Transformar slides em vídeo

Como transformar Slides em Vídeo em 5 passos simples

Transformar slides em vídeo pode ser muito útil no dia a dia dos professores. Seja para quem leciona, quem divulga seu conteúdo no YouTube ou ainda para aqueles que trabalham vendendo seus cursos online.

Já imaginou ter estes arquivos que estão no formato PPT, ou até mesmo no Prezi, em vídeos para serem utilizados todos os dias? Então fique de olho neste texto.

Porque transformar slides em vídeo?

Existem algumas formas de você trabalhar o conteúdo em cursos online. A videoaula é uma das favoritas pelos produtores de conteúdo. Seu formato é direto e sintético, e permite ao aluno pausar e fazer as suas anotações enquanto a aula ocorre.

Também é uma maneira fácil para escalar o seu modelo de negócios. Uma vez gravado o conteúdo, você pode transmitir para quantas pessoas quiser.

Como transformar Powerpoint em video em 8 passos

Para quem utiliza o power point, é muito fácil. Basta seguir o passo a passo fazer os seus slides se transformarem em vídeos.

  • Com o documento que você deseja converter em vídeo aberto no Power Point, vá até o menu arquivo, que fica no canto superior esquerdo da tela.
  • No menu arquivo, clique em “exportar”.
  • Ele vai abrir várias opções para você, selecione “criar vídeo”.
  • Agora você vai selecionar o tipo de vídeo que o programa vai criar. Existem algumas opções, e o que muda mesmo é a resolução do vídeo. Vale lembrar que, quanto maior a resolução, maior o tamanho do arquivo.
  • Na próxima etapa você vai ter a opção se deseja utilizar narrações e tempos gravados. Caso você não tenha gravado, ele fornece a opção para você realizar a gravação.
  • Se você não for utilizar a gravação dos slides, o programa vai pedir para você definir o tempo e cada tela. O tempo que o Power Point utiliza como padrão é de 5 segundos.
  • Quando você ajustar todas estas configurações, basta clicar no botão “criar vídeo”.
  • Por fim, a janela para que você selecione o diretório de onde deseja salvar o vídeo.

O tempo de duração da exportação varia de acordo com a quantidade de slides e se possui ou não gravação e gravação de tempo. Quanto maior a apresentação, mais tempo ela vai levar.

E pronto! Você conseguiu transformar slides em vídeo.

Veja também: como criar um curso online.

Que parte da apresentação não vai para o vídeo?

Existem alguns itens que você precisa estar atento, pois não vão passar para o vídeo. Fizemos uma lista para você não esquecer e não ser surpreendido.

  • Mídias que você inseriu em versões anteriores do Power Point. Sejam fotos, vídeos, áudio…
  • Mídia do QuickTime. Aqui ainda existe uma saída, você pode instalar o codec ffdshow. Clique aqui para ir até o site da Softonic e realizar o download.
  • Se você tiver Macros criadas em seus slides, elas não vão ser transmitidas para o vídeo.
  • Os controles ActiveX/Ole também ficam contidos apenas no Slide.

Utilizando a apresentação como roteiro

Transformar slides em vídeo é interessante, mas você ainda pode fazer ficar melhor. Através da conversão que mostramos acima, você não possui imagem, apenas o vídeo para conversar com o seu aluno.

Existem diversos programas que trabalham de uma maneira diferente e que pode ser interessante para você que trabalha com videoaulas. Você pode mesclar os seus slides com você conversando com o público diretamente. Se você já conversou através de uma conversa de vídeo por Skype, vai entender o que estamos falando.

Existem alguns softwares que permitem você aumentar e diminuir o tamanho do quadro que aparece a sua imagem, enquanto o resto da tela é coberto pela imagem da sua apresentação.

Desta forma, a sua apresentação muda um pouco de função. Se antes ela precisava ser interessante para o seu aluno ou o seu público alvo, agora existe uma outra maneira de você trabalhar a atenção dos seus alunos. A apresentação tinha que ser interessante por si só, por isso surgiram softwares como o Prezi, que traziam dinamismo para a apresentação.

Neste formato a atenção está em quem está conversando com a audiência, o professor, no caso. Agora você pode utilizar os seus slides para serem o fio condutor da sua apresentação. Formatos em bullet points são ótimos para que dar o tom neste tipo de apresentação.

Veja também: aprenda criar roteiros incríveis para suas videoaulas.

Os benefícios de transformar slides em vídeo

O vídeo dá a sensação do olho no olho e aproxima você da sua audiência, do seu aluno. Também pode poupar o seu tempo, fazendo com que os seus alunos tenham uma empatia maior por você. Isso é ótimo para quem deseja construir a sua imagem e se tornar referência de ensino.

Você também pode transformar slides em vídeo através de transmissões ao vivo. Os webinários são ótimos para atrair prospects e converte-los em alunos. Se utilizando da técnica de transformar os slides em roteiro, você pode realizar uma transmissão ao vivo para os seus alunos.

Veja também: como fazer um Webinar de sucesso.

Mesmo para quem deseja apenas apresentar os seus slides em uma apresentação, converter o arquivo para o formato de vídeo dá maior segurança. Quantas apresentações você já participou que o apresentador ficou na mão por conta de um vídeo que não abriu na apresentação? Convertendo seus slides para vídeo isso não vai acontecer.

Agora é a hora de colocar a teoria na prática. Experimente, grave hoje o seu primeiro vídeo!

CTA ebook cursos online

ebookcursos-online


Categorias