gerenciamento do tempo em cursos online

Como fazer o gerenciamento do tempo em cursos online

Estudar via EAD oferece inúmeras facilidades e vantagens, tanto para os produtores do material quanto para os estudantes. Um ponto que merece destaque é a autonomia e flexibilidade de horários, que transforma o aluno no principal gestor do seu aprendizado. Porém, também cabe aos produtores do curso auxiliar esse estudante no gerenciamento do tempo em cursos online. Assim, utilizando as ferramentas a seu favor, é possível tornar o aprendizado mais eficiente e assertivo, garantido maior aproveitamento de tempo.

Nesse processo, é importante que tanto o professor/produtor do curso quanto os alunos saibam o seu papel. Assim, quando ambos desempenham sua função de maneira correta, é garantido um ensino efetivamente qualificado.

Se você deseja produzir ou ser aluno de um curso via EAD, confira dicas de como fazer o gerenciamento do tempo em cursos online. Dessa maneira, otimizará o seu tempo e terá um melhor resultado.

gerenciamento do tempo em cursos online

Como fazer o gerenciamento do tempo em cursos online?

1. Faça um bom planejamento

Para obter sucesso em um curso online é importante fazer um bom planejamento. Calendários, organização, checklists, metas a serem cumpridas, entre outros, podem ser feitos. O aluno também deve verificar o plano de estudos antes de iniciar o curso e comprometer-se com os prazos.

Essa organização ajuda na distribuição de atividades e gerenciamento de tempo. Já, com o produtor do curso, fica a responsabilidade de oferecer um bom ambiente virtual de aprendizagem (AVA), que possibilite ao aluno planejar e controlar o seu aprendizado. Duas ferramentas que podem ajudar nesse sentido são o Google Calendar, para organizar datas, e o Evernote, que é de grande auxílio para manter a rotina alinhada.

– Para saber mais como aproveitar dos recursos do Evernote, confira: Conheça os recursos e saiba como usar o evernote para melhorar sua rotina

2. Estabeleça suas metas

Ainda, é importante ter metas bem estabelecidas, seja aluno ou professor. Isso porque o estudante faz a sua programação de acordo com o plano de aula oferecido pelo tutor. Assim sendo, se o professor não mantém o ensino de acordo com o que é descrito no plano de aula, o aprendizado do aluno será prejudicado.

É importante ter, pelo menos, metas semanais estabelecidas. Assim, é mais fácil se organizar de acordo com a complexidade do conteúdo que será ensinado e, com isso, acertar o gerenciamento do seu tempo. Afinal, cada pessoa aprende de maneira diferente e de acordo com o seu próprio tempo. Assim, é importante, semanalmente, revisar como está sendo o aprendizado e conferir se algum módulo do ensino precisa receber maior atenção. Como fazer isso? Estabelecendo metas.

3. Tenha disciplina para administrar seu tempo

Após fazer o planejamento, organizar a rotina de estudos e estabelecer as metas, é importante garantir que haja disciplina. Assim sendo, tenha claro que estudar via EAD requer ainda mais e oferece maior autonomia. Aproveite isso de maneira positiva e crie uma rotina, fazendo com que o estudo realmente se torne um hábito – da mesma forma que seria se o curso fosse presencial. Já que não será necessário gastar tempo com deslocamento, por exemplo, otimize esses momentos para aplicá-los ao estudo. Disciplina e consistência são características que ajudarão muito a garantir um aprendizado de qualidade.

– Veja também: Faça o gerenciamento do seu tempo através do timeboxing!

4. Utilize todos os recursos e ferramentas disponíveis

O produtor do curso irá disponibilizar o material possivelmente em um bom AVA. Assim, cabe ao aluno aproveitar todas as ferramentas que esse espaço virtual oferecer. É possível, por exemplo, utilizar os recursos de chats e/ou fóruns disponíveis nessas plataformas para conversar com os colegas ou tutor. Assim, poderão tirar suas dúvidas e trocar ideias sobre assuntos relevantes que irão complementar os estudos.

Essa é uma forma de aproveitar ainda mais as oportunidades oferecidas e otimizar o gerenciamento do tempo em cursos online. Isso porque o contato através dessas plataformas costuma ser dinâmico, permitindo que haja um avanço eficiente nos módulos.

5. Garanta uma boa avaliação e certificado de conclusão de curso

Para garantir que o aprendizado realmente foi efetivo, é importante realizar uma avaliação de desempenho. Também, para motivar o aluno e garantir maior credibilidade ao curso, é essencial garantir que haja um certificado de conclusão de curso. Hoje já existem inúmeras formas de realizar a avaliação e garantir a certificação aos alunos. Se você deseja saber mais sobre como colocar em prática essas ações, confira: Conheça as regras e saiba como emitir certificado para seus cursos

6. Foque na otimização de tempo

Todos esses passos citados anteriormente resultam em uma só ação: aprendizado efetivo com otimização de tempo. Desde o planejamento até o oferecimento do certificado de conclusão, esse passo a passo tem como finalidade garantir a eficiência do ensino de maneira eficaz e dinâmica. Assim sendo, sempre que for realizar um curso, lembre-se de focar na otimização do tempo.

Caso seja o produtor do conteúdo: invista em ferramentas que auxiliarão no gerenciamento do tempo. Ou seja:

  • Conte com um bom AVA;
  • Sugira a leitura de materiais extras, que poderão complementar o aprendizado;
  • Ofereça a sugestão de outras ferramentas e plataformas que poderão auxiliar o estudante – como o Evernote, citado acima.

Caso seja o aluno, aproveite de maneira positiva o fato da flexibilidade garantida pelo ensino via EAD. Assim você poderá fazer gerenciamento do tempo em cursos online com qualidade e efetividade.

– Você pode se interessar por: 10 dicas de administração do tempo: não deixe ele voar

Agora você já sabe como fazer o gerenciamento do seu tempo em cursos online

Seguindo essas ações, você já está mais preparado para obter sucesso no gerenciamento do tempo em cursos online. Seja aluno ou produtor do material, é importante entender e desempenhar um bom papel nessa função. Assim, garantirá um bom desempenho nesse processo de aprendizagem. Fazendo um bom gerenciamento do seu tempo em cursos online, as suas horas de estudo serão otimizadas e aproveitadas de maneira efetiva.

E você, conhece mais alguma ações e ferramentas importantes que podem auxiliar no gerenciamento de tempo? Então comente e compartilhe sua opinião!

CTA Planejamento de cursos online

Planejamento de curso


Categorias