invista em ted

Utilize os melhores argumentos para sua empresa investir em T&D

Sua empresa ainda não faz ou implementa projetos de treinamento e desenvolvimento no dia a dia da corporação? Confira alguns argumentos que farão com que a companhia não perca mais tempo e passe a investir em T&D assim que possível.

Já sabe-se que para uma empresa ser bem sucedida, ela precisa contar com bons colaboradores. Assim sendo, é preciso que a corporação invista nessa ação. Somente assim se sobressairá frente aos seus concorrentes e conseguirá manter os seus principais talentos. Afinal, bons profissionais buscam fazer parte de corporações que investem e valorizam o seu trabalho.

Logo, se você deseja contratar e reter os melhores funcionários da sua empresa, entenda um pouco mais sobre a importância de investir em T&D. Isso porque esse é apenas um dos inúmeros benefícios que essas ações trazem para a empresa. Confira.

– Você também pode complementar a leitura com: Conheça 3 tipos de treinamento e desenvolvimento

investir em T&D

Investimento em treinamento e desenvolvimento: uma melhora de longo prazo

Antes de qualquer informação, é preciso lembrar que os investimentos em T&D são ações que terão seus resultados observados a longo prazo. Isso porque eles incluem o entendimento e incorporação da visão, missão e valores da empresa. Assim, quando bem aplicados e feitos de maneira contínua e frequentes, seus resultados duram por muito tempo.

Também vale lembrar que treinamentos específicos e objetivos, como para um setor aprender a usar uma máquina nova, por exemplo, terão resultados imediatos.

Porém, ações de desenvolvimento que envolvem mudança no comportamento e rotina dos colaboradores terão seus resultados observados na rotina, dia a dia. As ações comportamentais podem demorar um pouco mais de tempo para se tornarem hábitos. Assim sendo, é preciso que a empresa tenha paciência e ofereça ações de desenvolvimento realmente efetivas, que façam com que as equipes sintam-se motivadas e engajadas a mudar.

Independentemente do objetivo das ações, investir em T&D sempre trará resultados positivos para a sua empresa. Para isso, invista em estratégias certeiras, com planejamento e metas e objetivos pré-estipulados.

– Veja também: Manual de treinamento e desenvolvimento: como montar o seu

Por que investir em T&D?

Se você ainda está com dúvidas sobre investir em T&D, confira alguns importantes argumentos que podem ser relevantes nessa decisão:

1. Melhora na educação corporativa

Ao investir em ações de T&D sua empresa passa a contar com uma equipe mais qualificada. Isso porque, independentemente do conteúdo do treinamento ou da ação de desenvolvimento, ela trará ganhos aos seus colaboradores.

Dessa maneira, você se mostrará uma empresa que investe na melhora da educação corporativa. E, também, passará a contar com profissionais mais estimulados e motivados, que desejem aprender mais e estarem atualizados com as demandas do mercado.

2. Melhora nos níveis de qualidade no resultado final

Ao contar com colaboradores mais preparados e eficientes, haverá uma melhora no nível de de qualidade de seus processos e serviços. Com isso, sua produtividade será aumentada ao mesmo tempo em que serão diminuídas as taxas de absenteísmo e falha humana.

Por fim: sua empresa economizará recursos e produzirá com maior capacidade e potencial.

3. Melhora no ambiente de trabalho e na relação com outras pessoas

Ao investir em T&D é possível explorar inúmeros universos – inclusive o de relacionamento entre colaboradores. Assim, essas ações influenciam também na melhora dos níveis de interação entre colaboradores, atendimento, clientes, fornecedores, entre outros.

Essa ação resulta em uma melhora geral no clima empresarial, se tornando mais agradável passar o dia no ambiente de trabalho.

4. Retenção de talentos

Como dito lá no início do artigo: bons talentos buscam estar em empresas que os valorizam. Se a sua não faz isso, eles procurarão algumas que façam. Por isso é tão importante investir em T&D.

Gestores estão sempre em busca dos melhores profissionais do mercado para montarem a sua equipe. E só será possível ter um time excelente se a empresa oferecer boas condições de trabalho para esse profissional.

Além disso, ao investir nessas ações, a corporação também faz com que esse colaborador, que já é excepcional, se torne ainda melhor. Afinal essas ações potencializam os conhecimentos do profissional e o atualizam sobre as novidades do mercado.

Porém, para ter sucesso nessa empreitada, é preciso que as ações sejam frequentes e contínuas. Fortalecer e qualificar colaboradores deve ser uma meta constante.

– Complemente a leitura com: Saiba como desenvolver pessoas e reter talentos em sua empresa

5. Facilidade de implantação

Hoje é possível investir em T&D e oferecer essas ações por meio de plataformas de ensino a distância. Isso significa que não é mais necessário preocupar-se com deslocamento, alimentação, estrutura física, contratação de instrutores, paralisação de setores, entre outros.

Apesar disso, é importantes ressaltar que a empresa não deve enxergar o EAD como uma forma de relaxar no conteúdo. Muito pelo contrário. Cabe à corporação oferecer materiais relevantes e de qualidade, que mantenham o colaborador engajado e com vontade de aprender.

A companhia deve enxergar a tecnologia como sua grande aliada – e os seus colaboradores também. Para isso, é preciso investir e aproveitar todas as facilidades permitidas por ela. Assim, é possível contar com colaboradores sempre atualizados. Além disso, também passam a ter um maior domínio de ferramentas online.

6. Melhora da reputação/imagem com o mercado e os clientes

Clientes estão sempre em busca das melhores soluções para resolver seus problemas, certo? Hoje existem inúmeras opções de serviços e produtos no mercado. Sabendo disso, é preciso se destacar. Dessa forma, quando os clientes se deparam com uma empresa que investe em uma equipe qualificada, automaticamente vincula essa marca a bons produtos e atendimento.

Assim sendo, a sua marca passa a ser reconhecida no mercado como uma empresa que investe em seus colaboradores. Esses, satisfeitos com o local de trabalho, oferecem produtos e serviços qualificados.

– Veja também: Política de treinamento e desenvolvimento: saiba como elaborar para sua empresa

É hora de investir em T&D

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância de investir em T&D, que tal colocar em prática essas ações?

Aproveite e compartilhe conosco: quais ações de treinamento e desenvolvimento você acredita serem os mais efetivos?

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias