treinamentos on-demand

Treinamentos on-demand: porque aplicar em seus clientes

Treinamentos on-demand são conteúdos feitos sob medida para transmitir algum tipo de informação ou instrução.  Seja um produto ou serviço, todo mundo gosta de receber algo feito sob medida, não é? Os treinamentos on-demand são exatamente isso.

Ao pé da letra, “on-demand” significa “sob demanda” ou “a pedido”. Ou seja, esses são treinamentos produzidos para suprir determinadas necessidades, que podem ser tanto dos seus colaboradores, no caso de treinamento interno, ou até mesmo de clientes.

Porque oferecer treinamentos on-demand em sua empresa?

Antes de tudo, é importante lembrar que treinamentos são investimentos e não gastos. Ainda mais quando são específicos, como os on-demand. Qualquer empresa que almeja se desenvolver e ter sucesso precisa ter uma política de treinamento contínuo. E, mais do que isso, investir em treinamentos eficazes para otimizar o seu conteúdo. Quanto melhor for a qualidade do seu treinamento on-demand, melhor vai ser o resultado para a sua empresa.

Aumente a produtividade

O aumento da produtividade é uma consequência de um treinamento on-demand. A qualidade da sua prestação de serviços pode ser otimizada através de um treinamento.

Vamos dar um exemplo prático: toda empresa é como se fosse um relógio, certo? E seus departamentos são as engrenagens. Fazer com que elas saibam apontar quando o outro departamento precisa “girar” para fazer a empresa funcionar é essencial. Por exemplo, o departamento de logística precisa atender as demandas do atendimento, mas está acontecendo um ruído no processo a ponto de atrapalhar a os números da equipe de atendimento. Digamos que a sua empresa possua um software para abertura de tíquetes do atendimento para a logística e este processo não está funcionando corretamente. Neste caso, vale investir no treinamento dos seus colaboradores, não apenas do software de vendas, mas quem sabe até em um para gerar a consciência coletiva em prol da companhia.

Outro exemplo, digamos que os gerentes da sua empresa agora precisem mostrar os números das suas equipes em reuniões mensais através de gráficos. Os gerentes de cada equipe seriam alimentados pelos seus colaboradores, mas nem todos eles possuem um bom conhecimento em excel. Seria o caso de transmitir este conhecimento para os seus colaboradores através de um curso on-demand, pois cada equipe teria uma demanda diferente de cada software.

Você também poderia gravar este treinamento e disponibilizá-lo online para que todos os colaboradores interessados nele pudessem acessá-lo.

Treinamentos on-demand

3 motivos para oferecer treinamentos on-demand

  1. Empresas e colaboradores lucram quando existem treinamentos on-demand.

  • Profissionais: eles recebem um treinamento feito especialmente para eles e por isso há um maior engajamento e identificação com a empresa. Com isso, você começa a construir a sua marca para o mercado, seja para o seu colaborador, que vai se sentir valorizado, ou para o seu cliente, que vai aprender a utilizar melhor a sua ferramenta ou prestação de serviços. Sentir-se valorizado é de extrema importância para o sucesso na carreira. Ao investir nessa forma de capacitação, a companhia mostra que está preocupada com a qualificação dos seus funcionários. Isso melhora o clima corporativo.
  • Instituições: investir em potencial humano significa abrir as portas para melhores resultados e maiores lucros. Assim, tanto os colaboradores como os clientes satisfeitos servem como uma forma de propaganda para a empresa. Possuir uma boa imagem é importante para a credibilidade e sucesso de qualquer companhia, não é?

Isso sem falar no aumento da produtividade e qualidade, que é um dos principais motivos para oferecer treinamentos on-demand. Se você contar com profissionais bem treinados e satisfeitos, as chances de falhas diminuem drasticamente. O que isso significa? Quanto maior a preparação dos seus colaboradores, maior será o nível de qualidade a qualidade dos processos da empresa.

Porém, é válido ressalvar: para treinamentos terem a eficácia desejada, é preciso que sejam aplicados com os métodos corretos. Por isso os cursos on-demand se destacam. Eles oferecem exatamente o conteúdo necessário para alavancar o sucesso da companhia e dos profissionais.

  1. Certificação: cursos on-demand funcionam para todas as empresas

Ao criar um curso customizado, a empresa coloca sua cara no material. Não importa qual seja a sua área de atuação: toda companhia precisa trabalhar a sua marca.

Mas como trabalhar com essas particularidades? Com treinamentos sob medida. Eles são flexíveis e se adequam a todas as necessidades. Basta adaptar à linguagem e conteúdo que a sua empresa possui como core bussiness e transmitir aos profissionais. É possível abordar temas específicos, simular atividades reais do segmento, utilizar personagens para aproximar os profissionais do conteúdo… As possibilidades são infinitas.

Existe toda a liberdade de criar, modificar, customizar e personalizar os treinamentos de acordo com as necessidades da companhia. Vale ainda ressaltar que isso tudo pode ser feito de forma remota e escalonada. Basta contar com uma plataforma ead, possuir um bom conteúdo e oferecer uma boa experiência aos profissionais.

  1. Acerte em cheio o seu público

Quem é o seu público? Qual o perfil de cada um dos participantes? Como fazer com que o conteúdo seja absorvido da melhor forma possível? Se você possui estas respostas, os cursos on-demand podem ser o seu caminho para o sucesso.

Cursos feitos sob medida garantem a chance de trabalhar com uma linguagem assertiva, foco preciso e alta identificação dos participantes. É possível criar um conteúdo que acerte “na veia” do grupo, gerando engajamento dos profissionais.

Treinar funcionários para treinar clientes

Para aplicar os treinamentos on-demand para os seus clientes, você precisa que os seus colaboradores estejam bem treinados. Ninguém melhor do que os seus próprios funcionários para passar o conhecimento que eles utilizam no dia a dia. Mas eles não precisam apenas conhecer o seu software, precisam saber transmitir conteúdo, e é aqui que entra o treinamento.

A primeira coisa que você vai precisar para este treinamento é fazer com que os seus colaboradores sejam didáticos. Todo mundo teve aquele professor que sabia muito, dominava o assunto, mas que não conseguia dar uma boa aula, não é mesmo? Lembra como aquilo era chato? Pois o colaborador que vai ser o instrutor não pode ser assim. Ele precisa ser dinâmico e didático.

Existem diversas maneiras de implantar este processo com seus colaboradores. Uma opção é contratar uma equipe de analistas para serem os tutores e fazer o on-boarding dos seus novos clientes.

A sua equipe de atendimento sabe onde estão os principais problemas dos seus clientes. Eles podem ajudar estes analistas a fazerem os treinamentos focados nestes tópicos.

Uma vez que os treinamentos estejam prontos, você pode optar por mover parte da sua equipe de atendimento para o on-boarding, ou contratar colaboradores que tenham sua expertise focada no relacionamento interpessoal.

Onde vale a pena aplicar treinamentos on-demand para clientes?

Empresas de todos os segmentos podem inserir treinamentos on-demand para os seus clientes. Vamos fazer um exemplo com uma empresa que vende um software de atendimento?

Digamos que a sua empresa ofereça um software de CRM para academias. O software é completo, com direito a planejamento de aulas para cada aluno. O banco de dados é grande, para que possa ser utilizado pela equipe de marketing e vendas também.

Quem trabalha com TI já imaginou o problema: muitas funcionalidades para o usuário. Normalmente, neste caso, as empresas optam por um time de atendimento com muitos colaboradores. Mas a quantidade de tíquetes será grande, principalmente para os novos usuários.

E é aqui que entra o treinamento on-demand. Ao invés de ter vários colaboradores no atendimento, você investe em treinamentos e diminui a quantidade de chamados oriundos de dúvidas básicas.

A ideia é treinar o seu cliente para que ele seja um especialista em seu software e não precise abrir um tíquete a cada dúvida que ele tiver. Este treinamento pode ser realizado de várias maneiras. Seja através de um FAQ no site ou de um blog com conteúdo explicando como utilizar todas as funcionalidades do seu software; através de um e-book na implementação da plataforma; ou de uma consultoria on-line durante os primeiros dias de uso da ferramenta.

Veja também: estratégia efetiva para treinamento de clientes.

Você pode utilizar treinamentos on-demand para fazer com que a sua empresa se torne referência no mercado. Uma das maneiras de conquistar isso é através da certificação. É uma construção de branding cujo resultado pode ser medido num médio prazo.

Caso você vá prestar um treinamento quando o cliente adquirir seu produto ou serviço, também chamado de treinamento on-boarding, lembre-se que toda empresa possui uma rotatividade de colaboradores. Ou seja, esteja preparado para fazer com que estes treinamentos sejam periódicos. Por isso é importante pensar em uma maneira de escalar estes treinamentos.

Como escalar um treinamento on-demand?

Lembra do exemplo da academia que utilizamos logo acima? Vamos voltar a ele. Imagine que você conseguiu reduzir a quantidade de atendimentos e agora está aumentando a quantidade de academias que fazem parte da sua base de clientes. Digamos que você conseguia fazer um treinamento on-boarding através de uma consultoria ou videoconferência. Agora, imagine que as empresas que já estão dentro da sua base de clientes vão trocar os seus colaboradores por conta de um turnover natural. Você vai precisar realizar todos os treinamentos novamente. Neste caso existem algumas saídas.

  • Cobrar por cada treinamento: esta saída pode fazer com que os seus clientes não aceitem pagar o mesmo treinamento novamente. Caso os novos colaboradores não realizem o treinamento, as dúvidas vão voltar a surgir. Isso vai se refletir nos profissionais de atendimento.
  • Escalar os treinamentos on-demand: esta é a saída mais recomendável. Através de uma plataforma ead você consegue ampliar a quantidade de pessoas que você atende criando apenas um treinamento. O mesmo curso pode ser re-transmitido para todos os seus clientes externos. Assim, o tempo do treinamento via streaming vai diminuir, liberando espaço para que eles produzam mais cursos, sanando ainda mais dúvidas, até fazer com que os tíquetes abertos sejam cada vez mais específicos.

Veja também: como aumentar a produtividade da sua empresa em 5 passos.

Cases de sucesso: empresas que investem em treinamentos on-demand

Gühring: a empresa, de origem alemã, é uma das principais fabricantes de ferramentas rotativas do mundo. Desde 2014 investe na competência de sua equipe de vendas. Utilizando-se de treinamentos sob medida, o objetivo é que os profissionais conheçam os mais de 50 mil produtos e 2.000 tipos de ferramentas que compõem o catálogo de vendas disponíveis;

Microsoft: esta é uma das gigantes mundiais e que todo mundo conhece. Ela investe em treinamentos não apenas para os seus colaboradores, mas também para os seus clientes e desenvolvedores.

Caterpillar: na fábrica, os mais de quatro mil colaboradores recebem suporte do centro de treinamento e desenvolvimento. Eles oferecem cursos presenciais e através do e-learning, o ensino a distância. Além disso, também há investimento em um programa especialmente voltado para a segurança e redução de riscos no trabalho;

Accor: a empresa investe na área de treinamento e desenvolvimento. Já foram realizadas mais de 20 mil ações contemplando programas de educação regular e formação profissional para colaboradores e familiares;

E você, já está convencido da importância dos treinamentos on-demand?

Se formos falar de “prós e contras”, devemos ressaltar que não existem aspectos negativos em oferecer treinamentos on-demand. Agora, se tratando de prós, é possível dizer que, assim como as possibilidades dos treinamentos sob medida, eles são infinitos e adequados para todas as empresas e áreas de atuação.

Trabalhar com cursos on-demand é sinônimo de maleabilidade. Você vai conseguir focar exatamente onde sua empresa precisa. Seja no treinamento de colaboradores, de clientes, ou podendo servir até mesmo como um novo modelo de negócios, através da certificação, para fazer a sua empresa crescer cada vez mais, o caminho para o crescimento está nos cursos on-demand através uma plataforma ead.

Como é um curso customizado, ele pode ser realizado em uma plataforma ead de acordo com o ritmo da sua equipe. Você não vai mais precisar parar todos os seus funcionários para que eles realizem um treinamento, agora eles podem assistir uma vídeo aula ou acessar um e-book através de uma plataforma de ensino on-line em horários diferentes, e até mesmo com os smartphones que estão em seus bolsos.

Você pode utilizar a tecnologia de uma plataforma ead para deixar seu conteúdo mais atrativo. Utilize vídeos interativos, apresentações multimídias,ilustrações, textos e gamificação para complementar o seu curso online.

Você possui várias opções disponíveis para treinar os seus colaboradores e até mesmo os seus clientes. É através da capacitação que a sua empresa vai se tornar uma líder de mercado, e o caminho com o melhor custo benefício é através de uma plataforma ead.

CTA Ebook produtividade

banner ebook produtividade


Categorias