gestão de equipes

Gestão de equipes: 10 segredos e práticas

Possuir uma boa gestão de equipes é um dos grandes desafios das empresas atualmente. O detalhe é que essa não é uma tarefa apenas da área de recursos humanos. São os líderes de cada setor que precisam saber transmitir o que desejam atingir e entender o que precisa ser desenvolvido em sua equipe.

Agora a pergunta: Será que você tem sido um bom líder para sua equipe? Tem atendido as expectativas de todos e sabe gerenciar as mais variadas adversidades que surgem no dia a dia?

10 dicas para melhorar sua gestão de equipes

Se bateu a dúvida, saiba que a baixa produtividade e falta de motivação de um determinado setor pode ser resultado de uma gestão de equipes equivocada. Mas não se preocupe, no mundo corporativo estamos sempre em constante aprendizado. Então que tal conferir 10 segredos e práticas que podem ser aplicados na gestão de equipes?

gestão de equipes

1 – Separar o pessoal do profissional

Já ouviu dizer que em casa se trata de coisas pessoais e no trabalho se trata de trabalho? Pois bem, a frase é real e deve ser levada a sério. Por mais que exista amizade entre você e sua equipe ou que você esteja passando por problemas em casa, saiba separar as coisas.

Para ser um líder bem-sucedido na gestão de equipes é preciso mostrar que você não leva para o pessoal quando acontece alguma falha por parte dos colaboradores. Da mesma forma que privilégios não podem ser concedidos apenas pelo fato de você manter uma amizade com determinada pessoa fora da empresa.

2 – Saber se comunicar

A boa comunicação é essencial em qualquer empresa. Agora o líder tem uma missão ainda maior. É preciso saber comunicar de forma clara, direta e precisa. Todos os colaboradores precisam entender o que lhes é passado, evitando assim problemas e até mesmo mal-entendidos.

Uma dica para melhorar a comunicação e facilitar a gestão de equipes é nunca comunicar algo apenas através da fala. Registre isso por e-mail ou outra forma escrita para garantir que todos receberam e esteja sempre aberto a ouvir dúvidas e questionamentos.

3 – Identificar a pessoa certa para a vaga certa

Apesar de algumas empresas delegarem ao RH a tarefa de selecionar os currículos para uma vaga em aberto, a entrevista para cada setor pode – e deve – ser realizada pelo líder da equipe.

O RH poderá trabalhar em conjunto, tratando de temas mais gerais como a visão da empresa e testes psicológicos. Já o líder deve saber identificar a pessoa certa para a vaga certa. Ou seja, é preciso que ele identifique já na entrevista se o candidato à vaga é o mais indicado para assumir um cargo em aberto em sua equipe.

4 – Manter a equipe motivada

Você provavelmente já ouviu dizer que funcionários felizes produzem mais e com mais qualidade, não é mesmo? A verdade é que isso está diretamente relacionado com a motivação. Quanto mais motivada está uma equipe mais ela se sente parte de algo e dá o seu melhor.

Cabe ao líder, através da gestão de equipes, manter seus colaboradores motivados. Isso pode ser feito através de incentivos, premiações e até mesmo reconhecimento. O que vale é não se focar apenas em bater metas e trabalhar a motivação de sua equipe.

5 – Usar os treinamentos como aliados

Quando se fala a palavra “treinamento” muitas pessoas a relacionam a algo chato que vai apenas tomar o seu tempo. Um líder de equipe pode encontrar colaboradores que pensam desta forma e sua missão é mudar essa ideia.

Os treinamentos então devem ser utilizados como aliados, uma forma de passar conhecimento e ao mesmo tempo aproximar a equipe de seu gestor. Pense na possibilidade de trabalhar com cursos online e até mesmo envolver jogos para tornar o treinamento mais interessante.

6 – Delegar tarefas

Há líderes que preferem tomar todas as atividades para si ao invés de delegar a seus subordinados. Essa situação passa a impressão de que você não confia na sua equipe, além de deixá-lo sobrecarregado.

É preciso aprender a delegar tarefas, cabendo ao líder apenas orientar os responsáveis pelo cumprimento de cada atividade dentro do prazo.

7 – Fornecer um feedback

Uma boa gestão de equipes conta com um líder que constantemente fornece feedbacks a seus liderados. É uma forma de manter a equipe unida e mostrar que você se preocupa com todos e que devem trabalhar em conjunto. Sem aquela separação chefe e funcionário.

A cada atividade realizada procure dar um retorno, um feedback, pois essa prática trabalha em conjunto com a motivação. O feedback negativo pode ser dado de forma mais leve. Comece elogiando algo que foi acertado e então parta para aquilo que precisa ser mudado.

8 – Trabalhar bem o planejamento

Desenvolva estratégias de curto e longo prazo e preste atenção em como elas serão executadas. Lembre-se que é responsabilidade do líder repassar essas estratégias de forma que os colaboradores consigam compreendê-las e segui-las.

O planejamento deve ser centrado no líder e então repassado para toda a equipe, tendo o cuidado de não deixar nenhum colaborador sobrecarregado.

9 – Saber amenizar conflitos

Conflitos acontecem em qualquer ambiente, inclusive nas empresas. Na gestão de equipes o líder não deve ignorá-los, pois algo que começa pequeno pode virar um grande problema.

O ideal é que você não tome parte de nenhum dos lados e ouça o que os envolvidos no conflito têm a dizer. O principal é não ignorar e deixar que o problema se torne ainda maior, causando prejuízos para a equipe e até mesmo para a empresa.

10 – Criar vínculos e respeitar diferenças

Deixe a mentalidade chefe/funcionário fora da empresa. Atualmente trabalhamos com líderes e colaboradores para garantir uma boa gestão de equipes. Ninguém é melhor do que ninguém. Crie vínculos com sua equipe e seja uma pessoa empática.

Lembre-se que cada pessoa tem uma vida fora da empresa e que algumas situações externas podem vir a interferir em seu desempenho. Além disso respeite as diferenças e não dê preferência apenas àqueles que pensam igual a você.

Conclusão

A gestão de equipes não deve ser feita apenas pelo RH, mas sim um trabalho em conjunto deste setor com os líderes de cada equipe. É preciso que colaboradores e gestores sejam aliados e cresçam juntos como equipe.

Se sua empresa ainda não segue alguma dessas práticas é hora de mudar isso para obter mais qualidade de vida no ambiente de trabalho e assim aumentar a produtividade.

CTA Academia 1

academia eadbox


Categorias