Tipos de treinamento

Os 5 melhores tipos de treinamento para sua empresa

Os tipos de treinamento que estão em alta nas corporações possuem objetivos bem específicos. Todos eles auxiliam o profissional a atingir o ápice de qualidade no desempenho da sua função. Eles fazem parte de uma educação continuada que visam o treinamento e desenvolvimento humano.

O mercado atual está cada vez mais competitivo, por isso é essencial ter os melhores profissionais dentro da sua empresa. Qualificar o seu profissional é praticamente obrigatório para quem quer liderar o mercado. Os tipos de treinamento que focam na gestão do clima organizacional tendem a fazer com que os colaboradores sintam-se confortáveis na empresa. Este tipo de ação diminui o turnover dos funcionários e fortalece a empresa.

Hoje, as grandes corporações trabalham com apresentações de produtos através de dispositivos móveis, como Ipads, por exemplo. Isso tem se tornado cada vez mais comum, pois os gadgets estão nos bolsos de todos os funcionários.

Com a tecnologia, ficou ainda mais fácil aplicar treinamentos e aprimorar a sua mão de obra. As plataformas ead permitem que você atinja um grande número de pessoas com pouco investimento. Mas esta não é a melhor parte. Através do ensino a distância você possui um leque de tipos de treinamento que pode ofertar aos seus funcionários. Produza algo diferente e interativo para que os seus colaboradores fiquem engajados com a sua companhia.

Por isso fizemos uma lista e separamos os melhores tipos de treinamento empresarial para que você possa replicar na sua empresa.

Os 5 melhores tipos de treinamento para sua empresa

Treinamento de líderes e mentoria

A necessidade de ter verdadeiros líderes em empresas está cada vez maior. Não é uma tarefa fácil conquistar profissionais que entendam como a empresa funciona e sejam capazes de tomar decisões, desenvolver equipes, criar estratégias e gerir pessoas. Por isso, este treinamento é tão importante dentro de uma empresa.

Normalmente este tipo de treinamento é realizado por uma figura com mais experiência. Eles podem ser o CEO, alguns diretor es ou até mesmo o especialista em alguma área, como o especialista de vendas.

Veja também: treinamento e desenvolvimento de pessoas.

Gestão do conhecimento

Toda empresa possui algum profissional que já teve experiências específicas durante a sua carreira ou que já passou por alguma situação que poderia ser absorvida pelos seus companheiros de equipe e aplicada no dia a dia. Quanto mais experiência o profissional possui, mais conhecimento ele pode transmitir.

Este tipo de treinamento também pode ser replicado em outras situações. Digamos que o gestor da sua equipe de atendimento realizou um treinamento sobre SAC 3.0. Ele pode transmitir o conhecimento que absorveu para os outros membros da sua equipe.

Veja também: a gestão do conhecimento na educação corporativa.

Troca de papéis

Este tipo de treinamento é moda nas grandes corporações. Os gestores acreditam que um profissional pode entender melhor como funciona a corporação se todos compreenderem o que cada departamento faz. A intenção aqui não é tornar estes colaboradores especialistas em outro departamento, mas entender o contexto que o departamento do outro colaborador se encontra.

Quando esta sinergia ocorre os colaboradores acabam se tornando amigos de um jeito ou de outro. Isso melhora o clima organizacional e amplia o espírito de solidariedade dos seus colaboradores.

Veja também: como construir um clima organizacional.

Grupos de trabalho multidisciplinares

No fundo no fundo, toda empresa é um relógio, e para funcionar bem, todas as engrenagens (departamentos) precisam funcionar em conjunto. É essencial para uma empresa manter os seus colaboradores alinhados, certo? Mas os seus líderes, gestores e diretores também precisam estar alinhados. Por isso que equipes multidisciplinares são importantes.

Vamos supor que uma loja de sapatos possui um problema com as vendas. É um obstáculo que a empresa possui e que precisa ser superado. Neste caso, é interessante colocar o diretor de vendas e o diretor de marketing para trabalhar em conjunto. Juntas, as equipes possuem um poder maior para ajudar a resolver os problemas que a empresa possui.

A convivência entre os diretores cria uma sinergia entre os departamentos da empresa. Isso vai fazer com que eles compreendam melhor como os outros departamentos funcionem. Quando isso ocorre, um departamento começa a se preocupar com a rotina do outro, fazendo com que as engrenagens girem da melhor maneira possível.

Resolução de problemas

Aqui o foco é voltado para o desenvolvimento da capacidade lógica do ser humano. Todos os colaboradores da empresa podem participar deste treinamento, pois é algo que vai fazer a diferença no dia a dia de trabalho. Os seus colaboradores vão desenvolver a parte cognitiva do cérebro que trabalha com a lógica. Isso vai ajudá-los a encontrar melhor maneira de resolver os problemas que possam encontrar no dia a dia de trabalho.

Na maioria das vezes os colaboradores estão focados em resolver o problema que está com ele. Por exemplo, uma equipe serviço de atendimento ao cliente está focada em realizar o atendimento. Com este tipo de treinamento, eles vão começar a identificar quais são as principais causas de chamadas de atendimento e identificar como sanar este problema, diminuindo assim as quantidade de ligações.

Treinamento online

O grande problema dos treinamentos atualmente, principalmente em grandes empresas, é o valor do investimento que precisa ser realizado. Quanto maior o número de colaboradores e de sedes, mais difícil é a missão de treinar todo o corpo de funcionários. Entretanto, através de uma plataforma LMS, é possível escalar o treinamento e até mesmo reduzir custos.

A equipe de treinamentos não precisa mais se deslocar entre as sedes da empresa. Com apenas um curso online você pode treinar todos os seus colaboradores, não importa a quantidade de pessoas ou sedes que a sua empresa possui.

Através da tecnologia empregada na plataforma ead os seus colaboradores têm a possibilidade de se engajarem mais. Em um treinamento presencial, a única possibilidade de um treinamento é através de uma palestra, no máximo um vídeo ou uma atividade em grupo. Através da plataforma LMS, você pode utilizar e-books, podcasts, provas, videoaulas e até mesmo gameficação.

Todos os tipos de treinamento citados aqui neste texto tem um impacto real na empresa. Vale lembrar que todo treinamento precisa de um olhar mais atento da sua eficácia dentro de cada equipe.

Busque as necessidades da sua equipe e planeje os tipos de treinamentos que se adequam a cada necessidade. Trabalhar o treinamento e desenvolvimento dos colaboradores impacta diretamente no resultado dos seus colaboradores.

Ficou alguma dúvida ou precisa de alguma ajuda sobre treinamentos? Deixe seu comentário ali embaixo.

CTA Trial

Banner_Testar-Grátis-Eadbox


Categorias