Canais de atração

Você sabe o que são canais de Tração? Identifique os melhores para alavancar o seu negócio.8 min read

Um carro com tração 4×4 possui um sistema capaz de distribuir igualmente a força do motor nas quatro rodas do automóvel. O objetivo desse sistema é melhorar o desempenho do veículo principalmente em uma subida ou quando o carro está encalhado. Se o seu negócio não tem nada ver com automóveis esse tema pode parecer um pouco deslocado, mas nesse post você vai entender como a tração pode alavancar o sucesso do seu negócio. Se você sente que a subida está difícil, vamos mostrar como você pode montar seu sistema 4×4.

 

O que são os canais de tração?

É um conjunto de ações para que o seu negócio desencalhe, cresça e se estabeleça saudavelmente no segmento que você atua. Descrevo como ações porque quando vemos estas estratégias apenas como conceitos, podemos cair na armadilha de ficar filosofando sobre o que é e não focar no que temos que fazer. Essas ações só vão produzir resultados se forem colocadas em prática.

No livro Traction, (Tração) de  Gabriel Weinberg e Justin Mares, são apresentadas 19 maneiras ou 19 canais que podem te ajudar a tornar o seu negócio conhecido, sólido e rentável, atingindo resultados exponenciais. Ou seja, dar escala para seu projeto.

Encontre influenciadores

Identifique pessoas que falam sobre um determinado assunto e estabeleça um contato com eles para ganhar mídia e gerar tráfego no seu site ou sua plataforma. Empresas como a Comunique-se, têm como objetivo achar influenciadores adequados para o seu negócio. Vale conferir.

Publicidade para atrair clientes

Identifique quem são os jornalistas, comunicadores e abra um contato direto com eles para gerar mídia. A lógica aqui é aparecer é ser mencionado por esses profissionais para gerar autoridade perante ao público.

Relações Públicas não convencional

Desenvolva ações ou estratégias, que podem ou não ter uma ligação direta com seu produto, mas que chame a atenção da imprensa para o seu negócio e gere mídia. Um exemplo foi a ação do Mcdonald’s que distribuiu batata frita grátis e atraiu a atenção da revista Exame. A plataforma DINO é uma ferramenta interessante e bastante usada fazer esses anúncios em portais de notícias.

Anúncios no Google

Fazer anúncios no Google. Fazer S.E.M (Search Engine Marketing). Basicamente é  identificar as palavras mais procuradas no Google. Pagar por essas palavras e gerar tráfego no site da plataforma. Se você não sabe como fazer, existem agências especializadas que podem te ajudar nesse serviço. Uma a agência que desenvolve um excelente trabalho é a  GhFly

Anúncios em redes sociais para atrair clientes

Criar post e banners nas redes sociais. Nas redes sociais é possível segmentar exatamente quem de fato é seu público. Usar a estratégias de Geomarketing para selecionar seu clientes por região, local, poder aquisitivo, sexo, raça, idade e fazer um anúncio direcionado. Se você tem uma buyer persona bem definida, essa é uma ótima maneira de otimizar seus recursos.

Anúncios Offline para atrair clientes

Conseguir mídia em revista, tv, rádio, jornal impresso. Contactar esses veículos através do mailing, release, por telefone ou até mesmo pessoalmente fazendo networking e mostrando o que você faz.

SEO

SEO significa Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Busca) É um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web. Trata-se da organização de informações do site ou fanpage de uma forma que seu site seja visualizado nos primeiros lugares no mecanismo de busca do Google sem necessitar de investimento.

Marketing de Conteúdo para atrair clientes

Gerar conteúdo de qualidade e personalizado e se tornar autoridade em um determinado assunto, criando conteúdo para o Facebook, Youtube, Instagram e Linkedin.  Abrir portas para que os consumidores consumam inicialmente seu conteúdo e depois seu serviço ou produto. Um exemplo é a plataforma Me Poupe da jornalista Nathalia Arcuri. Ela pegou tema como educação financeira, democratizou o conteúdo e hoje ela é uma autoridade no assunto.

Engenharia como Marketing para atrair clientes

Esse canal de tração é o Engineering Marketing,  que é usar a engenharia de software a favor do marketing. Esse tipo de canal vai exigir um pouco de conhecimento em linguagem de programação. A ideia é desenvolver uma ferramenta online, gratuita e de fácil utilização que possa atrair as pessoas para o seu negócio.  Um bom exemplo é O Fantástico Gerador de Persona.  O cliente utiliza o serviço que você oferece e depois ele consome o conteúdo que você produz.  

Desenvolvimento do Negócio

Você tem um produto e um serviço que atende a um determinado público, mas você gostaria de atingir um público diferente. A solução pode ser uma parceria com uma outra empresa, que até pode não ter similaridade com seu negócio, porém pode te ajudar a desenvolver um outro produto ou serviço que faça com que o público do seu parceiro conheça seu negócio e que os seus clientes conheçam os serviços ou produtos que seu parceiro oferece.

Vendas

A boa e velha venda de porta em porta. Colocar os pés na rua e ir em busca dos seus possíveis clientes e fazer uma venda olho no olho. Se o seu negócio é do ramo de gastronomia, nada melhor do que ir aos possíveis compradores, deixar amostras gratis e fazer degustações em feiras. Nesses lugares você recebe feedbacks mais imediatos e possibilita a correção de erros no início, antes que seu negócio escale.

Programa de Afiliação

Fidelizar os seus clientes e fornecer algumas vantagens, descontos especiais para quem continua consumindo seu produto ou serviço.

Várias Plataformas

Se você tem um e-commerce e vende produtos em algum marketplace, é necessário que o seu produto esteja em vários marketplaces. Já existem plataformas que você paga uma vez e tem seus produtos disponibilizados em vários marketplaces ao mesmo tempo. Isso dá a possibilidade do seu cliente encontrar o melhor preço e você ganha mais visibilidade para o seu negócio que fica exposto em vários lugares. Uma empresa que trabalha nesse modelo de negócio é a Olist.

Feiras e Trade Shows para atrair clientes

Existe um ditado popular que diz que “quem não é visto não é lembrado”. Estar em feiras é uma excelente possibilidade de construir seu networking, ao mesmo tempo ver o que o seu concorrente está fazendo. Nem sempre é possível fazer grandes vendas, mas o objetivo desses eventos é tornar o seu negócio conhecido.

Eventos Offline para atrair clientes

Realizar Webinars ou videoconferências com um grupo de pessoas, com o propósito de ouvir as opiniões e expectativas delas sobre determinado produto ou serviço, pode ser uma excelente alternativa. Pesquise primeiro sobre o que os consumidores querem e depois produza. Geralmente empreendedores fazem o contrário. Eles  produzem primeiro para depois tentar encontrar um público que queira consumir.

Palestras para atrair clientes

Todo empreendedor tem alguma experiência que podem ser compartilhada. Geralmente pensamos que dar uma palestra exige uma certificação acadêmica de uma universidade mega conhecida. Se você conhece bem o seu produto e seu mercado, e você estuda constantemente sobre determinado assunto, nada te impede de compartilhar as suas experiências. O mundo mudou e hoje as habilidades têm o mesmo peso (ou maior) que as certificações. O importante nesse canal é planejar o que você pretende falar e como você vai se comunicar. Uma palestra mal planejada pode fechar portas que nem foram abertas. Hoje uma marca não pode ficar identificada por um rótulo. Na era dos influenciadores todas as marcas procuram por um rosto. Assista esse vídeo do publicitário Pedro Superti sobre como usar seu nome para fortalecer uma marca.

Construção de Comunidade para atrair clientes

Criar grupos focados em apresentar soluções para determinados problemas também é uma grande estratégia. Intencionalmente esses grupos tem como objetivo que as pessoas conheçam seu negócio de maneira informal. Você deve conduzir os assuntos de uma maneira que o seu produto ou serviço seja a resposta à necessidade que cada pessoa tem. Esses grupos podem ser presenciais e também online. Essas pessoas podem se tornar os primeiros promotores do seu negócio.

E-mail marketing para atrair clientes

Criar uma rede de contatos através de email e disparar conteúdos interessantes por email. Nesse canal você precisa tomar muito cuidado para que o seu email não tenha cara de spam. A dica é pesquisar a empresa, ou o influencer e mandar um conteúdo personalizado, de preferência com o nome de quem você espera que fale bem do seu produto o seu serviço. Para te ajudar nessa jornada você pode procurar plataformas como a da americana HubSpot ou a brasileira  RD Station. As duas oferecem excelentes ferramentas para te ajudar a se conectar com seus clientes.

Marketing Viral para atrair clientes

Pense em um conteúdo que tenha cara de personalizado, mas que se identifique com várias pessoas ao mesmo tempo. O propósito é que o conteúdo seja tão legal que uma pessoa tenha o prazer de compartilhar para rede dela, fortalecendo a sua marca.

 

Em breve vamos postar aqui um artigo especificamente sobre como identificar os melhores canais para o seu negócio. Agora você já sabe como identificar quais são os melhores canais para tracionar e consolidar o seu negócio. Se você gostou do tema, veja 5 dicas para aumentar suas vendas de cursos online e outros conteúdos para transformar seu negócio em um sucesso.


Categorias