como-ser-um-influenciador-digital

Como ser um influenciador digital e conquistar sua audiência

Nos últimos tempos ouvimos muito o termo influenciador digital. Isso devido a quantidade de pessoas que se dedicam em suas áreas de atuação e se destacam de forma macro ou micro.

A grande questão acerca deste tema é como ser um influenciador digital? Como um empreendedor, por exemplo, consegue se tornar um influenciador e trazer sua audiência para mais perto do seu conteúdo e negócio?

Mas antes de começar a criar estratégias para se tornar um influenciador, você sabe o que é um influenciador digital e o que ele faz? Neste post vamos responder a todas essas questões.

Leia também: Como fazer um canal no YouTube? Leia essas dicas e crie o seu.

digital-influencer-de-sucesso

O que é um influenciador digital?

Em termos gerais, um digital influencer é a pessoa responsável por influenciar comportamentos dentro e fora da internet a partir da sua autoridade dentro das redes sociais.

O influenciador digital começou a ser visto como uma profissão a partir do momento em que as pessoas passaram a se dedicar com exclusividade a esta atividade e as empresas viram nelas uma forma de conquistar mais clientes. Contudo, logo no início das redes sociais, já existiam pessoas que influenciavam outras.

Se hoje todos querem saber como ser um influenciador digital no Instagram, o início da história dos digital influencers começou logo com as primeiras redes sociais como Fotolog, Flogão ou mesmo o Orkut.

A principal diferença dos influenciadores desta época para os de agora é que eles eram bastante conhecidos dentro do meio em que pertenciam, contudo isso não era visto como uma forma de ganhar dinheiro, muito menos como um negócio.

Muito deles, com o passar do tempo, transformaram esse hobby em profissão, aceitando patrocínio de marcas e empresas. Alguns dos influenciadores mais conhecidos da atualidade são: Kéfera, MariMoon, Pc Siqueira, Karol Queiroz, Whindersson Nunes, entre outros.

Atualmente, as redes sociais mais utilizadas pelos influenciadores são o Youtube, Instagram e Facebook. Cada uma delas é utilizada por eles de forma segmentada, levando tipos de conteúdos diferentes para cada público que os seguem dentro das redes sociais.

Leia também: Quanto ganham os youtubers mais famosos do Brasil.

Como ser uma digital influencer de sucesso

Apesar de existir uma grande quantidade de pessoas atuando como influenciador de forma profissional, para você ganhar destaque, é necessário criar um conteúdo relevante para seu público, fazendo com que ele consuma o que você está divulgando.

Não existe uma fórmula mágica de “como ser uma digital influencer de sucesso” que você deva seguir. Mas acima de tudo é preciso autoconhecimento para enxergar suas potencialidade e trabalhá-las de forma a chamar atenção do público.

Muitos micro influenciadores ficam conhecidos, ao serem indicados por outros influenciadores. Então, invista também em um bom networking com os colegas.

Por ser uma profissão relativamente nova e totalmente voltada ao digital, é comum as pessoas imaginarem que basta ter sorte para conseguir um lugar de prestígio.

Mas, para quem está dentro desta realidade, a forma de lidar com o trabalho é outra. É necessário muito dedicação e estudo para que seja possível alcançar o sucesso.

Veja algumas dicas que você pode seguir de como ser um influenciador digital:

  • Quando for mostrar o seu trabalho e interagir com seu público seja você mesmo. Quanto mais transparente você for, mais originalidade trará ao seu negócio. É necessário lembrar que, dependendo da área de atuação, existem outros influencers. Para se destacar dentro deste meio é necessário cativar o público. Um exemplo de sucesso é a blogueira de moda Camila Coutinho que elevou tanto a marca do seu blog, o Garotas Estúpidas, quanto sua marca pessoal com a chegada das redes sociais. Um case de sucesso que virou um livro que conta sua trajetória profissional em um ramo tão competitivo quanto o da moda.
  • Escolha o nicho em que você irá atuar. Quanto mais segmentado mais assertivo será seu conteúdo para o público. Assim como será mais fácil as empresas chegarem até você. Em 2017, o blog Juro Valendo, da blogueira Ju Lopes, ficou em primeiro lugar no ranking da consultoria Euromonitor como o blog mais acessado do Brasil. E o conteúdo do blog se destaca justamente no nicho de cabelos;
  • Para ser um bom influenciador não basta apenas criar conteúdo, é necessário criar conteúdo relevante para o seu público. Dessa forma, quanto mais conhecimento e estudo você tiver na área, melhor será. Crie um plano editorial, participe de eventos e busque colaboração de outros profissionais para enriquecer seus conteúdos;
  • Quem não é visto não é lembrado. Com isso, é necessário criar um cronograma de postagens para que seu conteúdo seja divulgado para o público.

Com tanto trabalho, a pergunta que todos fazem e querem saber é: quanto ganha um influenciador digital? E é bastante difícil cravar um número exato. Mas uma dica importante é planejar metas e correr atrás. Construir uma boa imagem, mostrar credibilidade e se relacionar é a chave do segredo para qualquer profissão.

Depois de todas essas dicas dá para perceber que a pergunta como ser um influenciador digital não segue uma fórmula pronta. Se tornar um influenciador digital demanda tempo e dedicação, e se você quer encarar este desafio foque em muito estudo para alcançar o sucesso.

Gostou do texto? Deixe um comentário com sua opinião.

CTA Consultoria

consultoria ead

No texto acima você percebeu que influência depende muito de informação, não é mesmo? E para oferecer a melhor experiência ao seu público e dividir seu conhecimento e ideias conheça a Eadbox.

Com os recursos da plataforma você cria cursos, treinamentos e faz webinars com qualidade para quem está te assistindo. Além de ter acesso a dados de alunos e relatórios. Fala com um de nossos consultores e saiba mais!


Categorias