calcular o desempenho

Como calcular o desempenho dos seus colaboradores

Para manter-se competitivo no mercado, atrair bons profissionais, manter os talentos da empresa e oferecer um diferencial é necessário um investimento no engajamento, aprendizagem e qualificação. Cabe à empresa decidir a melhor maneira de fazer isso, de forma que seja possível calcular o desempenho dos seus colaboradores.

Com crescimento tecnológico, a educação a distância se tornou um dos segmentos que mais cresceu no mercado corporativo. Uma das várias ferramentas utilizadas é a plataforma LMS, sigla para: “Learning Management System” ou, em português: “ Sistema de Gestão de Aprendizagem”. Ele é um ambiente virtual que oferece recursos e funcionalidades essenciais para um bom processo de ensino online. Mas, para muitas empresas, o objetivo desta ferramenta é auxiliar a calcular o desempenho dos profissionais que ali trabalham.

Nesse cenário, optar pela ferramenta correta de ead surge como a opção com melhor custo benefício. Explicaremos os motivos nesse artigo.

Como calcular o desempenho através de uma plataforma LMS?

A Eadbox percebeu, através de uma pesquisa de treinamento empresarial, que uma das maiores dificuldades para implementar o treinamento ead nas empresas está no contexto organizacional que a empresa está inserida.

A cultura organizacional dita os valores, crenças e regras da organização e para tornar o treinamento empresarial parte desta cultura, é preciso estudar o mercado. Assim, é possível encontrar uma ferramenta que permita mensurar os resultados dos treinamentos. Afinal, somente desta forma os resultados deste investimento poderão ser analisados. Calcular o desempenho dos colaboradores é essencial para saber se o conteúdo oferecido pela empresa está sendo útil para o colaborador. Outra maneira de eficaz de fazer isso é calculando o ROI do treinamento.

calcular o desemprenho

Além disso, é preciso buscar por uma opção que ofereça tudo o que a empresa deseja ter em seus treinamentos. Leve em consideração o orçamento e busque pelo melhor custo benefício para a instituição e seus colaboradores.

Como escolher a melhor plataforma LMS para a empresa?

A internet oferece uma gama imensa de opções de LMS. Para optar por aquela que melhor se adapta às necessidades de sua empresa, você precisa levar em consideração alguns pontos:

1) Você consegue medir o engajamento da ferramenta? Ou seja: é possível calcular o desempenho dos colaboradores? Eles estão vendo o conteúdo oferecido? Estão consumindo a informação da forma que deveriam?

Para chegar a esses resultados, uma das estratégias é: realizar pesquisas e avaliações contínuas. Opte por ferramentas que ofereçam as métricas de forma automática. O importante é escolher um LMS que permita que a instituição possa medir o impacto de maneira ágil. Além disso, o feedback dos profissionais também é de extrema importância. Mantenha o canal de comunicação da empresa sempre aberto para sugestões e críticas.

2) A interface é atraente? Ferramentas e serviços que oferecem interface intuitiva saem na frente. O objetivo é oferecer uma solução para os colaboradores, e não complicar o seu aprendizado. Por isso, é necessário optar por uma ferramenta LMS que atrai visualmente o profissional. Assim, ele ficará curioso para utilizá-la por completo, aumentando assim o engajamento.

3) Quais ferramentas o LMS deve oferecer para a sua empresa? São inúmeras as funcionalidades oferecidas pelas ferramentas de LMS. Pense em quais funcionalidades são importantes para a sua empresa. É preciso ter ferramentas de comunicação dentro do LMS, como chat e fóruns de discussões? Quais os formatos de conteúdo que serão utilizados e como serão disponibilizados? Serão vídeos, slideshows, animações, apostilas, ilustrações ou apenas exercícios?

Após avaliar o que você deseja na sua ferramenta LMS, é hora de optar por uma que suporte as suas necessidades.

Quais as vantagens do LMS para a empresa?

São vários os benefícios que os treinamentos podem proporcionar para uma empresa. Utilizar um bom LMS representa isso, afinal, é a forma da empresa mostrar que valoriza seu funcionário. Alguns pontos que merecem destaque são:

  • Melhoria no desempenho profissional: com uma ferramenta que ofereça bom conteúdo, o profissional se torna mais qualificado e sente-se valorizado. Isso faz com que seu desempenho aumente.
  • Resultados empresariais: se os profissionais estão mais satisfeitos, o resultado final da empresa aumentará. Assim como diminuirão as faltas e falhas humanas.
  • Motivação e engajamento de colaboradores: bons gestores sabem que engajamento e motivação são as chaves do sucesso para a empresa. Por isso, investir em treinamentos e materiais de ensino qualificados são de extrema importância.
  • Avaliação dos colaboradores: para saber se o investimento foi válido, é preciso que haja uma forma de calcular o desempenho dos colaboradores. Esse resultado pode ser realizado através de avaliações financeiras ou subjetivas. Na financeira é simples, analise o retorno financeiro sobre o investimento em treinamentos que foram realizados. Já a subjetiva fica por conta do clima empresarial. No segundo caso, para ter certeza disso, sugira que os colaboradores deem feedback na plataforma LMS.
  • Bons conteúdos podem ser reciclados: é preciso, sim, atualizar as informações dos treinamentos oferecidos aos colaboradores. Porém, conteúdos bem feitos podem ser reutilizados, e isso é algo que as plataformas ead oferecem. Para a empresa, isso representa uma redução de custo e de tempo.
  • Fácil acesso aos treinamentos: é necessário que se possa reunir, em um mesmo lugar, todas as informações e relatórios que a empresa considera importante e transmiti-las para os seus colaboradores de forma rápida e eficiente.

O investimento certeiro no colaborador sempre trará resultados positivos

Ao utilizar um LMS que calcula o desempenho dos seus profissionais, a empresa demonstra que valoriza o seu principal patrimônio: o colaborador. O ideal é que a instituição sempre invista em treinamentos qualificados e esteja disposta a testar novas plataformas e métodos de ensino.

Conclusão

A melhor maneira de fazer com que a sua empresa passe a investir nos funcionários é mostrar resultados efetivos para o corpo diretor. A relação de custo benefício de uma plataforma de ensino a distância é um ponto fundamental para isso. Através de uma plataforma LMS você não precisa deslocar as equipes de treinamentos entre as sedes da sua empresa, pois os treinamentos vão sempre estar à disposição dos colaboradores em tablets, smartphones e notebooks. Justifique um investimento menor com maior controle de resultados e comece a mudar o rumo da sua empresa.


Categorias