treinamentos on-demand

Treinamentos on-demand: descubra agora porque aplicar em seus clientes

Treinamentos on-demand são conteúdos feitos sob medida para transmitir algum tipo de informação. Aplicar isso em seus clientes pode ser o futuro da sua corporação. Já imaginou reduzir os tickets da sua equipe de atendimento? Diminuir a demanda dos seus colaboradores, podendo atender mais com menos? Pois este caminho é possível através de treinamentos on-demand.

Onde vale a pena aplicar treinamentos on-demand para clientes?

Empresas de todos os segmentos podem inserir treinamentos on-demand para os seus clientes. Vamos fazer um exemplo com uma empresa que vende um software de atendimento?

Digamos que a sua empresa venda um software de CRM para academias. O software é completo, com direito a planejamento de aulas de cada aluno. O banco de dados é rico, para ser utilizado pela equipe de marketing e vendas também.

Quem trabalha com TI já imaginou o problema: muitas funcionalidades para o usuário. Normalmente, neste caso, as empresas optam por um time de atendimento grande. Mas a quantidade de tickets será grande, principalmente para os novos usuários.

Aqui que entra o treinamento on-demand. Ao invés de ter vários colaboradores no atendimento, você investe em treinamentos e diminui a quantidade de tickets oriundos de dúvidas básicas.

A ideia é treinar o seu cliente para que ele seja um especialista em seu software e não precise abrir um ticket a cada dúvida que ele tiver, a cada relatório que ele precise tirar.

Este treinamento pode ser realizado através de várias maneiras. Seja através de um FAQ no site ou de um blog com conteúdo explicando como utilizar todas as funcionalidades do seu software. Através de um e-book na implementação da plataforma ou de uma consultoria on-line durante os primeiros dias de uso da ferramenta.

No caso de prestar uma consultoria sob demanda na contratação, lembre-se que o funcionário da academia pode ser trocado de tempos em tempos, ou seja, esteja preparado para fazer com que estes treinamentos sejam recorrentes para o mesmo cliente. É importante pensar em uma maneira de escalar estes treinamentos. Vamos falar sobre isso mais adiante neste mesmo texto.

Veja também: 4 benefícios dos programas de treinamento de serviços aos clientes.

Treinamentos on-demand

Treinar funcionários para treinamentos on-demand

Para aplicar os treinamentos on-demand para os seus clientes, você precisa que os seus colaboradores estejam bem treinados. Os profissionais de TI tendem a ser mais fechados, mas é preciso mudar este quadro.

A primeira coisa que você vai precisar para este treinamento é fazer com que os seus colaboradores sejam didáticos. Todo mundo teve aquele professor que sabia muito, dominava o assunto, mas que não conseguia dar uma boa aula, não é mesmo? Lembra como aquilo era chato? Pois o seu colaborador que vai dar o treinamento não pode ser assim. Ele precisa ser dinâmico e didático em seus treinamentos.

Invista em profissionais para darem o treinamento on-demand

Existem diversas maneiras de implantar este processo com seus colaboradores. Uma opção é contratar uma equipe de analistas para serem os tutores e fazer o onboarding dos seus novos clientes.

A sua equipe de atendimento sabe onde estão os principais problemas dos seus clientes. Eles podem ajudar estes profissionais a fazerem o treinamento focado nestes tópicos. É importante ter um responsável por desenvolver estes treinamentos e a metodologia que será aplicada.

Uma vez que os treinamentos estejam prontos, você pode optar por mover parte da sua equipe de atendimento para o onboarding, ou contratar colaboradores que tenham sua expertise mais focada no relacionamento interpessoal. Uma vez o treinamento aprendido, a ideia é que ele seja facilmente replicado.

Quanto melhor for a qualidade do seu treinamento onboarding, melhor vai ser o resultado para a sua empresa. Isso vai ser refletido na quantidade de ticket que vão ser gerados em para a sua equipe de atendimento.

Aumente a produtividade

O aumento da produtividade é uma consequência. Digamos que você consiga diminuir em 30% os ticket

da equipe de atendimento. Se antes os seus colaboradores atendiam 1.000 ticket por mês, agora eles atendem 700. Isso faz com que eles tenham mais tempo livre para desenvolver outras funções dentro da sua empresa.

Outra opção é diminuir a quantidade de profissionais de atendimento, reduzindo o custo da sua operação. Mas isso só faz sentido quando conseguimos escalar este treinamento onboarding.

Voltamos ao ponto do início do texto. Imagine que você conseguiu reduzir a quantidade de atendimentos e agora está aumentando a quantidade de academias em sua base de clientes.

Se antes você conseguia fazer o onboarding ao vivo através de uma ferramenta streaming, imagine que as empresas que já estão dentro da sua base de clientes vão trocar os seus colaboradores por conta de um turnover natural. Você vai precisar realizar todos os treinamentos novamente. Neste caso existem algumas saídas.

  • Cobrar cada treinamento. Esta saída pode fazer com que os seus clientes não aceitem pagar o mesmo treinamento novamente. Caso os novos colaboradores não realizem o treinamento, as dúvidas vão voltar a surgir. Isso vai refletir nos profissionais de atendimento.
  • Escalar os treinamentos on-demand. Esta é a saída mais recomendável. Através de uma plataforma ead, por exemplo, você consegue escalar estes treinamentos. O mesmo curso pode ser retransmitido para todos os seus clientes externos. Assim, o tempo do treinamento via streaming vai diminuir, liberando espaço para que eles produzam mais cursos, sanando ainda mais dúvidas, até fazer com que os ticket abertos sejam cada vez mais específicos.

Veja também: como aumentar a produtividade da sua empresa em 5 passos.

Crie um certificado para seu software

Trabalhe a imagem do seu produto, faça ele ser um diferencial no seu mercado. Quanto mais academias utilizarem seu software, mais popular ele vai ficar. Digamos que através da plataforma ead você dê um certificado para as pessoas que completarem o curso onboarding do seu software. Faça com que eles continuem se desdobrando dentro das funcionalidades do software, como um certificado para o marketing, outro para gestão de aulas e outro para gestão financeira.

Desta forma, quem tiver um certificado do seu software vai ter uma vantagem competitiva, pois ele vai estar preparado para chegar e trabalha, sem passar pelas aulas. Assim você passa a ser referência no mercado. Quem já trabalhou com seu software vai indicar nas outras academias que ele for trabalhar, e assim a sua empresa começa a crescer.


Categorias