9box

Conheça o 9box, como funciona a matriz de desempenho e potencial

Você trabalha com gestão ou é gerente de uma empresa, mas nunca ouvir falar do 9box? Agora é hora!

Conhecida também como a matriz do desempenho e potencial, o 9box é uma ferramenta que deve ser plenamente utilizada na hora de a empresa fazer planejamentos futuros de sucessões – como:

  • Contratar ou demitir funcionário;
  • Formar/identificar um bom líder;
  • Promover um colaborador e contratar outro para a função anterior;
  • Reter os principais talentos da empresa.

Utilizar o 9box de forma correta auxiliará nessa gestão dos talentos da empresa. Auxilia na tomada de decisões importantes nesse âmbito. Confira no artigo como fazer dessa ferramenta uma aliada.

– Veja também: Conheça indicadores de avaliação de desempenho e aplique com seus colaboradores

9box

O que é a Matriz nine box?

O nome da ferramenta provém de “9-Box Matrix”, – em português seria “matriz de nove caixas”. o 9box é um método bastante visual, pode ser entendido como um grande quadrado dividido em 9 pequenos quadrados. no eixo horizontal se coloca uma medida – como a entrega de resultados, – e no eixo vertical outra medida – como o potencial do funcionário, por exemplo.

Em cada pequeno quadrado se colocam as competências e seus graus – quanto mais alto o cargo, maior o nível de competência necessário. A cada competência cumprida pelo profissional, se analisa se ele é competente para a função, se produz acima do esperado, se é comprometido, possui um bom desempenho, etc. Ou seja: os talentos da empresa são classificados de acordo com essas 9 caixas – e elas auxiliam o gestor a entender melhor quais ações devem ser tomadas para cada profissional.

Na sua empresa, podem existir colaboradores com baixo potencial, mas uma performance efetiva, por exemplo. Nesse caso, o 9box ajuda a identificar essas características e, a partir de então, a empresa pode pensar em soluções para melhorar o potencial do funcionário – como ações de engajamento e motivação.

Porém, por outro lado, também podem existir profissionais com alto potencial, mas performance baixa. Nesse caso, a empresa pode realizar treinamentos eficientes para melhorar o desempenho desse colaborador.

Porque utilizar a avaliação de desempenho e potencial?

De forma resumida, a boa utilização do 9box é uma maneira simples de analisar o potencial e o desempenho dos colaboradores. Ela é gratuita, simples e eficaz.

A ferramenta deixa claro quais os talentos da sua empresa merecem destaque e quais precisam de maior atenção. Também oferece a possibilidade de os próprios profissionais saberem como está o seu desempenho na empresa. Por isso, também pode auxiliar na melhora do diálogo entre os gestores/líderes e as suas equipes.

Importante: lembramos que esse formato de avaliação de desempenho não deve ser exposto para todos da empresa. Nenhum colaborador deve ser rotulado de acordo com sua posição no 9box. Essa informação deve ser utilizada pela gestão da empresa e, se necessário, feita uma conversa em particular com o profissional.

– Você pode se interessar por: Os 5 melhores tipos de treinamento para sua empresa

Colocando o 9box em prática na sua empresa

Quando há a necessidade de treinamento de novos líderes ou outras decisões complexas que envolvam diretamente os colaboradores – como contratações, promoções, demissões, etc, – a utilização do 9box pode ser de grande auxílio na tomada das decisões. Isso porque ele é uma ferramenta bastante flexível, completa e justa.

Esperamos que com essas informações, você tenha entendido um pouco mais sobre esse importante método. Além disso, esperamos que você faça uso dele – e comente conosco o que achou de utilizar o 9box em prática. Se tiver qualquer dúvida sobre o assunto, deixe seu comentário, adoraremos ajudar!

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias