estratégia de conteúdo de vídeo

Estabeleça uma estratégia de conteúdo de vídeo para dar destaque a esse formato6 min read

Você sabe como fazer uma boa estratégia de conteúdo de vídeo? O consumo desse formato audiovisual cresce de maneira exponencial. Fácil de ser absorvido, podendo ser dividido em módulos, utilizando de recursos visuais – como animações e infográficos – os conteúdos em formato de vídeo são os preferidos de muitas pessoas. Assim sendo, os produtores de material precisam levar em consideração essa nova forma de consumir informações e investir de maneira certeira nesse mercado.

Porém, assim como em qualquer área, produzir um material que se destaque exige preparação e conhecimento. E estabelecer uma estratégia de conteúdo de vídeo pode ser essencial para o sucesso. Deseja alcançar o sucesso nesse mercado, aumentar a credibilidade da sua marca e ser referência para o público e fornecedores? Então confira como acertar em cheio na sua estratégia.

Primeiramente, é essencial entender que os conteúdos em vídeo precisam ser tratados de uma maneira especial. Assim, exigem uma estratégia própria para este formato. Por exemplo: se a sua empresa possui perfis ativos em redes sociais, não significa que é possível postar o mesmo conteúdo, no mesmo formato, em todas as redes, certo? Com os vídeos é a mesma coisa. Eles devem ser pensados de acordo com o objetivo, local a ser publicado e assunto a ser tratado. Assim sendo, a estratégia de conteúdo de vídeo deve ser muito bem desenvolvida e planejada.

estratégia de conteúdo de vídeo

Conhecendo a estratégia de conteúdo de vídeo

Ao falar na produção de vídeos como uma estratégia de marketing, não nos referimos à produção audiovisual de propagandas ou vídeos institucionais. Aqui, estamos tratando dos vídeos como uma estratégia efetiva de conteúdo. Ou seja: materiais relevantes nesse formato, que auxiliarão a engajar e converter seus clientes.

Para saber como criar uma estratégia de conteúdo de vídeo é importante pensar nesse material como algo que realmente faça a diferença para o público. Assim, o objetivo é produzir vídeos que melhorem sua presença online e aumentem sua credibilidade. O resultado? Maior reconhecimento e aumento nas vendas. Para isso, é essencial pensar em produzir vídeos que possam ser consumidos também em dispositivos móveis e compartilháveis em redes sociais.

A criação de conteúdo em formato de vídeo

Para uma empresa, o essencial é investir em boas estratégias de marketing digital e de conteúdo. Essa produção fará com que o alcance da marca atinja um maior número de interessados, de maneira orgânica. Assim sendo, esse material pode – e deve – ser produzido via textos.

Porém, o resultado desse investimento criação de conteúdo é potencializado quando há a produção de vídeo. Isso acontece porque os vídeos trazem resultados mais rápidos, mais sólidos e melhores para a empresa.

Apenas para conhecimento:

  • Segundo o Brainshark, 62% das pesquisas no Google incluem vídeos;
  • O site também aponta que os materiais em formato de vídeo possuem 50 vezes mais probabilidades de serem bem ranqueadas pelo Google;
  • Ainda, após o Google, o YouTube, ferramenta famosa pela hospedagem de vídeos, é o segundo maior buscador da Internet;
  • Já segundo a Forbes vídeos compartilhados em redes sociais criam 200% mais compartilhamentos que imagens e textos juntos;
  • E-mails que contam com conteúdos em vídeo possuem uma taxa de cliques aumentada entre 200 e 300%;
  • As pessoas absorvem 95% da mensagem em vídeo. Em textos, essa taxa é de 10%.

Esses são apenas alguns dados que comprovam a importância de estabelecer uma estratégia de conteúdo de vídeo. Assim sendo, ao deixar de lado a produção de materiais nesse formato, você também deixa de lado todos esses pontos positivos.

– Veja também: Como fazer um canal no YouTube? Leia essas dicas e crie o seu

Quais são as maiores tendências no segmento audiovisual?

Tendo conhecimento de todos esses dados, é mais do que hora de estabelecer uma estratégia de conteúdo de vídeo. Dessa forma, conheça alguns dos principais formatos de produção audiovisual que estão em alta. Separamos 3 exemplos para mostrar para você:

1. Textos transformados em vídeos – e vice-versa

Possui um bom material em formato de texto e quer dar mais valor a ele? Por que não fazer um vídeo com esse conteúdo? Também lembrados que o inverso é válido: transformar um vídeo em textos ou em demais formatos.

Pense que se existem muitas pessoas interessadas naquele conteúdo, ele é valioso. Assim sendo, tente aproveitá-lo em novos formatos. Dessa forma, podem ser feitos e-books, infográficos, slides, newspapers, entre outros.

Dica extra: uma ação muito positiva para a sua marca é fazer vídeos com legendas. Essa é uma ação inclusiva e também pode ser de grande auxílio para aqueles que não podem ouvir o áudio no momento. Ainda, as legendas também podem ajudar no entendimento do que está sendo dito.

– Se você deseja transformar um texto em vídeo, mas não sabe por onde começar, existem inúmera ferramentas que podem ser extremamente úteis. Confira: 7 ferramentas para criar vídeos que vão facilitar sua vida

2. Transmissões ao vivo

Outra ação para ser incluída na sua estratégia de conteúdo de vídeo pode ser a transmissão ao vivo. Hoje, plataformas como o YouTube, Facebook e Instagram permitem esse compartilhamento em tempo real. Também, o Twitch, Livestream e Periscope são famosos nessa área.

Importantes para aproximar o público da marca, as transmissões ao vivo também exigem preparação e jogo de cintura. Afinal, as transmissões permitem a interação do usuário em tempo real. Quando bem utilizados, esses vídeos podem ser extremamente úteis para palestras, esclarecimento de dúvidas, divulgação de novidades, entre outros. Para funcionar como deve, é essencial conhecer e escolher uma boa plataforma de suporte e contar com boa conexão de internet.

Também, confira se é possível gravar a transmissão para, quem sabe, transformá-la em um material importante para a sua empresa. Assim, poderá editar o vídeo, separá-lo em módulos, inserir animações e informações extras, entre outros.

3. Incentive a produção dos seus seguidores

Outro formato de vídeo que tem conquistado a atenção é aquele material feito pelos próprios clientes. Para isso, a empresa pode planejar com antecedência estratégias de eventos, promoções e brindes que incentivem a produção de conteúdo por parte dos seus próprios fãs.

Também, é possível encontrar na internet bons influenciadores digitais, que divulgarão sua marca em formato de vídeo e, com isso, poderão estimular novos clientes.

Conte com pelo menos uma estratégia de conteúdo de vídeo para a sua marca. Ainda, é possível combiná-las e produzir material audiovisual com diversos apelos, objetivos, duração, entre outros.

CTA ebook cursos online

Planejamento de curso


Categorias