avaliar funcionários

Veja como avaliar funcionário e melhorar o desempenho da sua empresa6 min read

É normal que as empresas invistam em treinamentos e projetos de desenvolvimento para seus colaboradores, certo? Porém, para saber se os resultados dessas ações foram positivos é preciso saber como avaliar funcionário. Somente assim a corporação saberá quais caminhos seguir nas próximas ações a serem feitas. O que funcionou como esperado? O que precisa ser alterado?

Com isso, queremos ressaltar a importância em saber como avaliar funcionário. A empresa sempre deve lembrar disso antes de colocar em prática suas ações. A parte da avaliação final já deve estar prevista no planejamento inicial de um treinamento.

Assim sendo, se a sua empresa ainda não sabe como avaliar funcionário, confira esse artigo até o final e entenda a importância dessa ação. Também veja como colocá-la em prática.

– Veja também: Conheça a avaliação de treinamento e saiba porque aplicar

como avaliar funcionário

Entendendo o processo de avaliação

Saber como avaliar o desempenho de um funcionário pode ajudar a melhorar o processo da sua empresa como geral. Isso porque o processo de avaliação faz com que você entenda de maneira mais prática como está o desempenho da sua corporação.

Antes de tudo, vale lembrar que: ao participar de processos que envolvem a avaliação, tanto os colaboradores quanto a empresa saem ganhando. Os profissionais desenvolvem e capacitam a sua carreira e as empresas passam a atingir melhores resultados e metas de acordo com o treinamento oferecido. Ou seja: essa é uma ação que proporciona apenas benefícios para todos os envolvidos.

Porém, apenas oferecer treinamentos não basta. E é por isso que desenvolvemos esse artigo. Afinal, além de planejar e aplicar os métodos, é preciso saber como avaliá-los. Sabendo da importância desse conhecimento, separamos alguns que podem ser considerados os principais métodos para saber como avaliar funcionário. Confira:

– Você pode se interessar por: Organize o desenvolvimento dos colaboradores com a matriz de treinamento

Como avaliar funcionário?

Existem inúmeros métodos de avaliação de colaboradores. Aqui, separamos três que são bem diferentes entre si, mas igualmente importantes. Cabe à sua empresa decidir quais são decisivos para melhorar o desempenho da corporação. Vale lembrar que é possível aplicar mais de um método de avaliação – e que essa deve ser uma atitude frequente e constante na empresa. Confira:

1. Avaliação por escala gráfica e/ou planilha

Conhecido por ser um método de fácil aplicação, a avaliação por meio de escala gráfica é muito popular entre as empresas. Para fazer usar esse formato, é preciso construir uma tabela com 6 colunas.

Na primeira coluna são anotados os itens que precisam ser avaliados e que são relevantes para o bom desempenho da sua empresa. Algumas características que podem servir como exemplo são: produtividade, desempenho, pontualidade, capacidade de trabalhar em equipe, criatividade, pró-atividade, batimento de metas, conhecimento extra, entre outros.

Nas 5 colunas restantes é onde se coloca o grau das capacidades acima. São eles: ótimo, bom, regular, fraco, péssimo. Normalmente, essa escala é preenchida pelo coordenador imediato do colaborador. A partir de então, o gestor deve conversar com o funcionário a fim de explicar os seus resultados – e, é claro, melhorar os dados ali presentes. Essa conversa deve ser feita de maneira sutil e individual, sem que o profissional sinta-se exposto.

Apesar de esse método ser extremamente prático e ágil, pode ser considerado simplista, dependendo dos desempenhos a serem aperfeiçoados. Assim, é muito útil, mas deve ser entendido como um formato simples de avaliação. Para saber como avaliar funcionário de maneira mais completa, confira os outros itens.

– Veja também: Conheça o 9box, como funciona a matriz de desempenho e potencial

2. Avaliação 360 graus

Esse formato de avaliação atualmente é o mais completo, pois envolve a avaliação dos colegas, chefes, subordinados, clientes, fornecedores e também a autoavaliação. Assim, a avaliação 360 faz com que o colaborador saiba a forma que ele é visto por todos que estão ligados à sua carreira.

O profissional não saberá quem deu cada um dos feedbacks, porém, terá um panorama geral da forma que é visto na empresa em que trabalha. Assim, conhecerá seus pontos mais fortes e mais fracos. Saberá o que precisa mudar e em quais características investir.

Outro ponto forte dessa avaliação é que o próprio colaborador deve se avaliar. Assim, saberá se a visão que tem de si próprio está coerente com a imagem que passa aos colegas de trabalho. Um importante exercício de autoconhecimento – e que pode trazer inúmeros benefícios para a sua empresa.

Outro ponto extremamente positivo dessa avaliação é que os colaboradores sentem-se satisfeitos ao realizá-la. Isso porque podem avaliar seus superiores e fazer sugestões de melhora, sempre visando o melhor para a empresa.

 – Para saber mais sobre como avaliar funcionário com o método 360, sugerimos a seguinte leitura: Como fazer uma avaliação 360 graus: Aprenda a usar essa ferramenta de desenvolvimento

3. Avaliação por objetivos e metas batidas

Esse é um método extremamente objetivo. Como o próprio nome já sugere, ele avalia os resultados obtidos por meio das metas batidas pelos colaboradores. Normalmente é muito utilizado por empresas na área de vendas. Porém, também pode ser adaptado e utilizado para empresas que trabalham com produção: por exemplo, qual a meta de produção de um setor para aquele mês?

Esse formato de avaliação é mais preocupada em avaliar os fins, e não os meios. Por isso, ao mesmo tempo que pode ser muito útil na hora de definir números e metas, pode ser falha na questão humana.

Agora você já sabe como avaliar o desempenho do seu funcionário

Ademais, agora você conhece alguns dos principais métodos para saber como avaliar funcionário. Que tal escolher o que melhor se adapta ao dia a dia da sua empresa e aplicá-lo? Assim, você poderá mensurar de maneira mais assertiva o desempenho da sua corporação e, mais do que isso, investir na melhora daqueles setores que estão falhos.

Antes de qualquer atitude, vale lembrar que o principal objetivo de saber como avaliar funcionário é saber identificar as dificuldades da empresa e estimular o desenvolvimento dos colaboradores – tanto no lado pessoal quanto profissional.

Aproveite e compartilhe conosco: qual o seu formato de avaliação preferido? Qual acredita ser o mais eficaz para a sua empresa?

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias