como vender uma ideia

4 passos para aprender como vender uma ideia

Independente da sua área de atuação sempre será necessário as venda de algo, inclusive uma ideia. Um dos maiores desafios que se pode ter em como vender uma ideia é o fato dela não ser tangível, com isso é necessário agregar valores físicos a ela, tornando a mais desejável.

Ficou interessado em como vender uma ideia? Então continue sua leitura e conheça 4 passos infalíveis para alcançar suas metas!

Leia também – Use a abordagem de vendas certa com nossas 7 dicas

como vender uma ideia

Como vender uma ideia?

Vender uma ideia passa bem longe de ser a coisa mais fácil do mundo, e assim como outras áreas possui diversos elementos que devem ser levados em consideração.

Bons tópicos que você precisa saber em como vender uma ideia são:

Estude sua ideia

Muito mais do que ter a ideia, é necessário saber se está na hora certa de divulgá-la. Por vezes é necessário esperar a maturação dessa ideia antes de pensar em compartilhá-la com as pessoas.

É evidente que por estar no campo da idealização ela não estará totalmente pronta e deverá ser lapidada, mas é importante ter a sabedoria para identificar quando ela está crua demais.

Um exemplo disso é partir do princípio que sua ideia é pioneira, é sempre necessário fazer um estudo sobre isso para saber se você só está pensando hoje em algo que já está em prática, e se já houver o que você tem de diferencial.

Levar até as pessoas certas

Esse tópico é de extrema importância e pode ser a diferença entre uma ideia que pode mudar a sua vida e uma ideia que se perde no meio de outras tantas.

Contar a sua ideia para amigos no bar? Com certeza isso não é a maneira correta. Por ser algo tão imaterial uma ideia, principalmente na fase de maturação, é muito delicado e ficar contando para uns amigos aqui ou ali pode não ser uma boa opção. Afinal, em caso de apropriação você não terá como comprovar que a ideia era inicialmente sua.

Por isso é importante levar a sua ideia a pessoas que realmente poderão fazer algo a respeito. Por exemplo, teve uma ideia que pode melhorar os processos na empresa que trabalha? Leve-a ao gestor e não para os outros colegas. Pensou em algo revolucionário no campo digital? Leve-a a um especialista investidor na área e não a um investidor de imóveis, e por assim adiante.

Prepare uma apresentação

Também sendo chamado de pitch, uma apresentação de ideias deve ser de alto impacto. Isso ocorre devido ao tempo pouco tempo que os investidores possuem disponível, logo é necessário que se exponha na apresentação os principais pontos da ideia.

Como:

  • O que é?
  • Qual a razão que a torna diferente das existentes?
  • Como ela pode ser aplicada?
  • Para quem ela deve ser aplicada?

Existem outros pontos que devem ser explorados, mas esses podem ser uma excelente base para te ajudar a como vender uma ideia.

Proteja sua ideia

Para evitar que sua ideia sofra a apropriação indevida, famoso roubo, é necessário que ela esteja protegida legalmente. Caso sua ideia envolva produtos e criações artísticas é possível utilizar a patente de copyright.

Complemente com – Melhore seus argumentos de vendas com nossas dicas

Com essas 4 dicas de como vender uma ideia você não tem mais desculpas para não investir no seu potencial, vá hoje mesmo atrás dos seus sonhos!

Ainda está com alguma dúvida? Basta escrever abaixo e nós ajudamos você!


Categorias