LMS para treinamento de clientes

Escolhendo o melhor LMS para treinamento de clientes

Uma plataforma LMS para treinamento de clientes é essencial para manter um padrão de qualidade em sua empresa, além de ser uma economia para a sua companhia. O LMS, ou learning management system, é necessário para fornecer um serviço de apoio impecável ao seu cliente. Existem várias vantagens ao utilizar uma plataforma de ensino a distância para treinamentos de clientes. Confira neste texto alguns motivos para investir neste modelo.

Porque apostar em LMS para treinamento de clientes?

É uma tendência de mercado apostar em um relacionamento duradouro com os seus clientes. Através de uma plataforma LMS você consegue ter maior controle da sua operação. Por conta do sistema de ensino a distância, você ainda consegue economizar optando por este tipo de solução.

Estudos mostram que conquistar um cliente novo custa entre 5 e 7 vezes mais do que manter a sua carteira.

Os treinamentos para clientes são focados, geralmente, em ações pontuais. Estas ações, na maioria das vezes, tem por objetivo resolver algum tipo de ruído de comunicação. Este ruído pode ter origem na aprendizagem de um software ou do entendimento do cliente nos processos internos da empresa.

Vamos fazer um exercício rápido. Digamos que você receba 30 pedidos de atendimento por dia em sua empresa. Destes 30, vamos imaginar que 10 deles poderiam ser resolvidos pelos próprios usuários, com um pouco de treinamento. Estamos falando de 200 atendimentos por mês.

Já imaginou o quanto mais cada um dos seus colaboradores poderia colaborar com a empresa sem precisar atender estes ticket? Estamos falando de educação de clientes, que vai se transformar em economia no médio prazo.

O treinamento de clientes é modelo de negócios que possui um ROI alto e mensurável.

Veja também: estratégia efetiva para treinamento de clientes.

O que uma plataforma LMS para clientes precisa ter?

O LMS auxilia na gestão dos alunos, que neste caso são clientes, que estão em sua base de aprendizado. Através de uma plataforma completa você consegue separar cada cliente da sua base. Identifique também o avanço de cada um dos acessos de clientes em sua plataforma. Visualize onde eles possuem mais dificuldade e onde eles costumam levar mais tempo para avançar de uma plataforma para outra.

Veja também: treinamento de clientes online.

8 itens que devem conter na plataforma LMS

Aprendizado social

Aprender em conjunto é natural do ser humano. Não é por que você está em uma plataforma de ensino a distância que o aprendizado fica restrito. Crie fóruns e construa comunidades para fazer com que os seus clientes mantenham contato.

Importante: é essencial criar estes grupos dentro do seu site ou da sua plataforma LMS. Digamos que você opte por criar um grupo no Facebook. Você vai estar a sua base em um local que você não possui controle. O Orkut um dia chegou ao seu fim, o Facebook pode acabar ou encerrar a opção de grupos. Mantenha os seus usuários em um ambiente controlado por você.

Gameficação

Uma plataforma LMS para treinamento de clientes precisa ter a opção de gameficação. Desta forma você pode criar um conteúdo mais interativo para seus clientes. Faça que ele observe o crescimento das suas habilidades e competências através de um quadro enquanto avança as lições.

Você também pode adicionar um sistema de pontuação, com nível e medalhas. Este tipo de ação torna o aprendizado mais fácil e leve. Esta aproximação educacional vai motivar os seus alunos.

Interface moderna e intuitiva

Em pleno século XXI, é inadmissível que a plataforma de ensino a distância não possua uma interface fácil de utilizar. A experiência do usuário é essencial para garantir o bom nível de aprendizado. Ele precisa chegar até o conteúdo que ele deseja final com no máximo três cliques. Os menus precisam ser intuitivos, bem como o seu design.

Precisa ser responsivo

Tenha certeza que quase a totalidade, se não todos, os seus clientes estão conectados através de dispositivos móveis. Eles vão acessar a sua plataforma através deste dispositivo em algum momento, nem que seja para uma consulta rápida. Ou seja, Se ele não for responsivo, vai prejudicar a experiência do usuário.

Aplicativos mobile

Não é uma opção ao site responsivo, mas sim um complemento. Um aplicativo no qual o aluno consiga ver suas vídeo aulas e ter acesso às principais ferramentas presentes no site.

É ideal que ela tenha notificações por push quando novos conteúdos forem adicionados ao app. Você também pode utilizar esta ferramenta para relembra-lo de suas metas, por exemplo.

Grupos dinâmicos

A sua plataforma LMS precisa ter a capacidade de separar os seus alunos de acordo com os interesses deles. Você pode criar grupos de acordo com as notas que eles tiraram ou com os conteúdos que consumiram, por exemplo. Desta forma você consegue segmentar os seus alunos e trabalhar melhor com eles.

 Interação

O LMS não é uma ilha ou um página de destino, ela deve ser encarada como um meio. Ou seja, se você vende um software, por exemplo, é interessante que ele tenha integração com o seu LMS para treinamento de clientes.

Relatórios

Por último, mas não menos importante, você precisa ter o controle dos seus alunos. Uma boa ferramenta de LMS consegue trazer relatórios de grupos, localização e até mesmo com campos customizáveis. Quanto mais informação você tiver, melhor vai conseguir trabalhar com seus clientes.

CTA Trial

trial


Categorias