retenção de alunos

Conheça as melhores práticas para melhorar a retenção de alunos em seus cursos ou instituição de ensino5 min read

Com o aumento da concorrência, cada vez mais empresas têm procurado por profissionais capacitados para ocupar os postos de trabalho, convergindo em um aumento proporcional no número de instituições de ensino. Seja para cursos presenciais ou EAD, essas instituições oferecem desde cursos tecnológicos à educação continuada.

Apesar do crescimento na procura por qualificação, a evasão no ensino ainda é um assunto que gestores precisam tratar. Afinal, ela impacta diretamente a receita da instituição.

Nesse sentido, melhorar a retenção de alunos é uma pauta constante para a aqueles que prezam pela qualidade do ensino. Dessa forma, tão importante quanto trazer o estudante para a organização, é estabelecer estratégias para que ele continue do início ao fim do curso. Pensando nisso, listamos algumas dicas práticas para melhorar a retenção de alunos na instituição. Confira:

Mantenha um bom relacionamento para melhorar a retenção de alunos

Investir em bom relacionamento e comunicação é a base para melhorar a retenção de alunos. Até porque, todo mundo espera ser bem tratado, ainda mais em uma instituição de ensino que trabalha com serviços.

E fazer uso da tecnologia para melhorar a comunicação entre estudantes e instituição é uma prática mais do que bem vinda. A internet só veio a somar e facilitar esse processo. Nesse sentido, as organizações podem fazer uso de um mix de meios on e offline, como:

  • E-mail;
  • Redes sociais;
  • Intranet;
  • Portal de notícias interno;
  • Feiras;
  • Convenções;
  • Eventos.

Dessa forma, é possível incluir os pais e comunidade num diálogo aberto para disponibilizar informações relevantes sobre a instituição. Além de aumentar o vínculo e a aproximação entre ambas as partes. Fator esse que ajuda a transmitir mais segurança às famílias em relação a idoneidade da empresa.

Leia também: Portal de ensino: entenda o que é e porque investir

Atente-se às necessidades dos estudantes

Dar atenção para as necessidades dos alunos pode ser considerado anterior a melhorar a retenção de alunos. Afinal, conhecer as necessidades dos estudantes proporciona melhorias constantes na instituição. Além de garantir a satisfação com o que é oferecido por ela.

Para dar voz aos estudantes é preciso estabelecer meios eficazes, de forma recíproca, com os dois lados dialogando para chegar a um denominador comum que agrade ambas as partes.

Mais uma vez a tecnologia vem a somar, pois é possível fazer uso de fóruns e redes sociais para receber as opiniões dos estudantes ou forma eficaz e criar um canal de ouvidoria com objetivo de melhorar a retenção dos alunos. Dessa forma, todos na instituição estarão engajados em entender as necessidades dos estudantes.

Mantenha os alunos motivados

É evidente que o perfil dos estudantes atual já não é mesmo que os de 50 anos atrás. Nesse sentido, para melhorar a retenção de alunos, uma prática positiva é modernizar o método pedagógico. Afinal, encher o quadro de conteúdo já não é mais sinônimo de propagação de conhecimento.

Dessa forma, o professor passou de detentor do conhecimento para mediador. Aquele que faz uso de uma linguagem atraente ao estudante, característica que fortalece o vínculo com o professor e consequentemente com o conteúdo estudado, uma vez que este facilita a compreensão do aluno.  

Também pode ser do seu interesse: Veja nossas dicas para inovar seu ensino a distância e sair na frente

Acompanhe o desempenho dos estudantes

Para melhorar a retenção de alunos é importante acompanhar e reconhecer o desempenho dos estudantes. Até porque quem não gosta de receber elogios e se sentir valorizado, não é mesmo?

Sem dizer que reconhecer os estudantes é um processo simples, se comparado a todas as atividades de uma instituição. Embora não exista uma regra, existem diversas maneiras de valorizar alunos. Dentre elas podemos citar:

  • Entrega de medalhas;
  • Entrega de certificados por melhor média no semestre;
  • Sorteio e premiação de brindes;
  • Transformar desafios em conquistas;
  • Eventos de reconhecimento.

Além de satisfazer necessidades emocionais dos estudantes, essa simples mudança de atitude aumenta o envolvimento e responsabilidade com os estudos. Outro ponto que deve ser considerado é o aumento no rendimento dos estudos.

A retenção começa na captação

O processo para melhorar a retenção de alunos deve começar na captação de novos estudantes. Por este motivo a equipe de vendas deve estar preparada para encantar o futuro aluno desde o princípio.

Quando um indivíduo opta por uma instituição de ensino, é normal que ele deseje concluir seus estudos no mesmo local. Porém, no decorrer do curso podem acontecer diversos imprevistos pessoais ou relacionados a instituição, que podem levar a estudante a encerrar seus estudos com a organização.

Dessa forma, uma maneira positiva de evitar a evasão estudantil é expor todas as informações relacionados ao curso e tirar todas as dúvidas antes de fechar a contratação. E tudo isso já no momento da matrícula!

Em específico alguns pontos devem ser abordados, como:

  • Equipe;
  • Quantidade de professores;
  • Infraestrutura;
  • Método de ensino;
  • Políticas e prazos de pagamento;
  • Política de descontos;
  • Possíveis reajustes na mensalidade.

A ideia por trás da exposição do programa completo da instituição é manter a expectativa do aluno ao alcance do que o curso poderá entregar. Assim, aumenta a probabilidade do candidato concluir o curso, uma vez que todas as dúvidas foram esclarecidas logo no primeiro contato e o futuro aluno está de acordo com o que foi oferecido.

Leia também: Conheça as estratégias de marketing educacional e saiba como atrair e reter mais alunos

Conclusão

Melhorar a retenção de alunos em uma instituição é processo conjunto que deve contar com todas as áreas. Desde a captação, com a áreas de vendas, até os professores com uma metodologia de ensino adequada ao perfil dos estudantes. Além disso, implementar melhorias que proporcionem conforto e aumento na qualidade de ensino, apresentam-se como estratégias eficazes para manter o aluno na instituição do começo ao fim do curso.

O que você achou de nossas sugestões para melhorar a retenção de alunos na instituição? Use os comentário e nos conte!

 

CTA Ebook turnover

EBOOK-TURNOVER


Categorias