avaliação de treinamento

Conheça a avaliação de treinamento e saiba porque aplicar

Construir uma boa gestão de conhecimento na sua empresa pode se tornar um verdadeiro desafio caso você não tome as devidas providências.

E uma delas é a avaliação do treinamento. Afinal depois de planejar e colocar em prática todo o seu esforço é necessário saber se ele trouxe ou não bons resultados e como potencializar sua efetividade.

Se você ficou curioso sobre como aplicar a avaliação de treinamento continue conosco e responda todas as suas dúvidas agora mesmo!

0

Leia também – Treinamentos corporativos nas empresas: conheça os benefícios

O que é avaliação de treinamento?

Avaliação de treinamento nada mais é do que a coleta, análise interpretação dos dados coletados enquantos os colaboradores estão envolvidos na experiência da aprendizagem online.

Alguns dados registrados e levados em consideração são:

  • Nota do colaborar nos exames e testes;
  • Rapidez na aprendizagem;
  • Quantas vezes iniciou uma sessão;
  • Se interagiu com outros alunos.

Qual a importância da avaliação de treinamento?

Além da importância óbvia de analisar os resultados dos treinamentos realizados a avaliação de treinamento oferece um panorama aos gestores da empresa, garantindo um olhar abrangente sobre o desenvolvimento do colaborador.

Além disso, ele mostra as principais dificuldades e facilidades com determinados materiais do colaborador. Dependendo da avaliação aplicada é possível ressaltar até mesmo a probabilidade do colaborador passar ou reprovar no treinamento.

Características como essas são importantes, pois mostram para a empresa se os objetivos de negócio ao aplicar o treinamento está sendo cumprido ou não. E se não estiver, aonde está a falha. Com isso é possível resolver os casos de falhas e reaplicar o teste.

Por que aplicar a avaliação de treinamento?

Se mesmo depois de tudo o que explicamos você ainda não está convencido que precisa aplicar a avaliação de treinamento na sua equipe chegou a hora de conhecer os principais benefícios.

Confira:

Valorize seu dinheiro

Quando você consegue identificar corretamente como funciona seu curso, como seus colaboradores estão absorvendo as informações, quais objetivos estão sendo bem sucedidos e quais estão abaixo da média é possível redistribuir os custos.

Por exemplo, se por meio dos dados da avaliação ficarem comprovados as seções que não estão ajudando os colaboradores a alcançar o objetivo final de aprendizagem, abre duas opções, a de melhorar esta seção ou concentrar seu investimento em áreas que estão sendo vantajosas.

Retenha seus colaboradores

Ao investir nos seus funcionários a empresa deixa claro que os valoriza e se importa com eles. Um funcionário que se sente motivado e com oportunidades de desenvolvimento na empresa tende a se manter nela por muito mais tempo.

Desenvolvimento contínuo

Por estar sempre melhorando os cursos e treinamentos a empresa ganha vantagem competitiva no mercado, pois os seus colaboradores estarão sempre atualizados e prontos para contribuir com novas ideias para a empresa. Isso é fundamental para o seu constante desenvolvimento.

Pode ser do seu interesse – Treinamento de equipe operacional: siga o passo a passo

Com tudo que foi explicado, é impossível manter-se indiferente aos diversos benefícios completamente estratégicos que a avaliação de treinamento oferece. Não perca mais tempo e comece a investir hoje mesmo em melhorias para o treinamento da sua equipe.

Ainda tem dúvidas sobre esse tema? Deixe seu comentário abaixo e nós resolveremos para você!

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias