treinamento de produto

Veja como obter melhores resultados em vendas com treinamento de produto

Quem trabalha com vendas sabe que quando se trata de novos produtos nem sempre é fácil fazer com que todos os setores se comuniquem. Tanto é que muitas vezes isso passa despercebido e só notam a  sua necessidade quando o consumidor final é afetado.

Se sua empresa está com problemas nessa área esse post foi feito para você!

Leia também – Acompanhe a eficiência através dos indicadores de treinamento e desenvolvimento

treinamento de produto

Para que serve o treinamento de produto?

Quando falamos sobre a inserção de um novo produto dentro de uma empresa, isso envolve diversos setores, como: a equipe de desenvolvimento de produtos, marketing e vendas.

O treinamento de produtos serve para unir todas essas áreas, a fim de que a informação circule e envolva todas elas. É importante que ocorra um bom treinamento de produto, afinal ele impacta diretamente nos resultados das vendas.

Afinal, se os vendedores são incapazes de entender do que o produto se trata, seus benefícios e principalmente quais os seus diferenciais perante a concorrência é óbvio que perderá clientes por falta de argumentação.

É evidente que é impossível reunir todas as equipes sempre que for lançado algo novo, principalmente se sua empresa contar com mais de um ponto físico de vendas. Com isso um grande aliado do treinamento de produto é a tecnologia, que permite a  criação de materiais online.

Treinamento de produto online

Treinamento de produto online chegou para facilitar a troca de informações, sem a necessidade da presença física. Graças ao treinamento de produto online cada vendedor pode pode estudar o conteúdo em horários vagos em sua própria rotina.

Para montar um bom treinamento é fundamental que:

Marketing esteja envolvido

Marketing é uma parte fundamental de qualquer empresa e como tal está ligado completamente aos novos lançamentos da empresa. Afinal, os aspectos visuais, técnicos, valores tangíveis e intangíveis está por diversas vezes por total responsabilidade deles, logo não faz sentido mantê-los afastado do plano de curso a ser estabelecido.

Falando sobre etapas o pessoal do marketing entra logo depois de se reunir as informações necessárias para o treinamento, eles devem documentar tudo o que acham de relevante sobre o novo produto. Principalmente os argumentos que o tornam melhor do que os concorrentes.

Pense na edição do treinamento de produto

O produto atual com certeza não será o último produto a ser lançado pela sua empresa. Tenha em mente tudo o que pode ser reutilizado de um treinamento para o outro, assim você economiza verba e principalmente o tempo dos envolvidos.

Permita o acesso ao produto

Por mais que o treinamento de produto seja completamente eficiente é de extrema importância que os vendedores tenham acesso direto ao produto. Pois a experiência de uso é algo que definitivamente não pode ser substituída por curso nenhum.

Se seu produto é um material tangível é sempre uma boa ideia enviar junto ao treinamento de produto uma amostra. Por outro lado, caso se trate de algo intangível como um aplicativo, basta liberar o acesso a ele.

Pode ser do seu interesse – Treinamento e-learning: conheça as vantagens

Essas são algumas dicas de como o treinamento de produto pode fazer toda a diferença nos resultados das suas vendas. Está com alguma dúvida? Deixe ela abaixo e nós respondemos para você!

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias