exemplos de indicadores para seu RH

Conheça 5 exemplos de indicadores de desempenho para seu RH3 min read

Dentro do mundo organizacional, a gestão de pessoas tornou-se uma ferramenta essencial para um bom desempenho tanto do colaborador, quanto da empresa. Com isso surgiu a necessidade de mensurar os valores para analisá-los. Para assim, poder entender se a gestão está ou não sendo eficiente. Atualmente esta área possui várias maneiras de entender e analisar esses resultados. Para que você possa aplicar em sua empresa separamos alguns exemplos de indicadores de desempenho.

Os indicadores de desempenho são responsáveis por identificar e definir a performance dos colaboradores, das equipes e da empresa como um todo. São responsável por mensurar a produtividade, crescimento (da equipe e da empresa), além da competitividade da empresa no mercado.

Veja também: como calcular o desempenho dos seus colaboradores.

 

exemplos de indicadores de desempenho para seu RH

 

Veja alguns exemplos de indicadores de desempenho

Todo planejamento empresarial possui suas metas e objetivos, com o andar dos processos – muitas vezes – é difícil fazer com que esses dados tornem-se palpáveis. Principalmente para que os profissionais do RH entendam se o que está sendo realizado (e a forma como é realizado) está ou não dando certo. Para isso existem algumas ferramentas que mensuram esses dados – que são chamados de KPI’s (Key Perfomance Indicators) ou indicadores de desempenho.

Os exemplos de indicadores de desempenhos que listamos abaixo servem para facilitar e auxiliar o trabalho de análise de resultados.

Talvez seja do seu interesse: avaliação de desempenho: 9 modelos de questionários.

1- Turnover

O turnover é um dos exemplos de indicadores de desempenho mais conhecidos no ambiente corporativo. A rotatividade de colaboradores é um indicativo de desempenho da área de recrutamento e seleção. Ele é, geralmente, analisado com períodos anteriores e em relação com outras empresas. Sendo um indício da forma como terceiros veem a imagem da empresa.

2- Taxa de retenção

Esse é o principal indicador da qualidade da estratégia adotada pela empresa. Dessa forma, quanto maior a taxa de retenção de talentos dentro da empresa melhor a qualidade da estratégia adotada, isso quer dizer que os colaboradores estão se sentindo valorizados.

3- Cálculo de tempo médio de permanência do colaborador na empresa

Este cálculo está relacionado ao valor do turnover e a taxa de retenção, seu resultado é o tempo médio dos colaboradores dentro da empresa. Para fazer uma análise mais completa é necessário ter informações adicionais, como por exemplo, a idade, escolaridade, tempo de formação, experiências anteriores, entre outros. Dessa forma, é possível ter um entendimento mais completo e formular uma padronização dos colaboradores. A fim de entender o desempenho dos profissionais do RH e da empresa como um todo.

4- Produtividade

Para entender e calcular de forma eficiente a produtividade (seja ela individual ou coletiva) é necessário atentar-se a três pontos: tempo, qualidade e custos. Assim, é possível mensurar se um colaborador ou a equipe está sendo produtiva e entregando resultados de qualidade.

5- Treinamento

Apostar em treinamentos corporativos é investir em indicadores de desempenho, pois para que um treinamento seja implementado, é necessário entender as necessidades da empresa e dos colaboradores. Dessa forma, o colaborador é treinado e, posteriormente, é realizado um teste e análises para entender o resultado destes treinamentos.

 

Agora que você já conhece alguns exemplos de indicadores de desempenho, comece a analisar o desempenho de sua empresa.

 

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias