como criar landing page

Como criar uma Landing Page que vai gerar mais vendas para seu curso online

Criar um curso online pode parecer fácil e quase parecer a “galinha de ovos de ouro” para muitas empresas.

Mas criar um conteúdo que engaje, pensar nos exercícios, roteiro de aulas e executar toda a parte técnica de filmagem pode estagnar alguns empreendedores.

Os que conseguem cumprir essas etapas, ainda tem outros desafios como pensar nas vendas, atendimento e marketing.

Conseguir convencer quem visita seu site (ou Landing Page) comprar o seu curso pode parecer uma missão impossível às vezes.

Quais as melhores técnicas de convencimento? Como eu distribuo as informações na página? Preciso falar sobre o que para vender mais?

Essas são algumas de dúvidas comuns para quem cria um curso EAD sobre como criar uma landing page que converte em mais vendas.

Por isso criamos esse artigo para compartilhar algumas técnicas CRO (Otimização de Conversão) para conseguir responder essas perguntas e te ajudar a atingir resultados palpáveis de vendas para seu curso online.

Vamos lá?

Elementos principais para criar landing page que converte

Existem alguns elementos essenciais para criar uma página que facilite a venda. Lembre-se: seu site deve atuar como o “vendedor” da sua empresa, ele deve convencer o usuário a realizar a compra. Vamos aos elementos:

Título e subtítulo

A primeira coisa que o usuário verá quando visitar a sua página serão seus títulos.

Isso quer dizer que nesses poucos segundos ele vai decidir se a página que ele está é útil (resolve o problema dele) ou não.

Tente fugir do óbvio. Evite as frases clichês como “Curso online completo de edição de imagem”. Isso ele verá em qualquer outra landing page e não despertará o interesse.

Ao invés disso, foque na dor que ele sente. Qual problema tira o sono do seu cliente?

Nesse exemplo, provavelmente quem está buscando esse curso é um fotógrafo que quer elevar o seu trabalho com uma boa edição de imagem e conseguir cobrar mais dos seus clientes.

Para ter mais sucesso, tente algo como “Eleve a edição das suas fotos a um nível profissional” com um subtítulo “Faça nosso curso e ganhe mais dinheiro com melhores edições”.

Deu para perceber que um completa o outro e que está focado na dor do cliente?

E se você não conhece ainda quem é o seu cliente, sugerimos conferir o artigo como definir o público-alvo para entender a dor que ele enfrenta.

Imagens e Vídeos

Chegamos na parte visual de como criar uma landing page. Aqui você já deve estar se sentindo em casa, pois sabemos o quanto as técnicas audiovisuais são importantes para os conteúdos EAD.

Use esse conhecimento a seu favor!

Os visitantes estão cada vez mais receptivos a vídeos e imagens. Dê o devido destaque a esses elementos usando essas ferramentas abaixo para ilustrar o seu curso e mostrar como ele é:

  • Use imagens de qualidade: usar imagens de baixa resolução pode mostrar um amadorismo do seu curso. Indicamos sites como Pexels, Pixabay e Unplash que são bancos de imagens de alta qualidade e gratuitos!
  • Coloque exemplos do conteúdo do curso: podem ser trabalhos feitos por alunos, ou então um pedaço de uma aula do curso. Como por exemplo no caso do curso de edição de imagens, poderia mostrar um “antes e depois” de fotos editadas pelos alunos.
  • Faça vídeos explicando o curso: faça um vídeo breve mostrando para quem é esse curso (mais uma vez a necessidade de estudar público alvo), quem ele irá ajudar, quais módulos estão incluídos no curso e outras informações importantes sobre o mesmo.

Vamos dar uma dica de ouro no final deste artigo relacionado a vídeos e imagens que não pode faltar na sua landing page.

Coloque CTAs (Call-To-Action)

Para quem não sabe CTA é a abreviação para call-to-action (no português é traduzido para chamada de ação) que na prática é aquele botão em que o usuário clica para realizar a ação desejada na landing page (que no caso de cursos online é a própria compra do curso).

Muitas pessoas erram em não dedicar um tempo para decidir como incluir um CTA e colocam somente (e novamente) o óbvio como “comprar curso online” ou então “inscrever-se no curso”.

Para fazer uma CTA que converte, foque novamente na dor do cliente e escreva uma ação com o benefício do seu curso, como: “quero editar como profissional” ou “aumentar minha renda na fotografia”.

Outra dica é usar cores de contraste no botão do CTA. Cores chamativas são boas para usar, sempre lembrando que ela precisa destacar do layout da página.

Escreva de uma forma que convença

Somente com títulos, subtítulos, imagens, vídeos e CTAs eu consigo converter mais clientes?

Você já deu grandes passos melhorando esses elementos, mas ainda falta escrever sobre o seu curso não é mesmo?

Muitas pessoas se perguntam qual o tamanho do texto necessário, se deve detalhar muito sobre o curso, falar todas as informações ou básico, incluir preço ou não…

A verdade é que não existe uma resposta certa.

A nossa dica é que você se preocupe em passar todas as informações importantes de forma objetiva usando botão do CTA .

Poderíamos escrever um post inteiro ou e-book sobre botão do CTA e como aplicar na sua landing page, mas vamos dar as principais dicas que já vão melhorar a sua escrita e conversão:

  • Fale como o seu público: novamente batendo nessa tecla, mas a verdade é que devemos falar a linguagem do cliente e informar sobre os benefícios do curso de acordo com dor dele.
  • Mostre que o leitor fará parte de uma comunidade: o ser humano tem a necessidade de fazer parte de algo. Escrever algo como “faça parte da comunidade que está mudando o cenário da fotografia” deixará o usuário com muita vontade de fazer parte dessa comunidade também.
  • Escreva o conteúdo o mais simples possível: lembre-se que o visitante ainda é leigo no assunto do que seu curso oferece, busque escrever o mais simples possível e evite muitos termos técnicos e complexos.
  • Crie com uma boa leitura visual: evite escrever parágrafos longos (use 4 linhas no máximo por parágrafo), destaque informações importantes em negrito, use bullet point (como essas dicas), não repita muitas palavras e use exemplos para melhor entendimento. A ideia é criar textos leves e fáceis de serem lidos.

Pronto! Você já sabe quase todos os conceitos básicos sobre como criar uma landing page. Mas ainda temos a Dica de Ouro.

CTA Planejamento de cursos online

Planejamento de curso

Dica de Ouro

A nossa dica final de como criar uma landing page que converte é utilizar a aprovação social a seu favor.

É a mesma ideia de deixar o leitor se sentir parte de uma comunidade. O ser humano sente a necessidade de ter ou ver uma aprovação social para tomar uma decisão ou para simplesmente confiar em algo.

O que isso significa na prática?

Pegar depoimentos de alunos que fizeram o seu curso e colocar na sua landing page. Peça para eles falarem (ou escreverem) como o curso ajudou, qual o cenário que ele estava antes de fazer o curso e como está a vida dele agora.

E você pode incluir esses depoimentos tanto no formato de vídeo, gravando os depoimentos ou colocar uma foto do aluno com o depoimento escrito embaixo.

Coloque esses depoimentos no final da landing page para ser a “cartada final” para convencer o visitante a comprar o seu curso online.

Isso é só o começo

Dicas e conteúdos sobre como criar uma landing page com técnicas de conversão são atualizados a todo momento.

A nossa dica final é que você sempre estude sobre conversão, faça testes A/B e mensure os resultados para verificar se as mudanças realmente estão trazendo mais conversões.

Esse conteúdo foi escrito pela Supersonic que é uma empresa focada em otimização de conversão para trazer mais vendas para seus clientes sem gastar um centavo a mais com publicidade.

CTA Consultoria

consultoria ead


Categorias