o que e aprendizagem organizacional

O que é aprendizagem organizacional: como e porquê executar5 min read

O que é aprendizagem organizacional? Como o próprio termo sugere, trata-se de um modelo de capacitação voltado para empresas. Aprender é necessário para o desenvolvimento de qualquer pessoa. Nas empresas não é diferente.

A aprendizagem nas organizações deixou de ser fator facultativo e passou a ter valor essencial para as instituições. Só assim é possível crescer e conquistar seu espaço no mercado.

Hoje, além da formação tradicional solicitada para cada função dentro de uma empresa, as organizações também assumem um papel importante na educação dos profissionais e por isso, surgiu o conceito do o que é aprendizagem organizacional.

Esse modelo de ensino híbrido serve principalmente para diminuir a diferença que existe entre o mercado de trabalho e a formação escolar.

Ou seja, a aprendizagem organizacional evita que a empresa conte com profissionais muito capazes na teoria, mas com pouca prática de trabalho efetivo, agilizando, por meio de treinamentos, a formação prática dos profissionais.

É importante destacar que não importa o tempo em que o profissional está no mercado. As atividades e processos de cada empresa são diferentes uma das outras e por isso a administração do conhecimento e o método de aprendizagem nas organizações é tão importante nos dias atuais.

Investindo aprendizagem organizacional, é possível contar com colaboradores mais capacitados e atualizados. No final, todos saem no lucro.

Leia também: Saiba o que é educação corporativa e entenda sua importância

aprendizagem nas organizações

O que é aprendizagem organizacional, como funciona e seus tipos

A aprendizagem organizacional é a união de vários conhecimentos formais e informais. Isso porque muito se aprende no ambiente de trabalho.

Unindo o acúmulo de experiências, utilizando colegas e líderes como exemplo e trocando informações, muito é assimilado. Esse é um tipo de aprendizagem organizacional, por exemplo.

Apesar de existirem inúmeros tipos de aprendizagem organizacional, as principais formas de implantar a aprendizagem nas organizações são:

1. Por meio das experiências profissionais

Somando experiências positivas e negativas, o profissional tem material para analisar seus erros e pensar melhor nas próximas ações. Assim, também pode criar estratégias para evitar cometer os mesmos erros – e focar em melhores resultados.

2. Assimilando as atitudes e ações dos líderes

Essa forma de aprendizagem organizacional nas empresas acontece por meio de exemplos, ensinamentos, experiências e atitudes que os líderes transmitem para os colaboradores.

Essas informações e ações podem ser compartilhadas por meio de simples conversas, incentivo à leituras, sugestão de cursos e treinamentos, entre outros. Por isso é tão importante a forma a qual um gestor se comporta na empresa: ele é exemplo para os colaboradores no âmbito pessoal e profissional. Está sempre sendo observado.

Tanto neste tópico como no anterior uma outra ferramenta é fundamental. É preciso que a empresa tenha uma boa gestão do conhecimento.

3. A cultura organizacional

O terceiro tipo de aprendizagem organizacional está ligado a conexão do funcionário com seu contratante. Ao ser contratado, o colaborador deve estar ciente de qual é a cultura organizacional da empresa. Nela, estão inclusas a visão, a missão e os valores da instituição. Essas normas devem ser relembradas e colocadas em prática por todos no dia-a-dia da empresa.

Assim, se tornarão intrínsecas e estarão presentes nas ações cotidianas ali realizadas. Ou seja: essa forma de aprendizagem organizacional nas empresas se dá por meio da interação com a cultura do local.

4. Observando e conhecendo a empresa

Muito se aprende quando se observa com atenção. Aqui, o colaborador deve ter uma visão geral da instituição e conhecê-la a fundo.

Não se deve olhar cada setor de forma isolada, mas sim a instituição como um todo. Assim, passa a ter a capacidade de enxergar possíveis problemas e oferecer soluções que, até então, não tinham sido encontradas.

5. Aprendendo de forma prática

Um outro tipo de aprendizagem organizacional é o que acontece no dia-a-dia, com as tarefas a serem realizadas dentro da rotina do colaborador, que claro, também geram conhecimento e experiências.

Após conhecer sobre a teoria do que deve ser feito, o profissional coloca em prática esse aprendizado. É um desenvolvimento contínuo, afinal, cada dia se adquire mais experiência.

6. Compartilhando com o grupo

Compartilhar informações e experiências com o grupo estimulam o conceito de o que é aprendizagem organizacional.

Cada profissional possui suas particularidades e conhecimentos e, quando esses são partilhados com os outros, podem servir como inspiração ou demais formas de aprendizagem nas organizações.

Se você está interessado em como as empresas que investem em educação corporativa se destacam, leia esse conteúdo exclusivo Eadbox.

Investindo na aprendizagem nas organizações: treinamentos contínuos

Agora que você já aprendeu o que é aprendizagem organizacional e como estimular sua aplicação contínua, é hora de investir no treinamento e desenvolvimento dos funcionários.  Uma empresa que não investe na aprendizagem organizacional é deixada para trás.

Para implantar de forma definitiva e vitoriosa esse processo contínuo, é preciso que haja um esforço dos gestores. Isso porque, assim como eles são exemplo para os colaboradores, cabe a eles difundir essa importância – e também fazer parte desse processo.

A Eadbox é uma plataforma EAD completa e intuitiva na qual você pode criar cursos online, ter seu portal de ensino e controlar sua marca, dados de alunos, relatórios, e muito mais em um único lugar.

Por meio de cursos criados por você para a sua equipe sobre sua empresa e seus processos, você aumenta a eficiência da aprendizagem organizacional. Além disso o material fica armazenado para treinamentos com futuros colaboradores.

Transforme facilmente seu conhecimento em cursos online, trilhas de conhecimento e webinars. Acesse nosso site e teste por 15 dias grátis.

CTA Academia 1

academia eadbox


Categorias