plataforma de gestão

Entenda porque você deve investir em plataformas de gestão de cursos para ter sucesso com seu negócio5 min read

Se você deseja adentrar ou expandir seu negócio online, conhecer e contar com boas plataformas de gestão de cursos é essencial. Isso acontece porque, além de oferecer bom conteúdo e formatos de interação com o público, essas plataformas são a base por trás do seu projeto. Unindo as plataformas de gestão de cursos com materiais de qualidade, você será capaz de garantir um melhor retorno sobre o seu investimento.

Assim sendo, ao fazer parte do mercado de cursos online, uma empresa tem a opção de criar tudo do zero. Ou seja: o site e sua estrutura, hospedagem, plataforma de vídeoaulas, entre outros. Porém, outra opção viável é partir para plataformas de gestão de cursos já prontas. Você sabe qual é a melhor solução para o seu caso?

Então entenda como as plataformas de gestão de cursos podem ser um grande auxílio nesse sentido, facilitando o manuseamento do site e deixando com que você invista seu tempo em outras questões essenciais – como a produção de um conteúdo de qualidade, por exemplo.

plataformas de gestão de cursos

Por que investir em plataformas de gestão de cursos online?

Se você já faz parte do mercado de cursos online, sabe que essa é uma modalidade que não para de crescer. As atualizações constantes pedem, também, por plataformas de suporte que acompanhem esse nível crescente de qualidade. Nesse cenário, plataformas de gestão feitas exclusivamentes para essa finalidade ganham destaque.

Hoje já existem inúmeras opções de portais qualificados que realizam essas funções. Dessa maneira, cabe ao gestor do curso preocupar-se com o conteúdo da aula, enquanto a plataforma otimiza toda a parte de gestão. Ou seja: o design, pagamento, desenvolvimento das páginas, suporte de vídeos e demais materiais, entre outros.

Assim sendo, as plataformas de gestão de cursos podem ser grandes aliadas para garantir o sucesso dos seus cursos online. Porém, para escolher a ferramenta ideal para o seu curso, existem algumas questões que devem ser levadas em consideração. Confira quais são e opte pela solução que mais se adequa ao seu conteúdo.

Como escolher as plataformas de gestão de cursos?

São inúmeras as opções de plataformas de gestão de cursos online disponíveis no mercado. Porém, para acertar em cheio na sua escolha, leve em consideração os seguintes aspectos:

1. Defina seu objetivo

Antes de decidir qual será a sua plataforma ideal, é preciso que você saiba, claramente, o que você deseja dessa ferramenta. Isso merece ser destacado porque muitas pessoas esquecem de levar em conta seu próprio projeto e particularidades. Assim sendo, uma plataforma de gestão de cursos que funciona para outra empresa, nem sempre é a ideal para você.

Por isso, ao ir em busca da sua plataforma de gestão ideal, saiba claramente o que você procura. Assim, encontrará empresas que ofereçam soluções de acordo com suas necessidades e exigências.

Por exemplo: caso o principal foco dos seus cursos sejam as aulas em formato de vídeo, pense no que você precisa para fazer para que eles sejam consumido da melhor forma por seus clientes.

2. Calcule o orçamento disponível

Quanto você tem em caixa e está disposto a investir nessa plataforma? É preciso conhecer detalhadamente essas questões que envolvem as finanças. A plataforma cobra um valor fixo mensal? Cobra porcentagem sobre as suas vendas? Você paga por horas-aula ou número de alunos?

Aqui, a nossa dica é buscar por plataformas de gestão de cursos que ofereçam pacotes de preços personalizados. Assim, de acordo com o tipo e tamanho do seu projeto, podem oferecer também diferentes serviços e preços.

– Veja também: Saiba como comparar orçamento de plataformas EAD com nossas dicas!

3. Determine qual será o ROI

Ou seja: qual será o seu retorno sobre investimento ao contratar essa plataforma? Para isso, não existe outro método: é preciso fazer contas. Simule situações e analise quantas vendas você precisa fazer em cada vez para suprir o custo da ferramenta. Assim, você saberá o valor mínimo necessário para começar a obter lucro com o curso. Com esse valor, será mais fácil definir a sua plataforma de gestão ideal.

3. Procure uma plataforma que permita a personalização

É importante garantir que o seu site será realmente seu – e não da plataforma que está por trás dele. Para isso, é importante contratar uma ferramenta que permita a personalização do seu endereço online.

Assim sendo, antes de efetivamente contratar a sua plataforma ideal, confira se é possível trocar as cores do site, as imagens, se pode inserir sua logo, organizar os conteúdos como quiser, entre outras personalizações importantes. Esse é um ponto fundamental para fortalecer a sua identidade visual e passar a ser uma empresa lembrada pelo público.

4. Preocupe-se com a integração com redes sociais

As redes sociais são canais extremamente importantes para o sucesso de uma empresa. Assim, ao buscar pela sua plataforma de gestão, confira se ela apresenta uma boa integração com as redes. Para isso, analise se ela permite o compartilhamento da página e o login por meio dos perfis sociais.

Também é interessante que a plataforma ofereça a opção para você inserir os links das suas páginas e perfis nas redes sociais. Dessa maneira, as pessoas podem se conectar ao seu negócio e, assim, você pode melhorar o relacionamento com os clientes.

5. Escolha um  sistema de pagamento confiável

O sistema de pagamento das plataformas de gestão de cursos devem estar inclusos. Assim sendo, essa é uma questão extremamente importante que não lhe incomodará no futuro. Para isso, confira se o sistema de pagamento é integrado, é estável, confiável e simples de usar.

Muitas pessoas ainda são desconfiadas na hora de fornecer seus dados online. Por isso, garanta e transmita a segurança no seu sistema de pagamento para os clientes.

Seguindo esse check-list, você sabe o que buscar em sua plataforma de gestão. Ainda, é possível compreender o quanto é importante contar com essa facilidade na sua empresa – ao invés de começar um site do zero, que precise englobar todas essas funcionalidades.

Você já utiliza uma plataforma de gestão para o seu curso online? Qual a sua preferida? Deixe seu comentário!

CTA Demonstração 2

demonstração eadbox


Categorias