de uma empresa, saber o que é o Hotjar e, principalmente, fazer um uso efetivo dessa ferramenta pode ser essencial para otimizar o funcionamento do seu site e, com isso, compreender melhor o visitante do seu endereço virtual.

Assim, se você deseja otimizar o seu site para que sejam convertidos mais visitantes em leads – e, por fim, mais leads em clientes, – leia esse artigo até o final e entenda o que é o Hotjar.

o que é o hotjar

O que é o Hotjar?

Resumidamente, o Hotjar é uma ferramenta para a otimização de um site. Ela oferece dados sobre a interação dos visitantes com o conteúdo da página online. Essas estatísticas mostram como é o comportamento do usuário no site. Ou seja: mostra os pontos cegos da página e também as oportunidades que podem ser melhor aproveitadas pela empresa.

Hoje, é extremamente importante contar com um site eficiente. Ele é ferramenta essencial para que o marketing digital da sua empresa funcione como o planejado. Porém, para garantir que o seu endereço online seja efetivo, pode ser necessário contar com o auxílio de ferramentas especiais.

Isso porque elas podem mostrar, de maneira clara, o que realmente funciona no seu site – e o que precisa ser mudado. Assim, sabendo o que é o Hotjar e utilizando-o, essa questão poderá ser muito bem aperfeiçoada.

Como funciona e para que serve o Hotjar?

O Hotjar é uma ferramenta utilizada para criar registros do comportamento do visitante no seu site. Tendo o conhecimento desses dados, a empresa pode encontrar melhores oportunidades de interação no site. Também, pode otimizar o fluxo de compra de um cliente, removendo obstáculos que estejam no caminho do visitante que está prestes a se tornar um lead.

Pense que: se você tem site e/ou blog, é essencial saber a forma como os visitantes interagem com essa página. Afinal, assim saberá o que funciona e o que precisa ser melhorado. Também, tendo o conhecimento dessas ações, você saberá quais são as melhores oportunidades de negócios e desafios a serem superados. Ou seja: o que fazer em seu ambiente online para conquistar o visitante, convertê-lo em lead e, em seguida, em cliente? Simples: use o Hotjar a seu favor e tenha conhecimento sobre essas questões.

– Veja também: Oportunidade de venda: saiba como identificá-la

Funcionalidades do Hotjar

O Hotjar oferece várias ferramentas que ajudam a descobrir a relação do visitante com o conteúdo do seu site. Dentre essas funcionalidades, podemos ressaltar:

O mapas de calor / heatmaps

Essa função auxilia a identificar aquilo que o usuário procura assim que entra no site. O comportamento do visitante é registrado e representado por cliques, toques e rolagem de página. Vale lembrar que o Hotjar consegue analisar os dados de visita feitos tanto por dispositivo móvel – como smartphones e tablet – ou fixo. Assim sendo, quanto maior for a interação de um usuário em certa área do mapa, mais “quente” ela será. Essa estatística poderá ser facilmente visualizada na ferramenta.

Registro de cada visita por meio da gravação de tela

Cada visitante que entrar no seu site terá seu registro anotado e registrado em vídeo. Ou seja: o Hotjar permite que você acompanhe gravações do comportamento de seus visitantes. Você consegue ver os cliques, toques e movimentos do mouse de cada usuário. Dessa maneira, saberá identificar com maior facilidade os problemas de usabilidade do site – e corrigi-los.

O registro de visitas individuais também pode ser muito utilizado para validar ideias em testes A/B.

Funil de conversão

Essa ferramenta mostra a trajetória do visitante até ser convertido em lead. Com esses dados, a empresa passa a ter noção sobre quais são os obstáculos ou demais motivos que fazem com que o visitante abandone o site antes de efetivar a sua conversão em lead.

Ao perceber a página em que há maior desistência: teste! Melhore o design, botões, textos e tudo o que for possível e necessário. O objetivo é otimizar a experiência dos seus visitantes – e, por fim, convertê-los.

– Para evitar esse problema, veja também: Aprenda o que são iscas digitais e melhore sua geração de leads

Análise das estatísticas de formulários / Form Analytics

Essa funcionalidade permite que a empresa saiba qual o comportamento do visitante ao abrir uma página de formulário do site. Ou seja: quais campos demoram mais para serem preenchidos, quais são ignorados/deixados em branco. Também mostra o que faz com que visitantes abandonem o questionário no meio. Com isso, cabe à empresa desenvolver novas perguntas a serem respondidas, por exemplo.

Teste o Hotjar na sua empresa!

Sabendo o que é o Hotjar e a importância dessa ferramenta para otimizar o funcionamento do seu site, é hora de colocar esse conhecimento em prática e aperfeiçoar o relacionamento com seus visitantes.

Para saber mais sobre a ferramenta, visite o site oficial (em inglês) e conheça o que o Hotjar oferece. Ressaltamos que a ferramenta é altamente intuitiva, responsiva, com um boa interface e fácil de usar.

A ferramenta oferece a possibilidade de você testá-la de maneira gratuita. Porém, para utilizar de todas as suas funcionalidades, é preciso escolher o plano que mais lhe agrada. Os valores variam de $89 a $589 dólares mensais, de acordo com a sua necessidade. Grandes empresas como a Nintendo, Panasonic, Decolar.com, Fiat e Hubspot são apenas alguns dos exemplos de clientes que utilizam o Hotjar.

E você, já conhecia e sabia o que é o Hotjar? Faz uso dessa estratégia para o seu marketing digital? Comente e compartilhe conosco a sua opinião sobre essa poderosa ferramenta.

CTA Consultoria

consultoria ead


Categorias