cursos presenciais

Saiba quando é a hora de migrar seus cursos presenciais para os cursos online6 min read

Dentre as inúmeras vantagens que a internet trouxe para a rotina das pessoas, otimizar o aprendizado é um ponto que merece grande destaque. Assim, aqueles que realizam cursos presenciais – tanto os alunos quanto os professores e instituições de ensino –  cada vez mais percebem os benefícios em migrar para as plataformas de ensino a distância. Isso porque, com a tecnologia, é possível contar com ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) extremamente modernos e intuitivos.

Se você atua nessa área e deseja avançar ou até migrar dos cursos presenciais para o online, confira esse artigo. Assim saberá quais as vantagens de trabalhar com o modelo híbrido – ou seja, com atividades presenciais e online – ou apenas investir no formato a distância.

Independentemente do modelo escolhido, o que se sabe é: investir na educação nunca é demais. Mais do que isso, é necessário. Ainda, com o auxílio da tecnologia, esse processo contínuo de qualificação está ao alcance de todos de maneira mais fácil.

– Veja também: Conheça 3 vantagens e desvantagens do EAD

cursos presenciais

Modelo de educação híbrido: cursos presenciais + EAD

Se você ainda possui dúvidas se deve ou não migrar completamente os seus cursos presenciais para online, que tal experimentar e conhecer o método híbrido? Assim, é possível que tanto os alunos quanto os professores possam se adaptar aos poucos às mudanças.

O modelo de educação híbrido, conhecido como blended learning ou semipresencial, propõe que sejam feitas atividades presenciais e atividades remotas. Assim, são intercalados conteúdos que se complementam. Nesse método de ensino, é proposto que haja a combinação de experiências tecnológicas com as físicas.

Dessa forma, passa-se a existir uma nova organização de tempo e da sala de aula. Também, são redefinidos os papéis dos alunos e dos professores. Isso acontece pois há uma maior autonomia de ambos os lados. Dessa forma, cabe ao professor oferecer materiais interessantes para manter um bom nível de engajamento, seja em aulas presenciais ou online. O objetivo é garantir um aprendizado mais eficiente e qualificado.

– Complemente a leitura com: O que é ensino híbrido? Saiba mais sobre esse modelo de aprendizagem

As vantagens e desvantagens do modelo híbrido

Nesse formato de ensino, que mescla os cursos presenciais com o online, podem ser observadas várias características. O principal lado positivo é: unir o melhor dos dois mundos. Ou seja: utilizar a tecnologia e todas as suas funcionalidades e, além disso, promover a interação física entre alunos e professores. Porém, assim como essas questões podem pesar para o lado positivo, também é preciso prestar atenção nas suas fraquezas.

Esse formato de ensino precisa ser extremamente bem pensado e integrado. É necessário que as atividades presenciais e online conversem entre si. Ou seja: sejam coerentes, tenham bom ritmo e sigam a mesma linha de pensamento. Assim sendo, ao pensar em investir no modelo de educação híbrido, é essencial traçar um plano estratégico de infraestrutura educacional. Aqui, deve-se pensar no espaço físico e no virtual. Assim, é preciso uma boa sala de aula e um bom AVA para garantir o aprendizado.

Ainda, é importante pensar que esse modelo de ensino esbarra nas barreiras geográficas – problema não enfrentado pela aprendizagem 100% EAD. Por isso é necessário pensar em uma boa localização e de fácil acesso para que os alunos possam chegar à sala de aula de maneira fácil.

Então, resumidamente, vale destacar que: quando bem feito e planejado, o modelo híbrido pode ser o ideal para diversos cursos. Isso acontece porque ele reúne o melhor do presencial e do EAD. Porém, para garantir que ele funcione como deve, precisa de um grande investimento em infraestrutura e integração de aulas. Assim sendo, se você deseja migrar de cursos presenciais para o ensino híbrido, leve isso em consideração.

O ensino 100% online

Migrar de cursos presenciais para cursos 100% online também pode ser uma opção viável em diversas situações. O ensino via EAD conquista cada vez mais adeptos e se mostra capaz de ser tão bom quanto ou, por vezes, até melhor do que o presencial. Nesse formato de ensino, grandes características que precisam ser destacadas são: autonomia e flexibilidade. Assim, o aluno possui grande responsabilidade pelo sucesso do curso.

Uma plataforma completa de cursos EAD conta com diversos recursos que permitem que os professores trabalhem em tempo real com seus alunos. Assim, ferramentas como videoaulas, chats, fóruns e conferências ao vivo podem ser utilizadas para aperfeiçoar o processo de aprendizagem.

As vantagens e desvantagens do modelo de ensino a distância

Ainda existe desconfiança do mercado com o modelo de ensino 100% online. Mas esse é um preconceito que precisa ser vencido, aos poucos, pelos alunos e professores. E como isso acontecerá? Quando os estudantes comprovarem, por meio de rendimento e postura, que os cursos online são levados a sério.

Também, o professor tem grande papel nesse aprendizado. Assim como os alunos precisam mostrar que o curso é sério, o professor também precisa dedicar-se ao ensino online. Para isso, deve utilizar de várias ferramentas e formatos de conteúdos para aprimorar o ensino. Sugestão extra de materiais, troca de informações em fóruns e chats do AVA, exercícios de memorização, entre outros, podem ser feitos por meio das plataformas online. Esse é um ambiente que permite grande exploração e pesquisa – e deve ser aproveitado.

Por não existir barreiras físicas, os cursos online podem ser acessados por pessoas em qualquer lugar do mundo. Ainda, não há a necessidade com investimento em espaço físico. Dessa forma, o aluno pode realizar o curso na comodidade da sua casa e nos horários que considerar mais produtivos. Assim sendo, essas são grandes vantagens do ensino online quando comparado aos cursos presenciais.

Você está pronto para migrar dos cursos presenciais para o ensino online?

Sabendo das principais características, vantagens e desvantagens dos cursos híbridos e online, qual você acredita ser o melhor para o seu caso?

Independentemente da sua escolha, é preciso ter em mente que a aprendizagem via plataformas online será parte do nosso futuro. E essa história já está começando a ser escrita. Você não vai ficar fora dela, não é? E então, está pronto para migrar dos cursos presenciais para o ensino online? Deixe seu comentário!

Planejamento de cursos online

Planejamento de curso


Categorias