gestão do pós evento

Gestão do pós evento: Saiba o que você precisa fazer depois que seu evento acaba

Um evento pode ser feito com inúmeros objetivos. Porém, independente do motivo que levou a sua realização, para obter os resultados desejados é importante fazer uma boa  gestão do pós evento. Isso porque é essa ação que irá garantir e comprovar o sucesso do evento.

Assim sendo, após a conclusão do acontecimento – seja ele presencial ou online – é importante que os organizadores estejam muito atentos. Esse é o momento para coletar o feedback daqueles que estiveram presentes – sejam clientes, fornecedores, parceiros, leads, entre outros. Também, é hora da empresa analisar o ROI, avaliar as métricas de desempenho e mensurar o sucesso do evento. Assim, poderá pensar em uma próxima edição ainda melhor.

Para conhecer as etapas do planejamento e atividades que ainda precisam ser desempenhadas quando o evento acaba, confira esse artigo. Assim, saberá aproveitar melhor os resultados do seu evento.

– Você também pode se interessar por: Eventos online: passo a passo para promover o seu

gestão do pós evento

Como fazer uma boa gestão do pós evento?

A organização e gestão de eventos requer grande esforço dos profissionais envolvidos. Assim, é importante que os gestores saibam quais ações devem ser tomadas logo após a conclusão do acontecimento. Dessa maneira, preste atenção nas seguintes questões:

1. A gestão do pós evento já deve estar prevista no planejamento inicial

Ao fazer o planejamento do evento, devem ser levadas em consideração todas as questões que envolvem o ato. Inclusive, o pós evento. Assim sendo, é importante pensar nas datas, orçamento e ações a serem feitas já levando em consideração a gestão do pós evento.

2. Feedback é essencial

Outro ponto que não pode ser negligenciado na gestão do pós evento é o feedback. Assim sendo, cabe ao gestor organizar uma pesquisa para descobrir qual foi a aceitação do evento perante ao público. Porém, mais do que isso, também é possível oferecer pesquisas diferentes para públicos diferentes.

Por exemplo: você ofereceu um evento online sobre alimentação saudável e convidou parceiros para palestrar – médicos, educadores físicos/atletas, nutricionistas ou nutrólogos . Então também pode pedir o feedback para eles sobre o que acharam do curso.

Também, é importante saber a opinião daqueles que auxiliaram na organização. Ou seja: do time que trabalhou para realizar o evento. Assim, podem ponderar os pontos positivos e negativos internos e externos.

Ou seja: o essencial é garantir o feedback de todos aqueles que se fizeram presentes no seu evento. Caso tenha sido em ambiente online, essa ação é ainda mais fácil de ser feita. Isso porque, ao se cadastrarem no evento, todos os participantes precisaram deixar disponíveis os seus e-mails. Assim sendo, você pode aproveitar desse canal de relacionamento para saber o que acharam do evento: tanto os participantes quanto os demais profissionais que auxiliaram na organização. Porém, a pesquisa do pós evento também pode ser feita via telefone, redes sociais, entre outros.

3. As redes sociais são essenciais para a gestão do pós evento

É comum que os organizadores do evento façam uma boa divulgação nas mídias sociais durante o pré evento. Nesse momento, o objetivo é engajar e angariar novos inscritos. Também, ainda durante a realização do evento, movimentam a rede com fotos, vídeos e demais informações do que está acontecendo em tempo real.

Porém, poucos se lembram de utilizar esse importante canal no pós evento. Assim sendo, a estratégia de redes sociais de um evento também deve englobar o período após seu término. Para fazer isso, o ideal é fazer ações periódicas que mantenham seu engajamento alto. Assim, caso faça uma próxima edição, não será necessário construir um novo relacionamento do zero com o público.

Para manter as redes atualizadas no pós evento, aproveite o material que foi produzido durante o acontecimento. É provável que você, os participantes ou demais pessoas da equipe tenham produzido bastante conteúdo relevante sobre o evento. Assim, basta reunir e caprichar nesse material para que ele possa ser divulgado posteriormente.

– Veja também: Utilize o marketing nas redes sociais para fazer a divulgação dos seus cursos online

4. Atualize o seu site

Após a conclusão do evento, atualize as informações do seu site. Afinal, nada mais frustrante do que procurar uma informação na internet e não encontrá-la. Assim sendo, durante o período da gestão do pós evento, planeje uma atualização que trate sobre o evento.

Você pode incluir os pontos altos do acontecimento, depoimentos de participantes, parceiros, patrocinadores e palestrantes, por exemplo. Também pode divulgar um pouco sobre os conteúdos que foram apresentados no evento. Ainda, crie expectativas sobre uma próxima edição e faça linkagem com as redes sociais. Por exemplo: “para saber mais sobre o que aconteceu no evento e novidades sobre próximas edições, fique sempre de olho nas nossas redes sociais!”.

5. Confira o orçamento

O orçamento também faz parte da gestão do pós evento. Assim sendo, confira se ele bate com o que foi estipulado anteriormente, se houve um bom ROI, se existiram imprevistos que geraram prejuízo, entre outros. Apenas após a efetiva conclusão de um evento é que você poderá analisar friamente qual foi o balanço financeiro observado.

6. Os objetivos foram concluídos?

Ao realizar um evento, você deve ter desenvolvido e especificado, lá no início no planejamento, o seu objetivo final. Assim sendo, na hora de realizar a sua gestão do pós evento, é hora de garantir que esse objetivo foi alcançado. Para isso, analise o que funcionou dentro do esperado, o que fugiu do previsto e o que pode ser melhorado.

Nessa etapa, é importante entender se o briefing inicial realmente guiou a organização do evento. Se foram estipulados os objetivos corretos e se as expectativas foram cumpridas. Assim sendo, é importante reconhecer as possíveis falhas e pensar nelas de maneira construtiva, encontrando oportunidades de crescimento.

Colocando em prática a gestão do pós evento

Agora você já sabe a importância em fazer uma boa gestão do pós evento e, mais do que isso, tem todas as informações para colocar em prática essa ação. Também, aproveite esse momento para agradecer todos que tornaram o seu evento possível e despertar o interesse em novas edições.

E você, já realiza alguma dessas ações de pós evento para fortalecer o relacionamento com o público? Deixe seu comentário!

CTA ebook cursos online

Planejamento de curso


Categorias