Para que serve a comunicação interna

Entenda para que serve a comunicação interna nas empresas

Com o avanço do uso das redes sociais, e-mail e smartphones tornou-se quase impossível pensar em uma empresa que não se comunica com público externo e seus colaboradores. A comunicação interna deixou de ser apenas uma ferramenta para ser usada esporadicamente para uma função essencial dentro das empresas. Neste post você entenderá para que serve a comunicação interna nas empresas.

Para que o funcionamento dos processos internos seja mais orgânico e fluido é imprescindível que seja estabelecida uma comunicação interna. Dessa forma, os colaboradores são informados dos processos internos, fazendo com que eles se sintam mais pertencentes.

Veja também: modelo de comunicação interna: qual a importância de estabelecer um.

 

Para que serve a comunicação interna

 

Para que serve a comunicação interna nas empresas?

A comunicação interna é uma estratégia adotada pela empresa que impacta diretamente nos processos internos, gerando consequência direta nos resultados externos. Era comum antigamente que as empresas se preocupassem apenas com a comunicação externa e a forma como a imagem da empresa seria consolidada. Contudo, foi observada a necessidade de uma comunicação interna e uma maior preocupação com os colaboradores.

Fazer com que os colaboradores estejam antenados e atualizados com o que acontece dentro da empresa não só auxilia nas demandas de processos internos quanto na melhora do clima organizacional. Empresas que prezam pela transparência passam mais credibilidade, ajudando o colaborador a se sentir mais pertencente a empresa.

Comunicação interna como desafio para as empresas

Fazer uma plano para a comunicação interna dentro de uma empresa não é um trabalho fácil de se fazer. Isso por que a formulação de uma estratégia não é feita por apenas um profissional, muito menos de um dia para o outro. Para ser concretizado é necessário quebrar algumas barreiras que, muitas vezes, já existem há tempos. Criar um planejamento é, antes de tudo, conhecer todos os processos dentro da empresa. Para que, dessa forma, nenhuma ação interfira em um processo já pré-estabelecido.

Talvez seja do seu interesse: treinamento corporativo: comunicação interna é essencial para o engajamento.

Case WiseUP

Benefícios da comunicação interna nas empresas

É a partir dos benefícios que é possível entender para que serve a comunicação interna nas empresas. Veja alguns benefícios ao colocá-la em prática em sua empresa:

  • Evita fofocas

Com a comunicação interna a empresa se torna mais transparente diante dos acontecimentos. Isso faz com que todos os colaboradores tenham o mesmo tipo de informação, dessa forma, não cria-se brechas para especulações ou teorias.

  • Sentimento de pertencimento

A partir do momento em que uma empresa se preocupa com seus colaboradores, este se sente mais pertencente ao local. Gera uma sensação de vínculo com os colegas de trabalho e a empresa como um todo.

  • Torna a imagem da empresa mais atrativa

De nada adianta trabalhar fortemente com o público externo se seus colaboradores não se sentem bem trabalhando em sua empresa. Uma boa comunicação interna faz com que o público interno se sinta bem, tornando-se o principal defensor da marca. Dessa forma, gera mais credibilidade para a empresa.

 

Agora que você já sabe para que serve a comunicação interna nas empresas, que tal começar a colocar em prática?

 

Teste gratuito enterprise


Categorias