gestão educacional

Conheça os principais erros na administração educacional e comece a evitá-los

Para evitar que existam erros na administração educacional, é importante que a instituição de ensino esteja preparada para possíveis imprevistos. Assim, sabendo quais são as falhas mais comuns nesse formato de gestão, é mais fácil estar preparado para lidar com elas de maneira correta e efetiva.

Ainda, é importante ressaltar que, por mais que pareçam óbvios, vários erros na administração educacional poderiam ser facilmente evitados. Para isso, basta apenas mais tato, dedicação, conhecimento e planejamento. Ou seja: são soluções que estão ao alcance de todos. Porém, muitos deixam de lado ou não prestam devida atenção em questões básicas, que, no resultado final, fazem toda a diferença no processo educacional.

Se você deseja adentrar no mercado da aprendizagem ou aperfeiçoar sua carreira na área, confira quais são os principais erros na administração educacional. Com isso, passe a evitar essas falhas, se destaque no mercado e dedique tempo para melhorar sua gestão.

 erros na administração educacional

Quais são os principais erros na administração educacional – e como corrigí-los?

Selecionamos aqui 5 dos grandes erros na administração educacional. Confira e saiba como evitá-los:

1. Falta de planejamento

A falta de planejamento é um problema que afeta a todas as áreas e setores. Se tratando dos erros na administração educacional, ele não poderia faltar. Assim sendo, é essencial que as instituições de ensino caprichem em um bom planejamento educacional. A falta desse documento, ou a realização de um planejamento que não dialoga com a realidade educacional, faz com que as práticas de ensino sejam equivocadas e ineficazes. O resultado? Perda de tempo, de recurso, desmotivação dos alunos, desqualificação da empresa e resultados ineficientes.

Corrigindo o problema:

Para corrigir essa questão, é preciso focar na criação de um bom planejamento. Nele, cabe ao professor estipular sua metodologia de ensino e os objetivos educacionais. Ainda, pode estipular datas e prazos de cada módulo, materiais a serem utilizados, referências bibliográficas, recursos utilizados, entre outros.

– Veja também: O planejamento educacional não se resume ao cumprimento de exigências, saiba como fazê-lo

2. Falha na comunicação entre setores

Em uma gestão escolar que possui falhas, é comumente encontrado o problema de falta de comunicação.

Esse é um incômodo muito observado por instituições que desejam qualificar e implementar gestão de ensino aos seus colaboradores. Isso acontece porque os diferentes setores “não falam a mesma língua”. E isso precisa ser evitado e mudado. Afinal, por mais que conte com equipes de colaboradores multidisciplinares, o objetivo da empresa deve ser comum a todos. Assim sendo, é importante que cada colaborador saiba tenha clara a sua função e  objetivo.

Corrigindo o problema:

Normalmente, é nessa hora que entra o setor de RH. O profissional dessa área deverá saber como integrar e motivar todos os setores. Assim, dentre suas funções, é essencial promover e estimular o diálogo e feedback entre as pessoas. Também é muito importante que a transparência seja priorizada em todas as ações da instituição, tanto com os professores, quanto para os alunos. Somente com uma boa comunicação entre os setores é possível criar um ambiente harmônico e de confiança.

3. Evitando a inadimplência

Quando acontece um grande nível de inadimplência, é possível que todo o orçamento da instituição seja prejudicado. O resultado? Falta de recursos, que reflete na queda do material didático, capacitação dos profissionais, novos investimentos, etc.  

Corrigindo o problema:

É importante pensar em ações que façam com que as pessoas mantenham-se motivadas a estudar e consumir o seu material. Uma ação que pode ser feita é o oferecimento de descontos para pessoas que sempre pagam a mensalidade em dia, por exemplo. Sempre promova esse tipo de campanha.

Caso esse seja um problema consolidado, significa que já houveram erros na administração educacional. Todavia, é possível contorná-los. O ideal é trabalhar para fazer com que a dívida seja quitada o quanto antes. Ainda, aos alunos inadimplentes, ofereça a possibilidade de renegociar o pagamento.

4. Não utilizar softwares e ferramentas que auxiliem na gestão

A tecnologia existe para ser utilizada. Assim, para evitar erros na administração educacional, conheça as ferramentas disponíveis no mercado e utilize-as. Essas plataformas auxiliam a automatizar processos administrativos que antes ficavam dependentes de trabalhos manuais. Dessa maneira, com esses softwares de organização, é possível otimizar o tempo, evitar falhas humanas e diminuir o risco de perda de dados.

Corrigindo o problema:

Pesquise e conheça as principais ferramentas do mercado disponíveis para otimizar a sua gestão e administração educacional. As possibilidades são infinitas e constantemente atualizadas. Ainda, um bom software de gestão irá te fornecer uma boa visão de todo o faturamento. Também, será possível analisar as despesas e, com isso, garantir um melhor controle sobre o fluxo de caixa. O resultado? Melhor controle sobre gastos, investimentos e maior lucro.

– Veja também: Ferramentas de Gestão da sua Escola Online

5. Não inovar

Para se destacar no mercado, além de oferecer materiais e conteúdos de qualidade, é preciso inovar. A falta da busca por inovação é um dos principais erros na administração educacional. Isso acontece porque a competitividade é muito alta. Assim sendo, para se destacar e ser a escolha dos clientes, é preciso inovar, ser visionário e acompanhar tendências.

Corrigindo o problema:

Os responsáveis por qualquer negócio devem ficar atentos às tendências de mercado. Apostar em tecnologia e inovação mostra que a empresa é dinâmica e adaptável às novidades. Assim sendo, é importante pensar em oferecer opções de estudo a distância, utilizando ferramentas tecnológicas, novas metodologias de ensino, entre outros. A falta inovação é prejudicial a todos os âmbitos de um negócio. Não deixe que essa questão afete a sua empresa.

– Uma ação que pode ser utilizada como inovação é a gamificação. Você já ouviu falar sobre ela? Então confira: Gamificação na educação: uma poderosa ferramenta de engajamento

Evitando os 5 erros na administração educacional

Ademais, agora que você conhece 5 dos principais erros na administração educacional, é hora de colocar essas dicas em prática e evitá-los. E você, conhece mais alguma questão que atrapalha a gestão educacional? Então deixe seu comentário!

Trial

trial eadbox 7 dias


Categorias