aumentar a retenção dos alunos

Veja como aumentar a retenção dos alunos em seus treinamentos corporativos6 min read

Para aumentar o engajamento e diminuir a evasão de alunos, é importante conhecer boas técnicas e métodos de retenção de estudantes nos seus treinamentos corporativos. Assim sendo, se a sua empresa enfrenta essa situação e deseja contar com colaboradores mais qualificados e engajados, confira nossas dicas para aumentar a retenção dos alunos.

Se a sua empresa já se preocupa em contar com colaboradores sempre atualizados na equipe, você já sai na frente da concorrência. Isso porque: investir em ações de treinamentos corporativos é uma ação que auxilia a reter os talentos e a valorizar seus colaboradores. Porém, para obter melhores resultados nessa ação, um ponto que vem se destacando para aumentar a retenção dos alunos em treinamentos corporativos é o uso do EAD.

Se você já utiliza plataformas de ensino a distância ou deseja implementar o uso dessas ferramentas a seu favor, confira nosso post sobre o tema.

– Veja também: Treinamento a distância nas empresas: conheça as vantagens do EAD

aumentar a retenção dos alunos

Como aumentar a retenção dos alunos?

O desafio de aumentar a retenção dos alunos é uma questão enfrentada por todas as empresas. Isso acontece pois o tempo é escasso, há muito trabalho a ser feito e é difícil fazer com que as pessoas mantenham o foco e a atenção por muito tempo no mesmo assunto. Assim, as instituições têm percebido, com o passar do tempo, que para contar com colaboradores engajados e qualificados, é essencial usar a tecnologia.

Ferramentas flexíveis e que suportam vários métodos de ensino – como videoaulas, gamificação, infográficos, entre outros – estão se tornando queridinhas das empresas. Por que? Porque elas auxiliam a aumentar a retenção dos alunos em seus treinamentos corporativos. Ainda, além de reter os alunos, elas apresentam bons números de aprovação e qualificação das equipes.

Para saber como ter melhores números ao investir nessa ação, confira nossas dicas para acertar em cheio na retenção de alunos:

4 dicas para aumentar a retenção dos alunos nos treinamentos corporativos

1. Invista em um método de ensino moderno

Já citamos brevemente esse tópico, mas batemos na mesma tecla: invista na tecnologia. Existem milhares de recursos para deixar um treinamento mais inspirador e criativo. Além da gamificação, vídeo aulas e infográficos citados anteriormente, a tecnologia permite que sejam ensinados conteúdos por meio de chats, tutoriais, fóruns, redes sociais, softwares interativos e blogs. Todas essas plataformas podem ser utilizadas para chamar a atenção dos alunos e garantir um aprendizado de qualidade.

Todos esses métodos de ensino podem ser hospedados em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Esses mecanismos permitem que a empresa ofereça aulas interessantes e instigantes. Assim, o material não é baseado apenas em texto único, que pode ser considerado monótono e de difícil compreensão. Ao fazer um streaming de vídeo para transmitir aulas ao vivo, por exemplo, você pode consolidar conceitos de maneira instantânea e manter a atenção dos alunos.

Para acertar em cheio, busque pela plataforma AVA que cumpra as exigências da sua empresa e garanta um bom ensino. Esse é um dos pontos essenciais para aumentar a retenção dos alunos em seus treinamentos corporativos.

2. Incentive a participação e engajamento

Para garantir que todos participem e estejam motivados com o treinamento, crie estratégias motivadoras. Uma ação que auxilia bastante nesse aspecto é a criação de um espaço para a interação entre os alunos. Podem ser chats, fóruns, ou espaços para a discussão de trabalhos em grupo. Não importa como, o objetivo é incentivá-los a dialogar e participar de maneira intensa dos treinamentos.

Essa ação faz com que os relacionamentos entre os alunos seja fortalecida. Ainda, tratando-se de treinamentos corporativos, isso fará com que o ambiente e clima empresarial físico também passe por melhorias. O reforço da interação social pode mudar drasticamente – de maneira positiva – a experiência do aprendizado.

O resultado? Equipes mais participativas, conteúdo melhor absorvido e mudança na dinâmica dos relacionamentos.

3. Conte com bons professores

Seja via EAD ou presencial, um bom treinamento corporativo passa por bons tutores. Assim sendo, é importante contar com professores qualificados, que tenham boa didática e domínio sobre os assuntos que estão sendo passados para as equipes. Ainda, também cabe ao docente a responsabilidade de ser um moderador. É ele quem lança as novas informações e define quais conversas serão proveitosas para o aprendizado.

Assim sendo, é importante que o tutor tenha respaldo da instituição para realizar seu papel com maestria. Ou seja: é importante um apoio administrativo. Aqui, estão incluídas as ações de: planejamento de aulas, cronograma do curso, materiais que serão utilizados, recursos necessários, entre outros.

– Complemente com: O planejamento educacional não se resume ao cumprimento de exigências, saiba como fazê-lo

4. Ajude o aluno a se organizar

Para ter sucesso na hora de aumentar a retenção dos alunos também é importante ajudá-los a se organizarem. É possível que eles ainda estejam se adaptando com esse formato de ensino. Ou já podem ter feito outros treinamentos corporativos sem grande absorção de conteúdo.

Para fazer diferente e garantir que o seu conteúdo seja bem aproveitado, esteja disposto a ajudar o aluno a se organizar. Pense:

  • Os alunos têm fácil acesso ao cronograma e aos planos de aulas?
  • Estão munidos de computadores/softwares eficientes para a realização do curso?
  • As datas de entregas de atividades e avaliações estão bem definidas?
  • O plano de aulas está disponibilizando as referências para que os alunos possam complementar o aprendizado?
  • Existe um canal de comunicação em que os alunos possam tirar as dúvidas?

Dica extra: que tal sugerir para eles a utilização de outras ferramentas que possam auxiliar na rotina – e no aprendizado? O Google Calendar e o Evernote podem ser de grande ajuda no momento de organização da rotina, disciplina e estudos.

O papel da empresa é facilitar o aprendizado

Com essas 4 dicas, chegamos à seguinte conclusão: a empresa deve oferecer bons materiais, bons instrutores e boa infraestrutura. Seu objetivo final é facilitar o aprendizado das suas equipes e mantê-las interessadas no conteúdo. Para isso, deve garantir que o material seja relevante e de fácil acesso aos participantes. Assim, aumentar a retenção dos alunos será mais fácil.

E então, sua empresa oferece treinamentos corporativos? E já realiza algumas dessas ações para aumentar a retenção de alunos? Deixe seu comentário!

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias